Retificação de linha em Japeri

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 25 Jun 2012, 18:04

Valeu pela informaÇão, Luiz !
Eu também tenho parentes na região, mas infelizmente tenho ido pouco lá ...
A região possui muitos caminhos coloniais, e esse também achei que fosse, antes de saber que tinha sido leito ferroviário.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 26 Jun 2012, 16:36

GALERA SAUDAÇÕES !!!
"VIAJANDO NO G E , VEJA O QUE ENCONTREI ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Melekh » 26 Jun 2012, 17:26

Companheiro Rodrigo,


Conforme eu já disse: O local merece uma expedição.
Pode-se combinar para um domingo desses.

De repente eu faço esse trecho sozinho, é pequeno.

Vamos ver mais adiante.

Parabéns, ótima postagem a sua, esclarecedora.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 26 Jun 2012, 18:13

Complementando, Melekh:

O trecho é pequeno porque não tem mais ponte sobre o Guandu desta linha. Se tivesse, eu ía percorrer de bicicleta isso tudo, desde a casa dos meus tios maternos, em Seropédica, até Japeri !

Acredito que haja muitos vestígios no trecho antes e após o Rio Guandu.

Aliás, Rodrigo, parabéns pelas imagens e pesquisa ! Show !

O negócio é que seu for em Seropédica, meus parentes ficarão irados se eu sair para "andar atrás de trilhos" como costumam me falar alguns. Tem quase dois anos que não os visito ... hehehehe
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 27 Jun 2012, 07:34

Dado e Melekh , no street view tambem ví trilhos no meio do caminho entre a pedreira e a estação de Japeri ... tambem há vários trilhos fincados na vertical ao longo do antigo leito que tracei na cor vermelha ... vejam :
OBS: Notei que haviam 02 leitos na direção da Pedreira ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Vinicius » 27 Jun 2012, 18:32

Quanto aos trilhos mostrados pelo Rodrigo, já tinha postado uma foto deles no tópico da Expedição de Jaceruba. Aqui a foto postada e mais uma:

Imagem

Imagem

Como fomos para Jaceruba de carro por Japeri, o Paulo aproveitou para nos mostrar alguns trilhos que ele acreditava serem do antigo Ramal da Escola de Agronomia (acho que ele foi o primeiro a levantar essa hipótese por aqui).

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por HUGO CARAMURU » 27 Jun 2012, 19:26

Gente, dos meus tempos, Japeri sempre teve dois triangulos. Um da métrica e outro da larga. O da larga era o que iria até Seropedica, por ali. Li isso depois numa Revista Ferroviária. Este triangulo ainda é usado e tem até um filme no Youtube de uma RS manobrando, filme recente. O da metrica, era da linha auxiliar que vinha de S Mateus e ali em Japeri, à direita tinha sua estação e depois seguia paralela a linha pra Paracambi e antes da ponte subia pra Miguel Pereria e ia até Paraiba do Sul. Posteriormente chegou a Porto Novo com o estreitamento da bitola de Tres Rios até lá. Nos meus tempos de criança, o triangulo da metrica já não tava mais sendo usado, é o que está marcado de vermelho numa das fotos de vcs. O da larga, em 84 foi usado pra cortar muitos tues vindos de S Paulo (Alvoradas principalmente). Lembro que uma Revista Ferroviária comentou, na época da construção da ligação 64 com Itaguaí, a idéia de aproveitar a "antiga linha que havia" após o triangulo (da larga) de Japeri.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por HUGO CARAMURU » 27 Jun 2012, 19:41

Prosseguindo no raciocínio e nas lembranças, a bitola mista na linha auxiliar deve ter ido até inicio de 63 ou fins de 62, coincidindo com o abandono da Rio Douro de Pavuna até Fco Sá. Neste periodo acho que deveria haver um transbordo em Japeri... Nos meus tempos nos anos 63,64 e 65 ia muito a paracambie vi que havia muitos vagões do lado da métrica, tanto que do trem de paracambi nem sempre dava pra ver a estação da metrica de japeri... e eu tentava vê-la por causa das vaporosas e U12 que andavam por ali. Como em 65 foi retivada a Rio Douro para passar os trens da leopoldina, é possivel alguns cargueiros irem diretos até o porto. Mas se vcs acharem algum ferroviario antigo (dificil, né?) acho que ele vai dizer que o trafego de carga por ali era minimo. Os cargueiros que vinham de Minas, pelo que lembro faziam transbordo em Tres Rios ( da metrica para a larga). Vi isso em tres Rios lá 1970, 71...Na ponta da estação de Tres Rios, lado Paraiba do Sul, havia um "barracão" no qual entrava duas linhas, uma larga (à esquerda) e uma da metrica (à direita)- isso agente olhando para a estação de costa para Paraiba do Sul. Já vi foto disso na revista REFESA... se achar, vou separar...Nos meus tempos de 10 anos, vi muitos trens vindo de Japeri, cargueiro de uns 15 vagões box, tracionados por locos a vapor, passando por Costa Barros e direção ao centro. Por que era de se notar? Porque da minha casa, numa colina, via se a bifurcação da linha que ia para Pavuna, mista e eletrificada, e a linha que ia pra S Mateus, só mista. O trem ficava horas esperando licença pra entrar na linha que vinha de pavuna e partir. Ah, se eu soubesse que um dia ia acabar...

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:17

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 09 Set 2012, 03:16

EXISTIA ALGUM LIGAÇÃO ENTRE O RAMAL SANTA CRUZ E JAPERI SEM SER VIA DEODORO ? OUVIR DIZER QUE EM AUSTIM QUE EXISTIA . ISSO PROCEDE ?
:X:

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 09 Set 2012, 13:20

Amigo Thiago , bom dia ... existía sim , era o Ramal Carlos Sampaio X Santa Cruz ... segue o link abaixo :

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... ?f=84&t=24

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”