Recuperação de ramais ferroviários.

Publique aqui o que vier no seu pensamento. Tem um bom projeto ? Acha que seria viável e importante para o desenvolvimento no transporte local ? Não tema, poste aqui a sua idéia. Quem sabe ela não se torna realidade ...
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Adenilson
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Recuperação de ramais ferroviários.

Mensagem por Adenilson » 01 Mar 2013, 15:33

Esse tópico visa que idéias sejam dadas para a recuperação da malha ferroviária do Rio de Janeiro, principalmente com o objetivo do funcionamento integrado com as linhas de metrô, servindo como complemento de serviço mútuo, visando a melhoria da qualidade do transporte de massa.

Adenilson
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Re: Recuperação de ramais ferroviários.

Mensagem por Adenilson » 04 Mar 2013, 10:22

Pessoal.
Eu abri o tópico, mas não tive tempo de postar.

O motivo pelo qual abri esse tópico foi para debater idéias sobre o transporte metropolitano da nossa cidade, sobretudo o transporte de massa como trens e metrô, que é o motivo pelo qual estamos aqui.

Outro dia, pesquisando sobre os projetos de expansão do metrô, li que havia a intenção de estender a linha de metrô a partir da Pavuna até Vila de Cava e haveria interseção de estações até Belford Roxo com as da Supervia.
Como a linha 2 já está muito extensa, os """"""""""gênios""""""""""' ou jeguios do nosso transporte mostraram-se a favor de arquivar a idéia.

De qualquer forma, sou totalmente contra! ##o##

Não em relação a Vila de Cava, mas ao método proposto.

Outro dia estive pensando ao me deslocar de carro para a casa dos meus sogros e até comentei com a minha esposa sobre a minha idéia ao passar pela Pastor Martin Luther King Jr. (Automóvel Clube).

Vamos lá. Não pensem que estou "viajando na maionese".

Em Del Castilho há um espaço enorme para integração e manobra de linhas e na maioria do trecho a Pastor M.L.King possui espaço para acréscimo de linhas.
Aproveitando toda a estrutura de viadutos e estações construídas pelo metrô, eu acrescentaria mais 2 trilhos e transferiria tudo para a ferrovia.

A linha 1 do metrô seria desviada a partir de Del Castilho para o fundão e Ilha possuindo as estações ITAÓCA, BONSUCESSO (Integração com a Supervia e teleférico), CENPES, CIDADE UNIVERSITÁRIA E AEROPORTO DO GALEÃO, salientando que nessa região há carência de transporte.

As linhas do metrô existentes serviriam para o trem e mais duas linhas seria construídas.
O ramal de Belford Roxo, que seria o de Cava passaria a ter 4 linhas com trens diretos e paradores nos horários de pico.
O trens diretos parariam de Vila de Cava até Belford Roxo e a partir daí somente em Pavuna, Irajá, Del Castilho, Triagem e São Cristovão.
Os paradores iriam até São Mateus, que teria o seu ramal reativado e sendo assim, Pavuna não seria fim de ramal.

Pare evitar o esvaziamento da outrora linha auxiliar, a linha de passageiros seria estendida até Andrade Araújo podendo ser construída uma plataforma em São Mateus para atender esse ramal diretamente.
A outrora linha circular não seria mais circular.

Todo esse pensamento acima foi feito em articulação com idéias que tenho para o metrô e que postarei em tópico mais específico. okk

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DadoDJ
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Re: Recuperação de ramais ferroviários.

Mensagem por DadoDJ » 04 Mar 2013, 14:18

Caramba, Adenilson !
Achei a idéia, além de original, muito bem pensada e criativa !
E viável economicamente ... há muita demanda por transporte público nessas regiões citadas. Seria algo excelente se existisse um sistema assim.
Show de bola !
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Adenilson
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Re: Recuperação de ramais ferroviários.

Mensagem por Adenilson » 05 Mar 2013, 09:33

Pois é Dado.
Realmente ouvi falar que queriam estender a linha 2 até Vila de Cava passando por Belford Roxo.
Agora imagina a linha 2 com toda essa extensão.
É claro que teria que haver um estudo para evitar o esvaziamento das estações intermediárias, tais como São Cristovão, Maracanã, Triagem e Maria da Graça.
Esse estudo teria que ser baseado no percentual dos usuários dessas estações que utilizam o trecho de uma delas até àlguma estação depois de Del Castilho.
Porém se o grande percentual for mesmo de pessoas que vão para o centro, então não haveria o esvaziamento.

Se o estudo apontasse tal esvaziamento, então poderia se fazer o inverso. Manter a linha 2 como metrô e colocar apenas linhas de trens diretos com parada até a Pavuna e passando pelo antigo traçado da Rio D'ouro sem paradas até Del Castilho onde retornaria as paradas normais.
A única exceção seria Irajá, pois ali seria um ponto de conexão.
Também não faria sentido um trem vindo de tão longe fazer todas as paradas onde o metrô já realiza.
O maior percentual de pessoas que vém de Belford Roxo e adjacências é ir para o centro e rápido e o atual traçado do metrô é bem mais retilíneo que o traçado da ex-linha auxiliar.

Nessa segunda opção, os trens da outrora linha auxiliar continuariam com a idéia 1, de ir até Andrade Araújo, passando por Costa Barros sem ir a Pavuna para dividir o fluxo, passando por Eden e Tomazinho por linha eletrificada, e se houvesse demanda, até mais longe.
Porém nessa segunda opção não faria sentido a reconstrução do ramal de São Mateus. okk

DadoDJ escreveu:Caramba, Adenilson !
Achei a idéia, além de original, muito bem pensada e criativa !
E viável economicamente ... há muita demanda por transporte público nessas regiões citadas. Seria algo excelente se existisse um sistema assim.
Show de bola !
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