Coleção Hugo Salomão

Fatos, história e relatos históricos sobre o transporte sobre trilhos no estado do Rio de Janeiro
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Coleção Hugo Salomão

Mensagem por DadoDJ » 31 Out 2012, 06:22

Pessoal, no último sábado, através de indicação por parte do Melekh, conheci uma pessoa fantástica: sr.Hugo Salomão, morador do bairro de Irajá, antigo usuário da EF Rio d'Ouro e detentor de uma coleção de fotografias considerável com mais de 200 fotos. Dentre elas, algumas envolvendo trilhos !
Pois bem, após um agradável bate-papo, ele nos mostrou uma caixa repleta de fotos antigas, pessoais, e de lugares que ele visitou ou freqüentou. No final, ele me emprestou algumas (87 ! ! !) para que eu as digitalizasse e publicasse na internet.
Estou efetuando este processo, mas pensei em algo mais grandioso e merecedor da sua pessoa: quando eu for devolver as imagens, talvez neste próximo sábado, pretendo coletar TODAS as outras fotos que ele possui e criar um álbum digital, ou melhor a COLEÇÃO HUGO SALOMÃO, com todo o material guardado com muito zêlo por ele em todos esses anos, já que ele nasceu em 1925.
Só para exemplificar, ele me emprestou uma carteira de identidade emitida em 1948 de uma pessoa nascida em 1884 ! Acho que era da sua sogra, ele não se lembra mas o que importa é que ... a carteira parece recém emitida, de tão conservada !
Segue abaixo um pequeno exemplo de imagens que ele me disponibilizou e que em breve postarei em uma seção especial de "Trilhos do Rio":
img016_ef_corcovado_1948.jpg
^^ Na subida da Estrada de Ferro Corcovado em 1948
img018_represa_riodouro_1950.jpg
^^ Em uma festividade do "Clube de Caçadores" na represa de Santo Antônio, estação final da linha tronco original da EF Rio d'Ouro. O ano é 1950.

Aguardem novidades ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Coleção Hugo Salomão

Mensagem por DadoDJ » 31 Out 2012, 19:47

Mais uma pequena amostra do acervo de imagens de Hugo Salomão: outra foto na Estrada de Ferro Corcovado, em 1948 !
img024_ef_corcovado_1948.jpg
app
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Marilda Costa
Usuário ativo
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Mar 2012, 16:26

Re: Coleção Hugo Salomão

Mensagem por Marilda Costa » 31 Out 2012, 20:05

Que acervo maravilhoso esse senhor deve ter!!
Seria ótimo se Vc disponibilizasse as fotos da Rio Douro que ele, com certeza, tem. Como ele mora em Irajá, talvez tenha fotos de Coelho Neto tb!! hmy
Estou na expectativa!
Abs
app :Y:

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Coleção Hugo Salomão

Mensagem por Luiz Eduardo » 31 Out 2012, 20:50

Dado, sem palavras... app app app app app

Uma homenagem justa essa coleção. Poderíamos também fazer um documentário sobre suas experiências e montarmos em cima dessas fotos. Ele é merecedor disso.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Coleção Hugo Salomão

Mensagem por HUGO CARAMURU » 01 Nov 2012, 08:26

Também estou nas espectativas... seria bom fazer uma reportagem com ele, perguntando coisas como :

1. como era os desvios nas estações, se havia mais de uma linha;
2. o(s) ramal (is) de Inhauma;
3. as locomotivas
4. e coisas assim, etc.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Coleção Hugo Salomão

Mensagem por Adenilson » 01 Nov 2012, 08:48

Engraçado.
O nome dele não é estranho.
Depois pergunta se ele já participou de fóruns tais como o zona norte fotolog.
De qualquer forma, espararei com expectativa as fotos.
Ele deve ter história para contar.
Por muito pouco não deve se lembrar da linha da Rio D'ouro vinda do Cajú. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Coleção Hugo Salomão

Mensagem por DadoDJ » 01 Nov 2012, 13:23

Algumas coisas eu posso adiantar, referente à nossa conversa inicial:

1-Ele não reparava nas estações, entrava no trem e normalmente seguia até a estação final (Francisco Sá). Na volta para o Irajá, o trem fazia uma parada mais longa, e ele sabia que estava na sua estação devido ao grande movimento.
2-Quando ía com o "Clube dos Caçadores" de Madureira, era a mesma coisa: embaracava em Irajá e descia na estação final, sem reparar nas estações intermediárias.
:(
3-A estação de Acari ele soube detalhar bem, disse que ía a um comércio grande que existia ali próximo (não confundir com a FEIRA DE ACARI !).
:lol:
4-Sobre Coelho Neto ele não falou nada, mas posso perguntar no nosso próximo encontro, na devolução das fotos.
5-Aliás, a entrevista que fiz com ele não ficou muito boa, o áudio saiu baixo e tivemos algumas interrupções ... mas pretendo refazê-la.
6-Fotos da ferrovia ou de bondes ele tem poucas, em relação ao montante geral de imagens. De trem mesmo, apenas as da EF Corcovado, e aquelas fotos da estação de Irajá, feitas na Av.Monsenhor Félix, mostrando também a linha de bonde.
7-Ele tem muita história pra contar da sua vida pessoal mesmo ... em relação à ferrovia ele até tem, mas foi pouco contada no nosso primeiro encontro. Vou tentar explorar mais isso na próxima vez, o material rodante, as linhas, estações, enfim, o que for possível na hora.
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Nostalgia, Histórias e Fatos”