Pessoal.
Eu abri o tópico, mas não tive tempo de postar.
O motivo pelo qual abri esse tópico foi para debater idéias sobre o transporte metropolitano da nossa cidade, sobretudo o transporte de massa como trens e metrô, que é o motivo pelo qual estamos aqui.
Outro dia, pesquisando sobre os projetos de expansão do metrô, li que havia a intenção de estender a linha de metrô a partir da Pavuna até Vila de Cava e haveria interseção de estações até Belford Roxo com as da Supervia.
Como a linha 2 já está muito extensa, os """"""""""gênios""""""""""' ou jeguios do nosso transporte mostraram-se a favor de arquivar a idéia.
De qualquer forma, sou totalmente contra!
Não em relação a Vila de Cava, mas ao método proposto.
Outro dia estive pensando ao me deslocar de carro para a casa dos meus sogros e até comentei com a minha esposa sobre a minha idéia ao passar pela Pastor Martin Luther King Jr. (Automóvel Clube).
Vamos lá. Não pensem que estou "viajando na maionese".
Em Del Castilho há um espaço enorme para integração e manobra de linhas e na maioria do trecho a Pastor M.L.King possui espaço para acréscimo de linhas.
Aproveitando toda a estrutura de viadutos e estações construídas pelo metrô, eu acrescentaria mais 2 trilhos e transferiria tudo para a ferrovia.
A linha 1 do metrô seria desviada a partir de Del Castilho para o fundão e Ilha possuindo as estações ITAÓCA, BONSUCESSO (Integração com a Supervia e teleférico), CENPES, CIDADE UNIVERSITÁRIA E AEROPORTO DO GALEÃO, salientando que nessa região há carência de transporte.
As linhas do metrô existentes serviriam para o trem e mais duas linhas seria construídas.
O ramal de Belford Roxo, que seria o de Cava passaria a ter 4 linhas com trens diretos e paradores nos horários de pico.
O trens diretos parariam de Vila de Cava até Belford Roxo e a partir daí somente em Pavuna, Irajá, Del Castilho, Triagem e São Cristovão.
Os paradores iriam até São Mateus, que teria o seu ramal reativado e sendo assim, Pavuna não seria fim de ramal.
Pare evitar o esvaziamento da outrora linha auxiliar, a linha de passageiros seria estendida até Andrade Araújo podendo ser construída uma plataforma em São Mateus para atender esse ramal diretamente.
A outrora linha circular não seria mais circular.
Todo esse pensamento acima foi feito em articulação com idéias que tenho para o metrô e que postarei em tópico mais específico.