Réplica da Baroneza em Guia de Pacobaíba

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Responder
Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Réplica da Baroneza em Guia de Pacobaíba

Mensagem por Vinicius » 17 Mai 2012, 00:05

Eu não sei se vocês ficaram sabendo, mas foi inaugurada no dia 29 de abril uma réplica da Baroneza em Guia de Pacobaíba:

29/04/2012

Mageenses comemoram 158º aniversário da primeira ferrovia do Brasil

Imagem

Mais de mil pessoas estiveram presentes hoje, 29 de abril, para comemorar os 158 anos da 1º Estrada de Ferro do Brasil, na estação Guia de Pacobaíba, no 5º distrito de Magé. O aniversário foi lembrado com a apresentação da Orquestra Aquarius, que tocou músicas da atualidade e também o hino municipal e nacional. Alunos de escolas da rede municipal fizeram declamações de poesia e se apresentaram com um pequeno teatro, fazendo alusão à época do império. A banda marcial da E.M. Paulo Freire tocou para as autoridades presentes e encantou a todos com o “parabéns” para Baroneza, maria fumaça que era usada para transporte de pessoas.

A Marquesa de Viana Francisca Chaves e o Marques de Viana Eduardo André Chaves, trineta e tetraneto de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, participaram da comemoração e falaram sobre a importância da revitalização. “Ficamos muitíssimos sensibilizados e comovidos com a festa, ainda mais com o bicentenário do Barão chegando, que será ano que vem em dezembro. Temos certeza que até lá vamos poder ver a Baroneza voltando à ativa”, afirmou o Marques.

Imagem

O presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), Vitor José Ferreira comentou sobre o projeto de revitalização da ferrovia. “Essa é a ação mais importante dentro da área, a revitalização é o projeto mais importante que hoje temos no Brasil. Para nós é uma alegria muito grande saber que essa estrada de ferro poderá voltar a funcionar”, disse Vitor José.

Albertino Miguel, 91 anos, trabalhou 36 anos como ferroviário, e uma das suas funções foi comandar a Baroneza em suas curtas viagens da Guia de Pacobaíba até a estação de Vila Inhomirim. O ex-maquinista falou sobre a sua vida durante a época em que trabalhou na estrada de ferro e disse estar muito feliz com a chegada da réplica da sua antiga ferramenta de trabalho. “Fiquei muito emocionado em rever velhos amigos, estou muito feliz por saber que a estrada será revitalizada. Ficaria horas falando sobre minhas viagens a bordo da Baroneza”, comentou emocionado.

Imagem

O secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes esteve na estação para trazer boas notícias, além de parabenizar o governo municipal pela festa. “Para todos nós é muito importante participar de um evento como esse, e antes de qualquer coisa quero parabenizar o prefeito e toda sua equipe pela realização de um trabalho maravilhoso. Juntamente com o governador, vamos construir um parque temático aqui e estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para trazer o transporte aquaviário para Magé. Esse é um pequeno passo para a recuperação dessa cidade”, afirmou o secretário.

O prefeito Nestor Vidal falou á comunidade sobre a comemoração e a importância do evento para a população mageense. “Essa festa de hoje significa tudo aquilo que estamos fazendo para devolver a cidadania para o povo de Magé, com muito suor e trabalho, estamos fazendo o melhor para todos”, concluiu o prefeito.

Guia de Pacobaíba como polo cultural

Membros da Associação dos Engenheiros Ferroviários (AENFER) e da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina prestigiaram o evento que também comemorou o recebimento da réplica da Baroneza. O coordenador de patrimônio histórico e artístico da Fundação Educacional e Cultural de Magé, Thiago Souza afirmou que assim como a réplica, a estação também vai ficar sobre a responsabilidade da instituição. “Nós vamos fazer da estação um centro de memória, em parceria com o MPF”, disse o coordenador.

O secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, André Vinicius Gomes da Silva, comentou que o projeto é fazer da área em torno da estação um polo cultural para Magé. “Nosso objetivo é capacitar e qualificar moradores do município para trabalhar nesse polo cultural que estamos propondo para funcionar aqui na Guia de Pacobaíba. Queremos que a população participe em 100% da formação desse futuro ponto de recebimento de turistas de toda a parte do Brasil e faremos isso em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Trabalho e Renda”, disse o secretário.

Cleber Ronaldo da Silva, morador e membro da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), coordena e toma conta da estação há 3 anos, disse que esse projeto de revitalização trará muitos benefícios para toda população mageense. “Nós moradores estamos de braços abertos para esse projeto, pois ele vai trazer muitos benefícios para Magé e será uma revolução na economia, na educação e na cultura do município”, concluiu Cleber.

Secretaria de Educação promove concurso cultural

Alunos da rede municipal de educação receberam os prêmios do concurso cultural realizado pela Secretaria de Educação, das mãos da secretária Sandra Britto. Ao todo foram 12 ganhadores divididos em duas modalidades, desenho e redação, que foram participar também da festa para a primeira ferrovia do Brasil.

Foram duas categorias, com três ganhadores em cada modalidade. Alunos a partir da educação infantil participaram dessa iniciativa da secretaria com o objetivo de mostrar a importância história de Magé para as crianças e adolescentes de todo o município.

Todos os vencedores receberam um ingresso com direito a acompanhante para visitar o Cristo Redentor. O prêmio foi uma doação feita pelo diretor do Trem do Corcovado, Sávio Nunes, que também fez a doação da réplica da Baroneza para o município.

Entrega do Vale Social é feita em clima de comemoração

Além da comemoração em função dos 158 anos da 1ª Estrada de Ferro do Brasil, o dia também foi de festa para seis portadores de deficiência e doenças crônicas que receberam o vale social, que permite que eles usem o transporte público.

Roselita Moreira Lopes tem 46 anos, é deficiente visual e auditiva e faz tratamento no Hospital Miguel Couto, no Rio. “O benefício é pouco para comprar medicamentos, roupa e comida e ainda pagar a passagem. Os médicos atendem no Miguel Couto, mas os exames são feitos em lugares diferentes e agora com esse cartão será ótimo porque vai sobrar um dinheirinho a mais para comida e roupas”, animou-se Roselita.

O prefeito Nestor Vidal foi quem fez a entrega dos cartões e comentou sobre a chegada do benefício para a população mageense. “Um país não se torna rico, se os benefícios que são de direito do povo, são partilhados com eles”, concluiu o prefeito.

O Vale Social é um direito do cidadão fluminense garantido por lei pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Transportes. Com ele, adultos e crianças portadores de deficiência física, visual, auditiva e mental, bem como de doenças crônicas que estejam em tratamento, têm direito à gratuidade em barcas, metrô, ônibus e vans intermunicipais e trens. Menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos, sejam eles deficientes ou doentes crônicos, têm direito à gratuidade também para um acompanhante.

Para adquirir o Vale Social, a pessoa precisa se dirigir a Secretaria de Transportes localizada na Avenida Automóvel Club, 1503, Piabetá, com os seguintes documentos:

- Laudo Médico no Cadastro da SETRANS

- 1 Foto 3x4

- Cópia da Carteira de Identidade

- Cópia do CPF

- Cópia do Comprovante de Residência

Em caso de menor de idade ou adulto incapaz: cópia da certidão de nascimento + documento do responsável. Qualquer dúvida entrar em contato com a Secretaria de Transporte através do telefone 3656-0200.

Fonte: http://www.mage.rj.gov.br/component/con ... -do-brasil
Editado pela última vez por Vinicius em 17 Mai 2012, 00:16, em um total de 1 vez.

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Réplica da Baroneza em Guia de Pacobaíba

Mensagem por Vinicius » 17 Mai 2012, 00:12

28/04/12 11:15

Trajeto feito pela primeira locomotiva a vapor do Brasil, em Magé, será reativado

Eletícia Quintão

A Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, fundada em 30 de abril de 1854, em Magé, na Estação Guia de Pacobaíba e cuja data de inauguração é comemorada até hoje, no dia do Aniversário da Baixada, será reativada. Amanhã, será lançado o "trilho fundamental", o pontapé inicial da obra de revitalização do trajeto, que representou um marco na história de desenvolvimento do país.

De presente, a cidade ganhará uma réplica da primeira locomotiva a vapor no Brasil, a "Baroneza", que circulou pela primeira vez, na inauguração da estrada de ferro, em 1854. O evento está previsto para às 9 horas, na estação Guia de Pacobaíba, em Magé.

A reprodução da Baroneza foi feita por Moyses Naime Neto, de 59 anos, um lanterneiro de carros apaixonado por locomotivas, que cresceu no meio dos ferroviários. Seu avô, Domingos Torres, era o maquinista de confiança do presidente:

— Se Getúlio Vargas precisasse percorrer a região sobre os trilhos, era o meu avô que ele chamava — conta orgulhoso.

Membro da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Moyses está na sua terceira réplica. Na primeira, ele reproduziu o veículo, a vapor, em que o avô trabalhava, e a vendeu para um hotel. O dinheiro o ajudou na compra da casa própria, em Caxias.

A segunda foi produzida para o filme "Mauá, o imperador e o rei".

— Com motor de Opala, a Baroneza do filme chegou a percorrer cerca de seis quilômetros — explica o lanterneiro.

Moyses levou seis meses para concluir a cópia da Baroneza — ao custo de R$ 32 mil — que ficará exposta na Fundação Educacional e Cultural de Magé, junto à estrada de ferro.

Termo de cooperação técnica une esforços para a restauração

Para reativar a primeira estrada de ferro, os governos municipal e estadual assinaram um termo de cooperação técnica e vão unir esforços para garantir a restauração. O estudo de viabilização, feito pelo engenheiro Helio Suevo Rodriguez, tem como objetivo reduzir o tempo de viagem e acelerar o desenvolvimento das três cidades: Rio, Magé e Petrópolis.

Segundo o estudo, a primeira etapa das obras é reativar o trecho de Guia de Pacobaíba até Bongaba, no entroncamento da Rodovia Rio-Teresópolis, uma extensão de sete quilômetros.

— A primeira etapa ficará em torno de R$ 55 milhões — comenta Helio.

Durante 72 anos, a integração barco-trem foi a principal ligação entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. O local era a principal via de escoamento de cargas, por onde entravam as divisas, que modificaram a região. Agora, o objetivo é impulsionar o turismo com a ligação Rio-Petrópolis em uma hora e 20 minutos.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/bai ... 56493.html

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Réplica da Baroneza em Guia de Pacobaíba

Mensagem por Vinicius » 17 Mai 2012, 00:32

Ferroviários comemoram data do dia do Ferroviário

Imagem

A prefeitura de Magé realizou no dia 29 de abril uma grande festa na primeira estação ferroviária do Brasil em Guia de Pacobaíba. O evento foi para festejar o Dia do Ferroviário, comemorado oficialmente no dia 30 de abril.

O tempo chuvoso não tirou o brilho da festa e nem afugentou o público. Cerca de mil pessoas, ferroviários, simpatizantes e moradores da localidade prestigiaram o evento recheado de inúmeras atrações: banda marcial escolar, banda de música, grupos de dança, demonstrações de ginástica, grupos artísticos da terceira idade e exposição de pinturas da artista Marluce Pinto.

Imagem

O ponto alto do evento foi a inauguração de uma réplica da Baroneza, locomotiva nº 1, (foto acima) construída pelo artista Moisés Naime e doada pelo presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais – ABOTTC e também Diretor Executivo do Trem do Corcovado Sávio Neves Filho que esteve presente e foi muito aplaudido pela iniciativa.

Imagem
Foto acima: engenheiros Helio Suêvio, Rubem Ladeira e sua esposa Stella e o presidente da Aenfer Luiz Lourenço de Oliveira

Compareceram autoridades como o secretário de Estado dos Transportes, Julio Lopes, o prefeito de Magé Nestor Vidal e diversos vereadores.

Chamou a atenção do público as presenças da Marquesa de Viana Francisca Nedehf e do Marquês de Viana, Eduardo Nedehf, trineta e tetraneto respectivamente de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá acompanhados de um grupo de ferroviaristas do Rio de Janeiro, incluindo o Engº Hélio Suevo, batalhador pela revitalização da E.F. Mauá e autor do projeto para esse fim, encomendado pelo IPHAN – RJ; o Engº Rubem Ladeira, outro que se destaca na luta para que o trem volte aos trilhos pela EFM; e Raimundo Neves de Araújo, Presidente da Associação Mútua, a mais antiga entidade classista ferroviária do Brasil.

Imagem

Durante o evento, o Presidente do MPF, Victor José Ferreira, e o Vice-Presidente da AFPF, Luiz Octávio, entregaram certificados de Sócios Beneméritos, como o Marquês e a Marquesa de Viana; o Prefeito Nestor Vidal; o Engº Luiz Lourenço, Presidente da AENFER – Associação de Engenheiros Ferroviários; Moisés Naime, o construtor da réplica da Baronesa; Marluce Pinto, artista plástica de Mauá.

Estação Barão de Mauá

No dia 30 de abril, a celebração aconteceu no Auditório da Estação Barão de Mauá, que estava lotado com autoridades, lideres de entidades classistas, ferroviários e ferroviaristas.

O evento foi promovido pela FNTF – Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e pelo SESEF – Serviço Social das Estradas de Ferro, com o apoio da AFPF e do MPF.

O ponto alto foi a presença da Deputada Myrian Rios, Presidente da Comissão de Turismo da ALERJ, autora do Projeto de Lei que instituiu o Dia do Ferroviário como data oficial no calendário do Estado do Rio. Ferroviarista Emérita, a Deputada Myrian incluiu emendas no Orçamento do Estado para 2012, disponibilizando recursos financeiros para o detalhamento do projeto de revitalização da E.F. Príncipe do Grão-Pará / Expresso Imperial e para reformas de equipamentos do Trem da Estrada Real, em Paraíba do Sul.

Muito aplaudida, a Deputada entregou publicamente ao Vice-Presidente Luiz Octávio o documento firmado pelos descendentes do Visconde de Mauá, doando à AFPF as ações que Irineu Evangelista de Souza detinha na Cia. Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará.

Durante o evento, a FNTF e o SESEF entregaram certificados a personalidades que têm se destacado na causa da preservação do patrimônio humano das estradas de ferro e da revitalização do transporte sobre trilhos no País.

O evento na emblemática Estação Barão de Mauá fechou, com chave de ouro, as celebrações do Dia do Ferroviário no Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Movimento de Preservação Ferroviária – Victor José Ferreira.
Editado pela última vez por Vinicius em 17 Mai 2012, 00:52, em um total de 1 vez.

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Réplica da Baroneza em Guia de Pacobaíba

Mensagem por Vinicius » 17 Mai 2012, 00:46

Mais fotos do evento e da réplica:

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

7.

Imagem

Fonte: Prefeitura Municipal de Magé (fotos 1 a 4) e O Globo Online (fotos 5 a 7).

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Réplica da Baroneza em Guia de Pacobaíba

Mensagem por DadoDJ » 17 Mai 2012, 10:57

Show de bola, Vinicius !
Valeu !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará”