Retificação de linha em Japeri

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
vdsrule
Usuário ativo
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Mar 2015, 00:44

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por vdsrule » 25 Mar 2015, 07:06

Bom dia galera, meu nome é Vanderson e estou fascinado com o que tenho descobrido sobre a nossa história ferroviária.
Vi algo aqui neste site que a respeito desse topico, pois ja fui muito a Japeri e sempre quis saber pra onde ia aqueles desvios tanto o sentido Seropédica quanto o sentido da Pedreira.
http://lauaxiliar.blogspot.com.br/2011/ ... aperi.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Pelo que entendi o projeto original da variante Brisamar começaria no triangulo mostrado acima mais para não passa pelo centro de Japeri ele começou em Guedes da Costa mais so chegou até a margem do rio Guandu.

Agora estou procurando mais detalhes sobre o trecho que ia para a Pedreira em frente ao triangulo pois meus tios em Japeri no bairro da Chacrinha me contaram uma vez que o trem passava em frente a casa dele pois la até a ultima vez que fui lá mostrava a linha férrea...
e também vi em um mapa que ela se encontrava com a linha auxiliar em algum lugar de Engenheiro Pedreira, ficou uma duvida será que ali começava a linha auxiliar saindo de Japeri? e não no trecho orinal da mrs que se encontra na altura da estação de engenheiro Pedreira.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 25 Mar 2015, 09:41

Sim, sim. Exatamente.
Em primeiro lugar, bem vindo ao fórum !
<w>
Sobre o entroncamento em Japeri, realmente o projeto original era que o ramal do minério, ou variante de Brisamar fosse em um primeiro momento partindo do triângulo até hoje existente em Japeri, em direção ao Rio Guandu. Entretanto as obras atrasaram e quando decidiram tocar pra frente, mudaram o projeto, tirando a saída em Japeri e a fazendo no km 64 (Guesdes da Costa), para evitar o tráfego de cargueiros junto com o de passageiros no terminal.
Sobre a Linha Auxiliar em Japeri, ela realmente tinha o traçado original "por cima". Quando fizeram um "atalho" em Engenheiro Pedreira, proporcionando o acesso direto à Linha do Centro da EFCB (e evitando um trecho sinuoso por Theófilo Cunha etc) o trecho original foi suprimido. Ainda existem alguns vestígios de linha, e até pouco tempo atrás ainda tinha um vagão "preso" neste trecho, próximo à pedreira.
Vou procurar um mapa que mostre este antigo traçado da Linha Auxiliar e postarei aqui.
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 25 Mar 2015, 09:50

LinhaAuxiliar x LinhaDoCentro.jpg
^^ As setas verdes indicam o traçado original da Linha Auxiliar, extinto; a seta preta é o "atalho" ligando a Linha Auxiliar à Linha do Centro em Engenheiro Pedreira; e a seta laranja indica a Linha do Centro
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por tche » 28 Mar 2015, 17:08

Olá pessoal. As horas de espera a que o Hugo se refere eram as dos trens que vinham de Minas e aguardavam para entrar na linha da Pavuna, pois esse tráfego que já existia, foi dobrado em 1963 em razão do início gradual da desativação do ramal de Petrópolis, que se deu totalmente em 1964.

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”