Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Área para trocarmos informações sobre material rodante, como plantas e esquemas de locomotivas e vagões, estruturas fixas e de sinalização
Responder
Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem por Vinicius » 03 Out 2011, 22:01

No dia 07 de agosto de 2011, a AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária), resgatou, com o auxílio da SuperVia e MRS Logística, a locomotiva diesel manobreira nº 7. Fabricada em 1948 pela GE, a mesma encontrava-se sucateada no porto do Rio de Janeiro desde a sua aposentadoria, em meados da década de 90. Ela pertencia a antiga Companhia Docas do Rio de Janeiro e se não fosse o esforço do vice-presidente da AFPF, Luiz Octávio da Silva Oliveira, junto a administração do porto, teria sido leiloada e virado sucata. Conduzida pelas ALCO RS-3 de número 7120 e 7121 da SuperVia, a antiga locomotiva foi levada ao pátio da estação Barão de Mauá (Leopoldina), onde permanecerá a espera de restauração.

Descobri no sábado, dia 06 de agosto, que essa antiga locomotiva seria levada a Leopoldina no dia seguinte e como a expedição do Fórum "TGVBR - Ferrovias Brasil" a Santa Cruz, que aconteceria no mesmo dia, tinha sido cancelada, aproveitei então para registrar o momento. Cheguei na estação por volta de 12h, horário previsto de chegada da Nº 7, porém, por questões operacionais e pelo estado de conservação da mesma, houve um atraso considerável. Conversei um pouco com o Luiz Octávio e um antigo maquinista e aproveitei o atraso para ir almoçar na Rodoviária Novo Rio. Ao voltar, o pessoal da AFPF que estava no local decidiu encontrar com a Nº 7 na passagem de nível da Rua Ceará. Fomos todos de carros até lá e ao chegarmos um caminhão de serviço da SuperVia já se encontrava para dar o apoio a passagem do comboio. Do outro lado da passagem de nível, está localizada a antiga estação Francisco de Sá e as suas plataformas abandonadas. Aproveitando-me que um dos portões que dão acesso ao pátio da estação estava aberto, eu, junto com esse antigo maquinista e um dos funcionários da SuperVia fomos explorar as antigas plataformas, cujas fotos e relato postarei em um outro thread. Enquanto tirava fotos, escutei um apito: era a Nº 7 chegando, mas para a surpresa de todos, a mesma estava sendo conduzida não apenas por uma, mas por duas locomotivas ALCO RS-3 da SuperVia, ainda com as cores da FLUMITRENS. Corri então para a plataforma mais próxima da via para registrar em vídeo a chegada (infelizmente, não tirei fotos desse momento) e com as AlCOs ainda em movimento, pulei e peguei uma carona. Ficamos um tempo parados sobre a passagem de nível para que a ALCO de trás fosse desengatada, inclusive alguns caras muito bêbados cometeram uma loucura nessa hora, passando por debaixo do engate das locomotivas da frente. Com todos a bordo da ALCO e da nº 7, prosseguimos lentamente através do abandonado pátio da Leopoldina. Atualmente, apenas duas vias se encontram operacionais e no caminho havia muito lixo e mato alto, o que tornou a operação bastante lenta, inclusive em um determinado trecho, uma barra de aço se encontrava entre os trilhos, mas a mesma não impediu a passagem das locomotivas e nem as danificou. A frente, mais descaso: parte do pátio recebeu uma pequena camada de asfalto e foi transformado em depósito de carros do Governo do Estado, mas, felizmente, as vias não foram cobertas. Ao chegar as plataformas da Leopoldina, a nº 7 foi colocada sob uns dos viadutos da Linha Vermelha, no final da plataforma onde está localizado o Barrinha. Objetivo cumprido e mais uma vitória da AFPF. Agora é torcer pela restauração da mesma o mais rápido possível.

E meus parabéns a todos os envolvidos nessa operação.

As fotos:

1. Entrando no pátio da antiga estação Leopoldina

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4. Detalhe do engate entre as locomotivas

Imagem

5. Nº 7 e ALCO RS-3

Imagem

6. Problemas no caminho

Imagem

7. Era nesse local que havia uma imensa barra de aço entre os trilhos

Imagem

8. Felizmente, as locomotivas passaram ilesas

Imagem

9.

Imagem

10.

Imagem

11.

Imagem

12.

Imagem

13. Cruzando um dos pontilhões dentro do pátio

Imagem

14.

Imagem

15. Chegando nas plataformas da Leopoldina

Imagem

16. Fim da jornada

Imagem

17. Desengatando

Imagem

18.

Imagem

19. Membros da AFPF, funcionários da SuperVia e entusiastas ferroviários

Imagem

20. A Nº 7 sob um dos viadutos da Linha Vermelha, onde permanecerá a espera de restauração

Imagem

21. Detalhe de um dos motores

Imagem

22. ALCO RS-3 partindo

Imagem

Em breve postarei os vídeos feitos no dia.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem por Luiz Eduardo » 04 Out 2011, 10:54

As fotos ficaram show, Vinícius. Elas transmitem "vida ferroviária", mesmo num horizonte escuro e sombrio do abandono ferroviário no nosso país.

Foi um esforço digno de muitos aplausos da AFPF. Ainda existem pessoas que acreditam, assim como nós. A operação em si deve ter sido bem trabalhosa, pois o estado da loco é muito "debilitado".

Mais uma vez, parabéns Vinícius. Obrigado por compartilhar.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem por DadoDJ » 04 Out 2011, 14:29

Eu havia ficado muito chateado em não poder ter ido, já que havia sido marcada uma data, e eu poderia ir, mas precisou ser adiada, o que quebrou minha programação.

Entretanto, com estas ótimas fotos, tive a oportunidade de estar lá, sem participar, já que elas mostram todos os detalhes da chegada desta locomotiva à Barão de Mauá, locomotiva esta que tanto a AFPF lutou para conquistar.

Vinicius, parabéns pelas fotos e pelo post ! Show de bola !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Resgate da manobreira nº 7 pela AFPF

Mensagem por Vinicius » 29 Jan 2012, 21:40

Luiz e Dado, mil desculpas por não ter agradecido antes os seus comentários (eu acabei esquecendo do meu próprio tópico, rs). Muito obrigado mesmo. :DD

Responder

Voltar para “Material rodante e Peças históricas”