Retificação de linha em Japeri

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Paulo ITT » 26 Fev 2012, 11:43

"Ramal Ferroviário de Belém à Escola de Agronomia"

Durante a década de 80 e início da de 90, fui muitas vezes à Japeri a serviço filantrópico e me recordo até hoje de ter que passar sobre os trilhos da continuação deste triangulo na sentido sudoeste ( exatamente indo para a UFRRJ - Rural, escola de agronomia). Depois de muitos anos estes trilhos não existiam mais.
Será que este trecho que eu via era o que está em referência no texto?

Notem que na linha amarela mostro uma possível implantação desta linha que logo adiante encontra o ramal atual que vai para o Porto de Itaguaí e passa bem próximo à universidade em Seropédica.

Imagem

okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 26 Fev 2012, 19:12

Paulo ITT escreveu:"Ramal Ferroviário de Belém à Escola de Agronomia"

(...)
Mas, Paulo ... a Escola de Agronomia fica em Seropédica ? Então a variante de Brisamar (que liga Brisamar, em Itaguaí, à antiga Guedes da Costa) foi construída baseada na (e aproveitando a) linha do ramal da Escola de Agronomia ???

Uau !
:Y:
Mais um ramal para pesquisarmos !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Luiz Eduardo » 26 Fev 2012, 21:36

^^ Caraca, ia responder a mesma coisa, com as mesmas palavras: Mais um ramal para pesquisarmos.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Paulo ITT » 27 Fev 2012, 14:23

É capaz deles terem aproveitado o traçado/projeto que existiu e, de certo ponto em diante, ligaram à Guedes da Costa. Para não ter que passar em Japeri. e tumultuar o que já era tumultuado e povoado.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Luiz Eduardo » 01 Mar 2012, 10:47

Dado e demais, voltando a questão das bitolas:

Li no Estações Ferroviárias que no início dos anos 90 ainda corriam trens subindo e descendo a serra. Isso fica evidente na postagem do site na estação Vera Cruz se não me engano. O que sismei agora é como seria feito esse transbordo em Japerí.

Tem uma imagem em casa que salvei do Estações Ferroviárias que postarei mais tarde, pois estou no celular, com uma composição se preparando pra subir a serra.

Mistério...
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 28 Mar 2012, 22:28

Paulo,acertou na mosca !
app app
Encontrei um mapa do IBGE, se eu não me engano da década de 1950 ou 1960, mostrando o ramal da Escola de Agronomia (mas o citando como "abandonado") exatamente com o traçado que você fez no Google Earth !
Em breve, abrirei um tópico específico, e nele, postar o material que temos sobre o ramal.
<o>

Obs.: quando nós pensamos que já descobrimos tudo, surgem novos ramais, sub-ramais e desvios. O próximo é um que tenho muita curiosidade e que cheguei a ver os trilhos, mas não em operação, em Nova Iguaçu.
Aguardem ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Melekh » 25 Jun 2012, 11:38

Dado,


Eu não havia visto esse Tópico, agora que o pude ler te respondo:

Sim, era esse trecho mesmo, vocês são realmente demais.
Tanto material a respeito e ainda descobre um “novo” antigo ramal.

Vide o Mapa do trecho ainda sem a alteração.


Imagem


O Michel, postou uma foto com um desvio e esse desvio era o da Pedreira que abastecia a ferrovia, segundo fonte de moradores.


Imagem

Eu também fiz uma foto do local.

O Michel ainda postou uma foto com algumas linhas e a primeira é da Linha Auxiliar em Bitola Métrica, já a segunda eu já havia falado com o Dado sobre ela, mas agora percebi que era a saída para o Ramal da Escola.


Imagem



O Luiz Eduardo postou um Esquema com Triângulos, ele fez uma excelente observação sobre as L. Auxiliar e EFCB.


Trecho com os Triangulos.


Imagem



Por fim o Pablo comentou que Durante a década de 80 e início da de 90, fui muitas vezes à Japeri a serviço filantrópico e pergunta se trecho que via era o que está em referência no texto, citando inclusive através de uma linha amarela uma possível implantação desta linha que logo adiante encontra o ramal atual que vai para o Porto de Itaguaí e passa bem próximo à universidade em Seropédica.

Ele esticou a linha até encontrar-se a mesma com o Ramal que ainda não existia na época.

Assim, sendo posto alguns trechos dos locais aqui citados, não esquecendo claro, de parabenizar meus companheiros pela excelente pesquisa e dedicação.



Imagem


Imagem



Imagem


Imagem



Abração.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por DadoDJ » 25 Jun 2012, 13:52

Boa, Melekh !
Valeu !

Obs.: será que ainda há vestíios dessa antiga linha no trecho entre Japeri e a variante de Brisamar (MRS) ?
Aliás, alguém sabe quando foi inaugurado o ramal de Brisamar ?
É porque tenho uma dúvida e pode ser respondida com isso.
Alguém sabe ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Luiz Eduardo » 25 Jun 2012, 15:05

^^ A variante Japerí x Brisamar ficou pronta em fevereiro de 1974.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Retificação de linha em Japeri

Mensagem por Melekh » 25 Jun 2012, 17:50

Dado,



Sobre vestigios do Antigo Ramal da Escola, cabe uma expedição.

É um ramal pequeno e quem sabe por ser Interior do RJ, ainda exista resquícios, assim como foi a Ligação Carlos Sampaio - Austin -Santa Cruz, que ainda existe algumas estações?

Fiquei curioso em relação a esse Ramal.

Parece que o Luiz tem parentes por aqueles lados.


Em tempo: Na Estação Cabuçu, a moradora vizinha afirmou existir fotos no interior da mesma.

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”