Notícias e Matérias sobre a Reativação

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Notícias sobre Revitalização

Mensagem por Paulo ITT » 01 Nov 2011, 12:23

Ferrovia de Magé será reativada
Publicada em 31/10/2011 às 13h32m

RIO - Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Magé e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), viabilizará a recuperação do primeira estação de ferrovia do Brasil. A parceria foi firmada, no último dia 27, pelo prefeito Nestor Vidal e o superintendente do órgão, Carlos Fernando de Souza Andrade. Segundo o superintendente, os recursos já estão liberados.

Durante o encontro, ficou definido que o Iphan e a Prefeitura vão trabalhar juntos para garantir a restauração da primeira estação e dos cerca de 14 quilômetros de trilhos entre Mauá e Vila Inhomirim, trajeto inaugurado no dia 30 de abril de 1854, pelo empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. A idéia é usar a ferrovia como atração turística.

O projeto será ampliado para que o píer da antiga estação de barcas também seja restaurado e o plano é mais ambicioso ainda: usá-lo como ponto de partida de uma linha ligando Mauá a Praça Quinze, uma proposta antiga da Secretaria Estadual de Transportes.

Segundo Carlos Fernando, o primeiro passo para o início das obras será a remoção das famílias que ocupam a área da estação.

- Eu preciso que as 80 famílias que invadiram a área sejam transferidas e esta é a parte mais fácil. A ferrovia liberou o espaço e o Ministério da Cidade a verba para todo reassentamento - disse o superintendente

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/10 ... 703252.asp

vv

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por Luiz Eduardo » 01 Nov 2011, 12:45

Meu Deus do céu, as ossadas do Barão de Mauá devem estar estalando de felicidade. Eu mal consigo acreditar no que li. Magé está mostrando que é possível, mesmo que tardiamente, conviver lado a lado com um passado histórico. Tomará Deus que vá a frente mesmo. Já que os recursos estão liberados, vamos acompanhar.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por Vinicius » 29 Nov 2011, 22:42

Excelente notícia. Torcendo e muito para que dessa vez esse projeto saia realmente do papel.

paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por paulo_zilio » 30 Nov 2011, 10:19

Nada mais justo para historia carioca e nacional a reativação desta linha!

Grandes abraços

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por DadoDJ » 01 Dez 2011, 19:04

Apesar das boas notícias, tenho algumas não boas para falar sobre a EF Mauá.

Neste último domingo, estive de surpresa (por isso não combinei com ninguém aqui do fórum, nem eu sabia se iria mesmo) percorrendo um trecho da antiga ferrovia (entre Guia de Pacobaíba e o Rio Inhomirim). E logo pra começar mal, a estação de Guia de Pacobaíba foi pichada em diversos pontos da sua face lateral (pichações já cobertas de tinta avermelhada) e o marco zero foi removido ou roubado ! Para quê eu não sei, será retaliação de moradores invasores do leito ferroviário ? Ação de vândalos simplesmente ? Não sei o motivo, mas é absurdo, um pedaço de concreto de grande valor simbólico apenas ...

Impressionante ...

Darei maiores detalhes desta minha expedição surpresa, e os motivos para executa-la no tópico de passeios e encontros. Tenho novidades, não muito boas ... infelizmente.

Aguardem, estou preparando o material e postarei neste final de semana.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por Luiz Eduardo » 01 Dez 2011, 20:35

O que não pode acontecer, se foi uma retaliação mesmo, é todo esse planejamento morrer. Um pedaço importante de nossa rica história ser vencido por pessoas sem excrúpulos é o fim de tudo!

Tomara Deus que nada disso seja impecílio.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por J U L I O » 08 Abr 2012, 20:27

"(...)e o marco zero foi removido ou roubado ! Para quê eu não sei, será retaliação de moradores invasores do leito ferroviário ? Ação de vândalos simplesmente ? Não sei o motivo, mas é absurdo, um pedaço de concreto de grande valor simbólico apenas ..."


Quando você acha o responsável e pergunta o porquê de tal ação,ele se irrita,te xinga,quer te bater,mas não responde.É que NÃO EXISTE motivo para isso,não há justificativa plausível.Não há o que explicar.

Pessoas assim tem a mente vazia,e não são poucas.

E eu dei uma ideia,já antiga,de colocar um marco naquela pracinha em Maria da Graçaa,junto aos vestígios de trilhos,a respeito da E.F. Rio D'Ouro.Mas não desisti da ideia não!

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por Michel Soares » 27 Mai 2012, 18:35

Aquela pracinha de Maria da Graça foi invadida por moradores de rua e "cracudos". Tá complicado por ali.

saulo melo
Usuário ativo
Mensagens: 7
Registrado em: 03 Jul 2012, 22:40

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por saulo melo » 06 Jul 2012, 01:29

Olá Amigos!

Aqui é o novato no fórum, estou escrevendo pela 4ª vez.

Creio que, alguns devem ter lido que sou um cara apaixonado como todos por essa riqueza que temos no Brasil e essa linda rede ferroviária que está desativada mas, por enquanto...

escrevo isso porque, estou me esforçando o máximo. Estou no momento fazendo os desenhos de Vila Olimpíca, duplicação de pista e etc para os futuros governantes de Magé mas, se tem algo que faço a maior questão do Mundo é a revitalização dessa ferrovia, estou esquentando, fazendo pesquisas neste fórum e em outros, vou trazer novidades em breve, quero abusar de criatividades que vi por sites sobre tecnologias embarcadas em trens, modelos de trens e tudo isso para poder a fazer Guia de pacobaíba ser uma estação que traga além de passageiros tradicionais de seu percurso outros passageiros além de turistas os curiosos e pessoas querendo conhecer esse lado da baía de guanabara.

Quero fazer um baita de um projeto, convido a vocês para me ajudarem com idéias para este procedimento.

Além do trem tbm estarei embarcando na idéia do desenvolvimento da idéia navega Magé que será a integração do trem com barcas que partirão de Mauá para Niterói, Paquetá e Praça XV.

Esperem e verão por meus desenhos, espero não demorar tanto assim, minha vida tá uma correria mas, esses desafios me motivam!!

Um grande abraço e vamos q vamos!

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Notícias sobre Revitalização

Mensagem por DadoDJ » 06 Jul 2012, 09:01

Saulo, que legal !
app app app
Parabéns pela iniciativa !
Estou ansioso em ver os seus desenhos e projetos !
E claro, quero vê-los em prática também ! Torço para que um dia se torne realidade. Vai ser show !
Mais uma vez, parabéns !
<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará”