Estação Meio da Serra

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Responder
Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Estação Meio da Serra

Mensagem por Vinicius » 17 Out 2011, 22:29

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Meio da Serra


Nome: Meio da Serra
Inauguração: 1883
Desativação: 5 de novembro de 1964
Histórico de concessões e ferrovias:
Plataformas: 2
Uso atual: Moradia

Seguem as minhas fotos da estação Meio da Serra, tiradas no dia 13 de fevereiro de 2011, durante encontro do Fórum TGVBR - Ferrovias Brasil. A estação pertencia a antiga Linha do Norte da Leopoldina, que ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios (cidade do Estado de Minas Gerais) e se localiza no meio da Serra da Estrela, no bairro Meio da Serra, pertencente aos municípios de Magé e Petrópolis. A estação, inaugurada em 1883, foi desativada em 05 de novembro de 1964, junto com o restante da linha até Três Rios. A mesma possui duas plataformas e está localizada em plena rampa íngrime. Hoje, encontra-se bastante descaracterizada e serve como moradia, porém os dísticos e as plataformas se mantém em pé, possibilitando uma futura restauração, caso a ferrovia venha a ser mesmo reativada no futuro.

Localização via Google Earth



Fotos Antigas

Estação Meio da Serra no início do século XX. Os desvios levavam ao ramal da Fábrica Cometa

Imagem

A Estação e suas plataformas íngrimes. O trem somente parava se houvessem passageiros para subir ou descer

Imagem

Eu acredito que essa casa seja uma que nós ficamos discutindo se a linha passava ao seu lado ou não. Acho que o Fernado tirou uma foto da mesma

Imagem

Fotos

1.

Imagem

2. Zoom em um dos dísticos

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6. Reparem no desenho da plataforma no muro

Imagem

7. Felizmente, elas ainda existem

Imagem

8. As bases de concreto das coberturas que existiam na estação ainda podem ser vistas

Imagem

9.

Imagem

10.

Imagem

11.

Imagem

12. O Portão da propriedade estava aberto, então entramos no terreno da estação para tirarmos algumas fotos

Imagem

13.

Imagem

14.

Imagem

15.

Imagem

16.

Imagem

17.

Imagem

18.

Imagem

19.

Imagem

20.

Imagem

Essa sem dúvidas foi uma das estações desativadas mais interessantes que eu já conheci. Fico só imaginando como deveria ser chegar de trem nela.
Editado pela última vez por Vinicius em 17 Dez 2011, 23:42, em um total de 1 vez.

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Meio da Serra [E.F. Leopoldina - Linha do Norte]

Mensagem por Vinicius » 17 Out 2011, 22:34

Filmagem rara das estações Raiz, Meio e Alto da Serra




Meio da Serra

Imagem

Responder

Voltar para “EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará”