Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Publique aqui o que vier no seu pensamento. Tem um bom projeto ? Acha que seria viável e importante para o desenvolvimento no transporte local ? Não tema, poste aqui a sua idéia. Quem sabe ela não se torna realidade ...
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Adenilson » 16 Set 2012, 16:09

Dado, Melekh, Luiz Eduardo, Thiago e outros grandes foristas.

Lamentável o que ocorreu com os resquícios da ferrovia, mas vocês já ouviram falar na tática do judô?
Usar a força do oponente contra ele próprio.
Sei que é revoltante essa situação envolvendo o saque dos trilhos, levando-nos até quase a digitação de palavrões ##o## , mas vamos pensar o seguinte:

Os trilhos estavam muito oxidados e não sei se um agente do governo iria deixar esse material lá, assim como acho que dificilmente tais trilhos teriam recuperação, pois pela foto e pelo que vi em loco com o Melekh, a oxidação era tanta, que parecia até ter havido perda de material.
Mesmo que houvesse um projeto para a preservação da memória da ferrovia, os trilhos oxidados poderiam sofrer um boicote.

Temos uma data, pelo que o Dado disse, entre 06/09 e 09/09 onde os trilhos poderiam ter sido arrancados, então pode ficar mais fácil investigar.

O Dado e o Júlio fizeram um colossal trabalho fotográfico dos trilhos e há fotos de todos os ângulos.
Eu também estive lá com o Melekh quando fomos investigar coisas sobre Cesário Machado e deveriam ter ali por volta de 6 ou 7 metros de trilhos.
Com todas as fotos que o Dado tem e posição dos trilhos não seria difícil recolocar os trilhos e novinhos em folha.

Sei que não é a mesma coisa. É como fazer a réplica de um quadro famoso, mas levando-se em consideração as premissas acima, tal reconstituição ainda poderia vir acompanhada de dormentes, o que não havia mais no local.

Além disso, se for para dar uma idéia e evitar uma depredação a essa reconstituição de trilhos, seria legal colocar em cima deles uma réplica de uma das locomotivas da Rio D'ouro, operantes naquele período, fabricada em material não oxidante e com placas informativas e mapas da velha ferrovia.

Pessoal. Vamos usar a força do adversário contra ele próprio.

Um abraço.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Luiz Eduardo » 16 Set 2012, 17:07

^^ Você está certo, Adenílson. Peço até desculpas a você a aos demais foristas pela forma que me expressei. O que doi é saber que ali foi o que sobrou da variante original e agora serão só lembranças.

Mas vamos pensar pra frente. O trabalho que voces fazem sobre a RdO não pode e jamais será esquecido. Que venham os projetos e nossa força para mudarmos isso.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por DadoDJ » 16 Set 2012, 21:40

Adenilson, sábias palavras.
Minha primeira idéia era a de realmente preservar o material original. Mas a idéia de uma réplica, com a implantação de novos trilhos e dormentes é uma ótima idéia !
Me lembrei logo do projeto que foi implantado no município de Quissamã, no norte-fluminense, terrinha de meus avós e tios paternos: construiram uma réplica da estação da Freguezia, no centro da cidade; colocaram trilhos novos (mas a bitola não foi reproduzida à risca, ficou meio estranho) e dormentes. Mas o mais legal é que conseguiram encontrar e resgatar um pedaço de trilho original e colocaram em exposição, mantido em uma caixa de vidro, ao lado das réplicas de linha e da estação.
Poderia ser feito algo assim aqui também !
E em relação à locomotiva, me sugeriram isso também ... é uma ótima idéia !

Me sinto bem mais calmo agora. Muito obrigado, Adenilson !

Mas ... de qualquer forma, eu produzi um vídeo ainda com os trilhos originais e como está o local hoje. Considerei este um dos melhores vídeo que produzi, ficou tão emocionante quanto polêmico, então não sei se divulgo aos meus contatos, pois o vídeo ficou meio contundente (claro, eu estava no calor da revolta, e vejam que isso é muito dificil de acontecer comigo !).

Assistam e opinem, por favor. Ah ... eu chorei quando assisti o projeto final ! Impressionante ...


Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Adenilson » 17 Set 2012, 08:32

Preclaro Luiz,
Fica tranquilo, pois entendi a sua reação.
A retirada dos trilhos seja lá por qual motivo já nos traria uma grande decepção, mas quando percebemos que provavelmente foi por pura depredação, é como se fosse um cuspe na cara de todos que adoram a ferrovia.
O "X" da questão no meu texto, foi que eu quis enfatizar o trabalho fotográfico do Dado e do Júlio há quase 3 anos, o denominando de colossal, pois eles tiraram fotos de tantos ângulos que não seria difícil reproduzir os trilhos onde estavam. Quando as fotos foram tiradas, nem eles imaginaram que as mesmas teriam uma utilidade futura tão valiosa.
A oxidação dos trilhos, se o parque fosse utilizado para fins de recreação de crianças, poderia gerar insalubridade, salvo se recuperados, mas percebi ao vivo, quando fui lá, inúmeros poros nos trilhos, que mostravam perda de material.
Quis dar a entender no texto que a situação não era e não é irreversível. okk

Dado: Valeu. Espero ter podido ajudar.
Faça o maior número de cópias das fotos que você puder.
Parabéns também pela edição do vídeo também e pela escolha do fundo musical que incrementou o clima de dramaticidade no trabalho. Mas uma vez DJ, sempre DJ.

Abraço a todos. okk
Luiz Eduardo escreveu:^^ Você está certo, Adenílson. Peço até desculpas a você a aos demais foristas pela forma que me expressei. O que doi é saber que ali foi o que sobrou da variante original e agora serão só lembranças.

Mas vamos pensar pra frente. O trabalho que voces fazem sobre a RdO não pode e jamais será esquecido. Que venham os projetos e nossa força para mudarmos isso.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por DadoDJ » 17 Set 2012, 14:19

Valeu, Adenilson ! Obrigado pelos comentários e elogios.
Vou hoje à noite preparar um dossiê e, junto com o projeto que tenho como sugestão para o local e as demais sugestões passadas por todos os membros do fórum, enviar a diversas entidades governamentais e/ou de preservação.
Tomara que dê certo !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por rodrjgw » 19 Set 2012, 09:56

Melekh, sei que o senhor é aventureiro e já enfrentou diversas situações de perigo, mas tome cuidado nesta região! O terreno em questão e o "local ligado a um partido político" são "poses" dos milicianos da região, os mesmos que ocuparam terreno que pertencia as oficinas e da r. Gandavo. São pessoas poderosas e muito perigosas.
Melekh escreveu:Em tempo,


:X:
Ao lado do terreno tem um local ligado a Partido Político.

Eu estava olhando o terreno por cima do muro, quando aproximou um homem, que me perguntou o que eu estava olhando; ele disse que era o dono do terreno.

Falei para ele que o terreno pertence a ferrovia, a E. F. Rio D'ouro e ele teve a cara de pau de me dizer que os trilhos passavam do outro lado.

Falei que tenho fotos e mapas comprovando que era da ferrovia e ele saiu de mansinho, mas afirmando que era dele o terreno.

Agora no local tem tapume de madeira, creio que em breve o terreno será invadido e mais, tem politico metido nessa invasão.

O que podemos fazer alguma coisa em relação a isso?

>88

Temos que agir rápido.
wll
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

RODRIGO MONSORES
Usuário Prata
Mensagens: 76
Registrado em: 29 Out 2011, 12:11

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por RODRIGO MONSORES » 19 Set 2012, 17:26

Galera , boa tarde ... estou lendo os comentários sobre a retirada dos Trilhos na praça em Maria da Graça ...
E pensei :
Será que foi alguém da prefeitura ou do Estado ( governo em geral ) ... ?
Ou será que foi esses viciados ( moradores de rua , mendigos , etc ) que retiraram os trilhos para vender como ferro e ganhar uma esmola pra comprar Crak ???

É só uma linha de raciocínio que eu ainda não tinha pensado ... e de repente veio isso na cabeça ... De qualquer forma é uma punhalada no coração dos amantes das ferrovias .

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por Luiz Eduardo » 19 Set 2012, 19:13

^^ Eu acho que seria difícil para os cracudos tirar os trilhos dali. Isso demandou um mínimo de organização. Malditos!

Mas ficam os dedos e vão-se os anéis. Teremos dias melhores, se Deus quiser. E Ele há de querer!
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Praça Antonio Gabrielli - Resquícios da EF Rio d'Ouro

Mensagem por DadoDJ » 20 Set 2012, 11:17

Pessoal, segundo informações que recebi, os trilhos foram mesmo removidos pelos usuários de drogas locais e vendidos a ferros-velho. Como dito na mensagem que recebi, os trilhos foram literalmente "fumados" provavelmente no ramal de Belford Roxo ...
ptz
Em relação a criação de um marco histórico em memória à ferrovia, vou entrar em contato com algumas instituições preservacionistas sobre algum local mais apropriado para sugestão de criação desse marco, que pode ser também na praça em Higienópolis.
Alguém tem alguma outra sugestão de local sem ser ali ? Acho bem simbólico lá, pois era um dos, se não o, últimos resquícios da ferrovia ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Nossos projetos”