Página 1 de 4

EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 24 Mai 2013, 23:43
por DadoDJ
Pessoa, saudações !
Neste tópico vamos postar dados e informações sobre o projeto não concluído de uma ferrovia ligando a enseada de Botafogo à cidade de Angra dos Reis.
Esta ferrovia, que chegou a ter sua construção iniciada pela Cia.Estrada de FErro Sapucahy, se fôsse concluida, seria com certeza uma das mais belas do mundo, pois percorreria muitos trechos litorâneos da cidade do Rio de Janeiro e de cidades da Costa Verde fluminense.
Inclusive a Av.Niemeyer, na cidade do Rio, surgiu a partir do leito ferroviário construído na rocha, na encosta do Morro Dois Irmãos.
Abaixo vou postar diversas informações que foram coletadas em várias fontes de pesquisa.
O tópico está aberto para mais postagens de dados, debates e comentários sobre esta lendária e obscura ferrovia.

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 24 Mai 2013, 23:59
por DadoDJ
Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1894:
Imagem

Suposto túnel da ferrovia, abandonado. Esta túnel fica na entrada da Barra da Tijuca, antes da Ponte da Joatinga. Atualmente encontra-se bloqueado.
Imagem

No link abaixo, um mapa do estado do Rio de Janeiro de 1892 que mostra todo o traçado da ferrovia, indicando estar em construção !
http://www.trilhosdorio.com.br/mapas/hi ... _1892.html

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 25 Mai 2013, 00:10
por DadoDJ
Abaixo, matéria publicada na Gazeta de Notícias, em 07 de março de 1890.
Vejam que parte do traçado é descrito no texto:
EF Sapucahy - Gazeta de Notícias 07-03-1890 (1).png
Continuação do texto acima:
EF Sapucahy - Gazeta de Notícias 07-03-1890 (2).png
Abaixo outra matéria,publicada em maio de 1890:
EF Sapucahy - Gazeta de Notícias 26-05-1890.png

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 25 Mai 2013, 01:05
por DadoDJ
Nesta matéria abaixo comprova-se que a referida empresa era mesmo a EF Sapucahy mineira, e não uma empresa distinta e homônima:
EF Sapucahy - Diario de Noticias 16-02-1890.png

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 25 Mai 2013, 20:39
por DadoDJ
Mais notícias ...

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 30 Mai 2013, 01:01
por DadoDJ
Pessoal, saudações.
Em primeiro lugar quero dizer que vou postar neste tópico uma espécie de BH (Breve Histórico) da ferrovia Botafogo-Angra dos Reis, da EF Sapucahy, pois encontrei umas 100 matérias e documentos falando sobre a ferrovia, desde o projeto até os obstáculos que a levaram à paralisação das obras. Dá pra fazer um resumo bacana, e pra completar ainda tem os mapas que mostram o traçado (infelizmente em baixa escala, com detalhes aproximados) da ferrovia projetada.
Continuando, e pra fechar a noite, estou investigando a seguinte possibilidade: acredito que existiram ruas e outros logradouros que se originaram do leito da ferrovia, além do já famoso caso da Av.Niemeyer, que foi leito da ferrovia abandonado e transformado posteriormente em avenida.
Pesquisando nas matérias e notícias antigas, encontrei indícios de que a obra iniciou e avançou na Praia da Saudade (hoje extinta, ficava onde hoje é a Marina na enseada de Botafogo), em Copacabana (!); na Praia do Arpoador (!!) que antigamente compreendia toda a faixa de areia de Arpoador e Ipanema; na Fazenda Leblon que deve ser o bairro do Leblon (!!!), além da Av.Niemeyer, claro.
Visualizando plantas antigas nota-se um traçado, de vários logradouros, condizente com a continuação da ferrovia a partir da Av.Niemeyer. Infelizmente trechos foram erradicados com a urbanização dos bairros, mas ainda acho que encontrarei coisas espantosas nessa pesquisa ...
Aguardem ... em breve montarei um tópico recheado de informações.
okk

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 14 Jun 2014, 14:21
por Fabio Oliveira
A Radio Globo do Rio de Janeiro, tem propagado através de um programa chamado "Rio, o lugar da história", que a Av. Niemeyer, foi um projeto para ligar o Rio a Angra dos Reis, através de bonde.
:ttn: :ttn: :ttn:

http://radioglobo.globoradio.globo.com/ ... E-1950.htm

Essa informação da rádio tem me deixado confuso, :ttn: pois, através de exaustivas pesquisas pelo nosso amigo DADODJ, app app já se confirmou ser uma ferrovia, ou seja, TREM e não BONDE. wll

Será que o tal narrador quer enganar os ouvintes?? brb brb :@: :@:

:X:

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 14 Jun 2014, 18:51
por DadoDJ
Bondes ?! E foi o historiador e professor Milton Teixeira quem disse isso !!!
Minha nossa !
##o##

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 11 Set 2014, 20:20
por waldir
Salve! Salve!
Grato estou pela minha inclusão neste fórum.
Sou morador em Angra dos Reis-RJ e o tema ferrovia sempre me fascinou. Meu pai foi ferroviário (da extinta RMV ) e eu cresci em meio às coisas da ferrovia.
Hoje, com mais de 60 anos, resolvi revirar o baú e pesquisar sobre uma tal estrada de ferro, aqui na região, que teve suas obras paralisadas há muito tempo atrás, mas que deixou muitas marcas, em especial obras de arte, túneis, cabeceiras de pontes, cortes dentre outras.
Com base nas postagens e publicações desse fórum, quero crer que a tal ferrovia é a E. F. Botafogo a Angra dos Reis. (as pesquisas continuarão).
Tenho muitas recordações de trechos e detalhes do "Leito da Ferrovia". Muita coisa está preservada e é de fácil acesso, podendo serem visitadas e registradas em fotos etc.
Em anexo uma foto da entrada de um dos túneis. Parece-me ser o ponto mais avançado das obras de preparação do leito da ferrovia.

Re: EF Botafogo a Angra dos Reis (EF Sapucahy)

Enviado: 11 Set 2014, 22:29
por DadoDJ
MINHA NOSSA !!!
Que revelação fantástica, Waldir !!!
app app app app app app
Cara, este túnel pode ter sido tanto da EF Botafogo a Angra dos Reis quanto do incompleto ramal de Angra da EF Central do Brasil.
Aliás, eu creio que a EFCB tenha aproveitado algumas obras já feitas pela EF Botafogo - Angra dos Reis, já que estas foram abandonadas ainda no século XIX.
Olha, como sua primeira postagem você já chegou com tudo hehehe ... sempre tive curiosidade de saber quais são e onde estão as obras inacabadas da ferrovia na região. E analisando a região, vemos que este túnel nada tem a ver com a RMV que chegou "pelo outro lado" ao Porto de Angra, minha primeira dúvida quando li seu texto, pois não me lembrava onde ficava a Praia do Anil.
Nada mais tenho a dizer, apenas FANTÁSTICA IMAGEM !
Valeu !
:Y: :Y: