Dúvida (ou viajando na maionese)

Espaço para a sua participação ! Opine sobre o fórum, dê sua sugestão, critique, elogie, enfim ... o espaço é seu ! Fique a vontade !
Responder
Marcelo-Loabto
Usuário ativo
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Fev 2013, 15:00

Dúvida (ou viajando na maionese)

Mensagem por Marcelo-Loabto » 25 Dez 2013, 09:34

Bom dia Senhores. Feliz Natal. E devido as compras de Natal é que hoje escrevo.
Dia 23 dezembro eu e minha esposa resolvermos ir ao supermercado Guanabara no Centro de São João de Meriti para fazer as compras da ceia. Linda data para ir ao comércio (momento irônico). Pois bem, Moramos em Coelho da Rocha e fomos de ônibus que durante este percurso vai beirando, hora de uma lado, hora de outro o Ramal Belford Roxo. Em determinado momento a Rua da Matriz xdeixa de ser mão dupla (na altura do Cemitério Israelita de Vila Rosali) e o motorista é obrigado a descer rua Delfin Moreira e sair na Av. Getúlio de Moura (na altura do bairro Vila Tiradentes). Seria uma viajem de no máximo 20 minutos se não fosse um super-mega-power engarrafamento que iniciou na metade da DESCIDA da Delfin Moreira. Como o máximo que o coletivo fez foi adentrar a avenida Getúlio de Moura, eu minha esposa, depois de ficarmos sentados no ônibus que não conseguir se locomover, decidimos ir a pé até o centro de Meriti. A av.Getúlio de moura é sinuosa. Lembrei que meu pai chamava essa rua de CAMINHO DE MINAS. pois bem íamos caminhando, com muitas pessoas fazendo o mesmo, e para minha surpresa em vários pontos vi fincado na calçadas, na posição vertical, servindo como obstáculos para pessoas não estacionarem pedaços de TRILHOS. A partir desse momento comecei a "viajar na maionese": "Poxa, O ramal de Belford Roxo está quase aqui ao lado, mais a frente chegaremos a extinta estação de São João de Meriti, aqui era o tal "caminho de Minas", há esses tocos de trilhos, será que "algo" de ferrovia passou por aqui. Mas eu nunca li nada sobre esse trecho. Sem falar que muitas ruas que cruzam a Getulio de Moura São Verdadeiras Subidas ìngrimes. Devo estar louco". Senhores printei um pedaço do trecho no Google Maps, e gostaria da ajuda de vocês. o caminho de "A" a "B" é parte da av. Getúlio de Moura que fiz a pé. A parte com traços marrom é onde localizei os tais pedaços de trilho. os riscos em rosa são as ruas que são subidas muito íngremes. a seta vermelha apontando a bola verde é onde havia nos anos 90 a estação de São João de Meriti (hoje é um calçadão). as Setas Pretas indicas os ramais Belford Roxo e cargueiro da RMS. A seta azul claro com o ponto de interrogação é onde está a minha dúvida. Agradeço a atenção e um abraço.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
brunno
Usuário Ouro
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Set 2011, 14:09
Localização: São Gonçalo
Contato:

Re: Dúvida (ou viajando na maionese)

Mensagem por brunno » 25 Dez 2013, 11:19

Marcelo Lobato

Próximo ao que você relatou tem a estação de São Matheus e a antiga circular da Pavuna, que ia de São Matheus até a estação de Thomasinho. De repente sejam trilhos desse curto ramal. Repare se nas ruas ainda tem os postes com catenárias.

okk
O Brasil tem que voltar aos trilhos e só assim marcharemos rumo a um futuro digno.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dúvida (ou viajando na maionese)

Mensagem por Luiz Eduardo » 25 Dez 2013, 20:39

Vou resumir aqui o seu esquema: A rua Manoel Francisco da Rosa e a rua Dep. Rubens Paiva de um lado e a Av. Doutor Arruda Negreiros do outro tinham no meio delas o Ramal Circular da Pavuna. Pode-se dizer que ali formava (assim por se dizer) um dos caminhos para MG. Os trens da Leopoldina para MG passaram a seguir por esse ramal para alcançar a Linha Auxiliar após o fechamento do trecho entre Vila Inhomirim x Três Rios. As outras ruas vc pode deletar, pois nunca passou ferrovia por ali.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Responder

Voltar para “Sugestões e opiniões”