EF da Capital a Guaratiba

Espaço para debatermos sobre projetos que, por algum motivo, não tiveram prosseguimento, foram cancelados ou não chegaram a sair do papel.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

EF da Capital a Guaratiba

Mensagem por DadoDJ » 11 Jan 2012, 13:25

Já pesquisei sobre este projeto ferroviário durante algum tempo, mas nunca antes havia visto algo que mostrasse qual seria o seu traçado. Até que hoje, dando uma olhada em uma página (392) do Relatório Ministerial de Indústrias, Viação e Obras Públicas de 1904, me deparei com a sua descrição. Vejam abaixo:

Imagem

Alguém se habilita a traçar este percurso no Google Earth ? Baseando-se nas quilometragens apontadas, claro ...
Fiquei curioso com essa ferrovia, assim que puder vou tentar traça-la no GE também !

:beer:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF da Capital a Guaratiba

Mensagem por DadoDJ » 11 Jan 2012, 13:49

Lembrando que a "Barra" a que o texto se refere, é o atual bairro de Barra de Guaratiba. Sendo assim, teríamos hoje tanto uma ferrovia metropolitana/suburbana como turística, levando passageiros e turistas à bucólica localidade.

Que sonho seria !!!
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: EF da Capital a Guaratiba

Mensagem por Paulo ITT » 26 Jan 2012, 21:37

Acho este mapa é com um outro traçado:

Imagem

Retirei este pequeno trecho de um mapa maior todo azul que voce uma vez postou.
Era o traçado que começava na atual Av. Niemeyer no final do Leblon e terminava em Angra dos Reis, só que a RMV chegou na frente lá por cima por Barra Mansa.

okk
Editado pela última vez por Paulo ITT em 29 Jan 2012, 14:25, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: EF da Capital a Guaratiba

Mensagem por Adenilson » 27 Jan 2012, 14:22

Pessoal,
Muito interessante!

O que parece é que Guaratiba era um distrito do Rio.
Outro fato interessante é a ferrovia passar por Bangu antes de passar em Guaratiba :ttn:

Dá a impressão que o que era considerado Guaratiba era muito maior do atual bairro e que talvez a Barra da Tijuca fosse considerado até onde é hoje o início da Barra.

Hoje para termos acesso ao início de Guaratiba a partir do subúrbio da zona oeste, só pela Estrada do Magarça, entre Inhoaíba e C.Grande.

Por isso a minha opinião

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF da Capital a Guaratiba

Mensagem por DadoDJ » 27 Jan 2012, 19:53

Realmente, é muito interessante !
Imagina se tivéssemos estas ferrovias hoje em dia, que show !
<o>
Paulo, o traçado tracejado citado por você é o da EF Sapucahy que iria de Botafogo a Angra dos Reis. Essa ferrovia projetada que citei é a EF Capital a Guaratiba (estranha essa denominação, né ?).
Mas você reparou bem: eu não tinha visto esta ferrovia de Botafogo a Angra traçada neste mapa da EF Valenciana !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: EF da Capital a Guaratiba

Mensagem por Paulo ITT » 28 Jan 2012, 17:21

Andaraí, o Rio dos Morcegos
Andaraí é um bairro localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, entre os bairros da Tijuca, Vila Isabel e Grajaú.
Seu nome provém da expressão indígena “Andirá-y”, que significa “Rio dos Morcegos”, na linguagem dos índios tamoios que habitavam a região.
O “Rio dos Morcegos” hoje é denominado Rio Joana, que atravessa o bairro, dividindo as duas pistas da Rua maxwell. Inicialmente colonizadas por padres jesuítas no século XVI para o cultivo de cana-de-açúcar, o antigo Andaraí era subdividido em Andaraí Grande Andaraí atual, Vila Isabel, Grajaú e Aldeia Campista) e Andaraí Pequeno (Tijuca).
Já no século XIX, o termo “Andaraí Grande” foi abolido, dando origem aos bairros de Vila Isabel (1873), Aldeia Campista e Grajaú (1912). A primeira rua aberta no bairro do Andaraí foi a “Estrada do Andarahy”, em 1875, que atualmente tem o nome de Rua Barão de Mesquita."Fraldeando as Serras de Jacarepaguá e Bangu"

http://eusoudavila1.blogspot.com/2009/0 ... bro-o.html


Parece ser mais ou menos este o traçado.
Central - São Cristóvão, entrando pelo boulevard 28 de Setembro ou pela Maxwel - Vila Isabel.
Subia a atual Av. Menezes Cortes ou passava por túnel até o final da estrada dos Três Rios, Est. do Pau Ferro,
Geremário Dantas - Tanque - Est. do Cafundá - Est do Catonho - Sulacap - Mal Fontenelle - Realengo (talvez encontrando com o atual ramal de Mangaratiba) - Av de Santa Cruz - Estrada do Pré - Talvez daqui margeando o Rio Cabuçu atingindo Guaratiba e Barra de Guaratiba, ou pela Est. do Cahamorra ou ainda Olinda Ellis Cambotá Est do Mato Alto (por onde já passavam os bondes, caminho do futuro BRT*ou BlaRgT* :lol: )

O traçado fica para mais tarde, a puliça :WUB: já me chamou dizendo que tá na hora.

* <|-|>
Já patenteei o nome BlaRgT

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: EF da Capital a Guaratiba

Mensagem por Paulo ITT » 29 Jan 2012, 14:22

Adenilson escreveu:Pessoal,
Muito interessante!

O que parece é que Guaratiba era um distrito do Rio.
Outro fato interessante é a ferrovia passar por Bangu antes de passar em Guaratiba :ttn:

Dá a impressão que o que era considerado Guaratiba era muito maior do atual bairro e que talvez a Barra da Tijuca fosse considerado até onde é hoje o início da Barra.

Hoje para termos acesso ao início de Guaratiba a partir do subúrbio da zona oeste, só pela Estrada do Magarça, entre Inhoaíba e C.Grande.

Por isso a minha opinião
Eu tinha um livro que mostrava Grumari e Prainha como sendo pertencente à Guaratiba que era um subregião de Campo Grande, depois mudaram, passaram estas praias para a região da Barra/Jacarepaguá e bem depois criaram a região administrativa de Guaratiba (incluindo Barra de Guaratiba /Restinga da Marambaia, Ilha de Guaratiba e Pedra de Guaratiba). Não sei se por questões geograficas ou especulativa fizeram as mudanças.
Só não mudaram o nome de Ilha de Guaratiba em pleno terra firme. Diz a lenda que morava um ingles muito rico na região dono de uma grande propriedade de nome Willian. O povo falava sítio do seu "ILHA" de Guaratiba em vez de Willian de Guaratiba, daí que o nome ficou como Ilha de Guaratiba.
:lol:
Parece mas não é piada, assim como Nova Iguaçu conhecida como Maximbomba, que na realidade era Machine Bomb. Forró que era For All, um baile para todos não só para a elite, e por aí vai...................
_____________________________________________________________________________________________
A propósito, esta linha poderia também passar pela Estrada do Bandeirantes e "furar" a serra da Grota Funda como no projeto anterior que ia para Angra, é uma 2ª opção.
Como podemos ver não há nada de novo debaixo do sol, Nada se perde nada se cria tudo se copia, vide o BlaRgt da Transoeste que vai passar por este túnel pensado há mais de meio século.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: EF da Capital a Guaratiba

Mensagem por DadoDJ » 30 Jan 2012, 14:14

Grande Paulo !
Talvez o percurso seja este mesmo ... não tive como analisar agora, mas acredito que seja por aí mesmo. Estou sem internet em casa e no serviço, só no celular, o que me limita um pouco nos comentários.
Depois vou ver com mais calma as informações.
E sobre os nomes "abrasileirados", não sabia dessa de Maxambomba ... kkkkkkkkk maneiro !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Abandonados,cancelados ou não concluídos”