Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Espaço para postagem de informações e notícias sobre o sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs)
Avatar do usuário
Nighto
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 12 Set 2011, 22:38
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por Nighto » 18 Nov 2012, 16:30

Paulo ITT escreveu:Por muitos anos, o local serviu de lixão para os moradores da região. Tanto que foi preciso fazer uma limpeza antes de os operários começarem a trabalhar. O túnel era usado pela rede ferroviária e foi desativado nos anos 80. A passagem será para VLT, mas terá uma faixa dedicada a pedestres. As duas primeiras linhas do bondinho vão passar por ali.
Legal! Não sabia disso.

[]s

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por Paulo ITT » 28 Nov 2012, 07:09

Mais VLT no Globo de hoje.

VLT do Centro, que começa a ser licitado em janeiro, não terá cabos aéreos
Sistema de bondes modernos ligará Zona Portuária ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont

Luiz Ernesto Magalhães

Imagem
Novo transporte . Simulação mostra como ficaria o VLT na Avenida Rio Branco: projeto prevê seis linhas no Centro Foto: Divulgação

RIO — As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará a Zona Portuária ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont devem começar ainda no primeiro semestre de 2013. O projeto da prefeitura, que será executado numa parceria público-privada (PPP), prevê a implantação do sistema por etapas, com a gradual substituição dos ônibus que circulam na região pelos bondes modernos.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto, Jorge Arraes, disse que o VLT do Rio será o primeiro do mundo totalmente projetado sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos). Ele explicou que os bondes recarregarão em dois processos: pela fricção, quando reduzem a velocidade na proximidade das estações, e em capacitores ativados ao pararem nos pontos.

— A Zona Portuária passa por um processo de revitalização. A ausência de catenárias evita a poluição visual causada pelos fios. E, ao mesmo tempo, torna o sistema mais seguro, porque os trilhos não são eletrificados. Nas obras do Porto Maravilha, nós já estamos deixando as canaletas prontas para instalar os trilhos. Nas outras partes do Centro por onde o VLT vai circular, essa atribuição ficará com o consórcio que vencer a licitação — explicou Jorge Arraes.

A primeira fase, entre a futura Vila de Mídia das Olimpíadas (nas imediações da Rodoviária Novo Rio) e a Praça Mauá, deverá ficar pronta até março de 2015. No trimestre seguinte, os trilhos avançariam por toda a Avenida Rio Branco, até a Cinelândia. A previsão é que o sistema completo esteja em operação no primeiro trimestre de 2016, como parte do pacote de obras de infraestrutura que ficarão como legado das Olimpíadas do Rio. Nessa fase, o serviço passará a ser prestado também com linhas entre a Central e a Praça Quinze, o Santo Cristo e a Candelária, e a Zona Portuária e o Aeroporto Santos Dumont.

Em valores atuais, a tarifa do VLT seria de R$ 1,91, que ficará totalmente com a concessionária. O plano prevê a integração do sistema aos ônibus urbanos, BRTs, trens, metrô e barcas, através do bilhete único. A demanda pelo serviço é estimada em 220 mil passageiros por dia. O VLT foi projetado para circular com carros articulados adaptados para atender a diferentes demandas. Conforme o movimento, cada composição poderá ter de dois a oito carros.

Cada carro terá capacidade para transportar até 400 passageiros, e o intervalo entre os VLTs deverá variar entre 5 e 15 minutos conforme a linha. O custo da obra é estimado em R$ 1,1 bilhão. Deste total, R$ 532 milhões serão recursos federais que virão do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC).

A diferença para o custo final, não apenas da obra, mas também da compra de material rodante e da construção de um centro de manutenção sob a Vila Olímpica da Gamboa, será devolvida pela prefeitura ao consórcio em 15 anos. Ganhará o contrato o concorrente que propuser o menor reembolso por parte do poder público. As regras serão divulgadas hoje com a publicação do edital de concessão do serviço. A concorrência para escolher o consórcio que vai operar as seis linhas e 42 estações distribuídas por 30 quilômetros de vias será no dia 10 de janeiro.

A implantação do sistema interferirá no roteiro de quase 400 linhas municipais e intermunicipais. Elas terão seus percursos reduzidos, podendo ser integradas aos bondes ou até mesmo extintas. Mas esse reordenamento dos coletivos não se deve apenas à implantação do VLT do Centro, mas também à instalação do futuro BRT Transbrasil (Deodoro-Aeroporto Santos Dumont) que o município também espera concluir até o início de 2016.

Jorge Arraes afirma que, na fase de execução das obras, o consórcio terá que discutir com órgãos de patrimônio os projetos dos pontos de embarque e das estações terminais. O objetivo é que os abrigos estejam em harmonia com o entorno. Isso pode evitar a polêmica que ocorre hoje com as estações do metrô.

http://oglobo.globo.com/rio/vlt-do-cent ... os-6855102

Veja o vídeo.
http://oglobo.globo.com/videos/t/todos- ... go/1734291

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por DadoDJ » 28 Nov 2012, 15:30

Show, Paulo !
Eu vi essa matéria na casa de um cliente hoje. Pedi o jornal pra guardar a matéria.
o0
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

paulo_zilio
Usuário Bronze
Mensagens: 45
Registrado em: 31 Out 2011, 13:07

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por paulo_zilio » 11 Jan 2014, 07:34

Segue uma atualização do assunto no O Dia online

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-ja ... inido.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Forte abraços

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por DadoDJ » 11 Jan 2014, 11:03

Show de bola, paulo_zilio

okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por DadoDJ » 11 Jan 2014, 11:39

Mais imagens do projeto (Fonte: Jornal O Dia Online):
vlt_rio_estacoes.jpg
vlt_rio.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por tche » 12 Jan 2014, 08:38

O projeto é ótimo e será extremamente útil mas , como aqui no Brasil temos uma "larga experiência" em sucatear tudo o que locomove sobre trilhos e como visa-se principalmente o enriquecimento ilícito de alguns, tenho algumas observações; em se tratando de milhões de reais em número de passageiros, como acham que vai se comportar a fetranspor quando descobrir o quanto vai perder? Tal organização nefasta é pródiga em corromper autoridades públicas e políticos, haja visto o sistema atual de transporte público no Rio; lembrem-se do sucateamento e o fim trágico dos bondes de S. Teresa; quem não lembra da erradicação dos ramais ferroviários e da morosidade dos projetos de linhas de metrô? Portanto, vamos aguardar...

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por Luiz Eduardo » 12 Jan 2014, 17:28

^^ A Fetranspor é uma das 4 empresas que vai operar o VLT. Mas não creio numa boa vontade dela a médio/longo prazo no modal.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por Adenilson » 13 Jan 2014, 15:09

Boa tarde pessoal,

O meu temor, além da gestão, vai também em relação à população. Tomarem que não associem o VLT com as olimpiádas, pois para a copa não dará tempo, e que a "cegueira intelectual" desses arruaceiros do tipo "black bloc" não venham a causar estragos.

Tem a questão da boa utilização das paradas. Tomarem que não viram um "urinódromo".

Sobre uma questão que levantamos em outro tópico, e os "carros" do pré-metrô?

Por quê não revitalizam "para começar", o trecho entre Cava e Belford Roxo e utilizam tais veículos?

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

Mensagem por tche » 14 Jan 2014, 10:31

Bom dia Adenílson... Se tivéssemos governantes comprometidos com o bem estar público, certamente esta seria a solução óbvia. A baixada fluminense é "loteada" por políticos que visam exclusivamente o próprio bem estar pessoal e auferirem dividendos eleitoreiros. as empresas de ônibus são financiadoras desses políticos e um transporte sobre trilhos eficiente é inaceitável para tais empresas. Veja o caso da linha 3 do metrô em São Gonçalo. O leito da antiga linha da Leopoldina foi invadido e tornou a circulação daqueles trens impossível e tais invasões foram articuladas por políticos. Apesar de o projeto estar aprovado há muito tempo, as obras estão paralisadas por diversos entraves. No caso de Belford Roxo, os terrenos invadidos são muitos e para reavê-los o poder público terá de pagar indenizações e lutar muito na esfera judicial. As empresas de ônibus ali tem tentáculos na política e no submundo e não será fácil reativar aquele trecho. Para de dar uma idéia da dimensão do problema ferroviário no Brasil, leia o estudo " Fim de linha, a erradicação dos ramais da Leopoldina", que voce pode baixar pela internet. Tal estudo tem mais de 300 páginas e ao lê-lo, voce sentirá uma sensação cada vez maior de ter vergonha de ser brasileiro. Abraços.

Responder

Voltar para “VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)”