Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por Vinicius » 19 Set 2011, 13:16

Nome: Guia de Pacobaíba
Inauguração: 1854; reconstruída em 1896
Desativação: 1962
Histórico de concessões e ferrovias:
Plataformas: 1
Uso atual: Biblioteca comunitária e espaço para exposições

"Esta estrada deve ser para os brasileiros uma empresa venerada; ela simboliza o alfa de nossa via-férrea; aí sentiu pela primeira vez o solo da pátria o rodar da locomotiva" (Do livro As Estradas de Ferro no Brasil, do Eng. F. P. Passos, 1879).

Em 05 de dezembro de 2008, fui pela primeira vez até Guia de Pacobaíba, Distrito de Magé (município localizado na região metropolitana), para conhecer a primeira estação ferroviária do Brasil. Infelizmente, o que encontrei não foi nada animador: a estação e a casa do agente estavam em bom estado de conservação, porém, os demais monumentos e o próprio entorno se encontravam em situação lamentável. Invasões, mato alto, a total falta de conservação e até mesmo uma obra da Petrobras completavam o cenário desolador de um patrimônio nacional. Mas em 30 de abril de 2010, no 156º aniversário da E.F. Mauá, a Prefeitura de Máge inaugurou a reforma da estação e também a reurbanização do entorno da estação. Infelizmente, passado um ano, tudo isso já se encontra meio que abandonado, como vocês poderão ver na segunda postagem desse tópico.

Histórico

Em 1854, Irineu Evangelista de Souza, o futuro Barão/Visconde de Mauá, inaugurou a primeira ferrovia do Brasil, com bitola de 1,676 m, ligando o Porto de Mauá, no "fundo" da Baía de Guanabara, a Fragoso, estação situada a cerca de 14 km, e ali rodou a Baroneza, a primeira locomotiva a percorrer uma linha no Brasil. A E. F. Mauá foi estendida em 1856 até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) e dali pretendia subir a serra de Petrópolis para alcançar essa cidade, fato que ocorreu apenas 30 anos mais tarde, mas por outra empresa, a E. F. Príncipe do Grão Pará, que acabou por comprar a E. F. Mauá em 1888 e reduzir sua bitola para métrica para acabar com a baldeação em Raiz da Serra. Em 1890, tudo passou a ser propriedade da E. F. Leopoldina. A partir do momento em que esta chegou a Piabetá com sua linha vinda da estação de Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, o trecho entre Mauá e Piabetá passou a ser apenas um ramal. Em 19 de novembro de 1962, o trecho entre Guia de Pacobaíba e Bongaba foi extinto e em 1982 foi a vez do trecho entre Bongaba e Piabetá. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela SuperVia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.

Fotos

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4. Daqui em diante não existem mais trilhos, mas pedaços da extinta estrada de ferro ainda resistem fora do perímetro urbano de Magé

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

7. A casa do agente, construção de 1916

Imagem

8. Sinaleiro

Imagem

9.

Imagem

10. Estrutura da caixa d'água

Imagem

A Estação

O prédio da estação não é o mesmo da inauguração da E.F. Mauá, em 1854; segundo Eugênio Sciammarella, o prédio atual foi construído em 1896, quando se substituiu o porto de madeira pelo de ferro.

11.

Imagem

12.

Imagem

13. Tive que arrancar toda a vegetação que cobria esse AMV para poder tirar a foto

Imagem

14.

Imagem

15.

Imagem

16.

Imagem

17.

Imagem

18.

Imagem

19.

Imagem

20.

Imagem

21.

Imagem

22.

Imagem

O Cais de Mauá

O Cais de Mauá, situado na Praia de Mauá, avança 250 metros na Baía de Guanabara e é composto de tubos de aço cheios de concreto e um vigamento em forma de treliça. Foi inaugurado em 1896, em substituição ao anterior que era feito de madeira. Aqui era feita a baldeação das barcas para o trem (e vice versa). Esse serviço foi mantido até 1926, quando a ligação direta entre o Rio de Janeiro e Magé foi inaugurada.

23.

Imagem

24.

Imagem

25.

Imagem

26.

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem

29. Parecem pequenos, mas esses pilares possuem quase dois metros de altura

Imagem

30.

Imagem

31.

Imagem

32.

Imagem

33.

Imagem

34.

Imagem

35.

Imagem

36.

Imagem

37.

Imagem

38.

Imagem

39.

Imagem

40.

Imagem

41.

Imagem

42.

Imagem

43.

Imagem

44. Ao fundo, o Pão de Acúçar e o Corcovado

Imagem

45.

Imagem

-oXo-

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por Vinicius » 19 Set 2011, 13:23

No dia 30 de julho de 2011, retornei ao local junto com os membros do Fórum "TGVBR - Ferrovias Brasil", DadoDJ, Guilherme Pinho, Nogueiraf e Pablo ITT, para um encontro que tinha como objetivo percorrer parte da antiga Estrada de Ferro Mauá, desde Guia de Pacobaíba até Piabetá. Queríamos registrar os vestígios que ainda existiam da mesma e confirmar se algumas estações desse trecho ainda estavam de pé. A estação de Guia de Pacobaíba e o seu entorno, quase três anos depois da minha primeira visita, estavam bem diferentes. No ano anterior, a Prefeitura de Magé, em comemoração ao 156º aniversário da nossa primeira ferrovia, reformou a estação e reurbanizou o seu entorno. Infelizmente, passado pouco mais de um ano, essa reurbanização já se encontra depredada e meio que abandonada. Porém, a estação agora tem um bom uso: biblioteca comunitária e espaço para exposições. A população também frequenta mais o local, pois havia muitas pessoas utilizando a área como lazer, diferente de 2008, quando o mato dominava tudo e impedia qualquer tipo de atividade por lá. Infelizmente, aconteceram alguns imprevistos que fizeram com que a expedição fosse cancelada, mas, em contrapartida, tivemos a oportunidade única de registrar a estrutura do Caís de Mauá com a maré baixa. Momento raro e imagens nunca vistas na internet. Vale muito a pena conferir.

1. As primeiras fotos são do antigo girador da estação, mais tarde substituído por um triângulo de reversão, cuja a existência desconhecia na primeira vez que visitei o local

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

7.

Imagem

8.

Imagem

9. Pelo menos o mato não domina mais o local

Imagem

10.

Imagem

11.

Imagem

12. A estação reformada e o seu entorno reurbanizado

Imagem

13.

Imagem

14.

Imagem

15. Um pequeno trolley, resgatado pela AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária), colocado em exposição em frente a estação

Imagem

16.

Imagem

17. Vandalismo

Imagem

18.

Imagem

19. Caís de Mauá

Imagem

20.

Imagem

21. As fotos a seguir são do caís por baixo

Imagem

22.

Imagem

23.

Imagem

24.

Imagem

25.

Imagem

26. Pedaços de aço e concreto espalhados por todo o local

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem

29.

Imagem

30.

Imagem

31. Aos poucos a história vai se desfazendo

Imagem

32.

Imagem

33.

Imagem

34.

Imagem

35. Encontramos inclusive alguns dormentes de madeira

Imagem

36.

Imagem

37. A natureza tomando conta do que abandonamos

Imagem

38.

Imagem

39.

Imagem

40.

Imagem

Imagens tristes de como tratamos a nossa história. Torcendo para que os projetos de recuperação que estão previstos para o local saiam definitivamente do papel.

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por J U L I O » 08 Abr 2012, 20:15

Guia de Pacobaíba conta com uma plaqueta,baixinha,pendurada numa base de concreto,que indica "km 0,Brasil,30/04/1854".

Mais tarde,a estação e sua ferrovia,a Mauá,foram incorporadas a E.F.Príncipe do Grão Pará,que concluiu o trecho de serra até Petrópolis.

No trecho de serra,na estrada de rodagem/rodovia,há estruturas parecidas com a citada plaqueta de Guia,só que são da Estrada Real,que vocês já devem conhecer. Há vários marcos acompanhando a estrada até o Alto da Serra.

Para preservar a história da FERROVIA,que tal tomarmos alguma iniciativa a respeito e confeccionarmos plaquetas idênticas e colocá-las em pontos do antigo leito ferroviário(que há de voltar a funcionar)na serra?
Também em pontos na parte baixa,em Bongaba,parada Cassebu,Piabetá,Fragoso,Vila Inhomirim,de preferência dentro das estações,na surdina.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por DadoDJ » 28 Jun 2013, 01:28

^^ A idéia do Julio é excelente. Penso nisso, não apenas na EF Mauá, mas em todos os lugares onde a ferrovia foi marcante (todos, provavelmente).
A idéia está em estudo, quero ver a viabilidade e possibilidade junto às autoridades.
Mudando de assunto, hoje encontrei outra foto da estação Guia de Pacobaíba com dois pavimentos ! Foi publicada na Revista da Semana em 26 de maio de 1928, mas com certeza a foto é do início do século ou até do século XIX !
Vejam o cais de atracação, e mais à esquerda na foto, ao funod, a estação com dois pavimentos.
O motivo de ela hoje ter apenas um pavimento permanece em mistério ...
Ancoradouro de Guia de Pacobaíba com estação em dois pavimentos - Revista da Semana 26-05-1928.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por Melekh » 12 Dez 2013, 07:38

Companheiros,


Coloco aqui o informe da AENFER, que fala sobre a estação GUIA DE PACOBAIBA retratada no bilhete da CEF:


"A AENFER informa:

Considerando a importância da comemoração dos 200 anos de nascimento de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, a Caixa Econômica Federal lançou o bilhete de loteria com um prêmio de R$ 250 mil Reais alusivo à data, com trabalho artístico do diagramador do Jornal da AENFER João Luiz Dias. O material pertence ao acervo da AENFER.


O sorteio do bilhete que está à venda nas casas lotéricas será no dia 18 de dezembro."


Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por DadoDJ » 12 Dez 2013, 08:34

Belo bilhete, e bela homenagem !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Michel Soares
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 17 Set 2011, 01:02

Re: Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por Michel Soares » 08 Dez 2014, 20:53

Foto extraída do livro Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia, política.

TORRES, Gênesis (Org.). Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia, política. Rio de Janeiro: INEPAC, 2008.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por DadoDJ » 10 Dez 2014, 10:29

app app app app app app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por Melekh » 10 Dez 2014, 12:23

A primeira ferrovia, mas que está caindo no esquecimento.
Fica esta bela foto como recordação....

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu

Mensagem por DadoDJ » 23 Jul 2015, 21:35

Semana passada recebi um e-mail, uma tentativa de dirimir uma dúvida através de uma foto. Vejam abaixo a imagem:
Falsa foto de Guia..jpg
Estão comentando que a imagem não mostraria o píer de Guia de Pacobaíba. Eu acho que é ... o que acham disso ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará”