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MP-RJ pede suspensão de obras da linha 4 do metrô

Enviado: 03 Nov 2011, 22:06
por Paulo ITT
MP-RJ pede suspensão de obras da linha 4 do metrô

Ação Civil Pública diz que há ilegalidades no licenciamento do projeto
Hoje às 20h22 - Atualizada hoje às 20h24

O Ministério Público do Rio (MPRJ) pediu suspensão das obras da Linha 4 do Metrô até que seja concluído todo o processo de licenciamento ambiental. Com o apoio de 18 associações de moradores, a ação aponta as ilegalidades no licenciamento do projeto, que teve metade do traçado original descaracterizado, e suas consequências para a vida dos moradores da cidade. Os alvos da ação são o Governo do Estado, a Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (Riotrilhos), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Concessionária Rio-Barra S/A e a CBPO Engenharia Ltda.

O objetivo é fazer com que os réus apresentem o projeto completo da Linha 4 à sociedade, suspender a licença parcial concedida para projeto distinto do que está em execução, invalidar a “averbação” concedida ilegalmente à licença ambiental da Estação General Osório, integrante da Linha 1, e assegurar que a Estação Gávea seja executada em dois níveis distintos, de forma a permitir a futura ligação da Barra com o Centro, da Zona Sul com a Barra, da Tijuca com a Zona Sul (por meio da Estação Uruguai) e do Centro com os bairros de Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico e Lagoa.

O traçado original da Linha 4 do Metrô, já licitado, licenciado e aprovado pela população, previa a ligação da Barra da Tijuca à Linha 1 por meio das seguintes estações: Jardim Oceânico – São Conrado – Gávea – Jóquei (Jardim Botânico) – Humaitá – Morro de São João (Botafogo). No entanto, o projeto em execução prevê a configuração Jardim Oceânico – São Conrado – Antero de Quental – Jardim de Alah – Praça da Paz – General Osório 2.
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http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/ ... -do-metro/

vv

Re: MP-RJ pede suspensão de obras da linha 4 do metrô

Enviado: 08 Nov 2011, 10:36
por Paulo ITT
Infelizmente o governo insiste em um equívoco para consertar os dos governos anteriores.
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OUTRA OPINIÃO: O melhor para o Rio

Publicada em 07/11/2011 às 18h01m
REGIS FICHTNER

Em 1998, o estado realizou a licitação da Linha Quatro do metrô. O objetivo era fazer a ligação da Barra da Tijuca com o sistema metroviário existente. Em razão disso, o edital previu que seriam construídas as estações Jardim Oceânico, São Conrado e Gávea, e que o vencedor escolheria o melhor trajeto para conectá-las à Linha Um. Como a estação Botafogo era a mais próxima da então existente, o licitante escolheu o trajeto via Humaitá para se conectar à Linha Um em Botafogo. Passaram-se 12 anos e o estado não executou as obras da Linha Quatro. Neste tempo, foram construídas as estações de Copacabana, e a General Osório, em Ipanema. Quando o atual governo tomou a decisão de implementar a Linha Quatro, a estação mais próxima da Gávea não era mais Botafogo, mas General Osório.

O metrô subterrâneo é o melhor sistema de transporte urbano existente. Ele tem uma capacidade enorme de carregamento, melhora o trânsito e traz efeitos benéficos ao meio ambiente, retirando das ruas carros e ônibus. Por isso, em todo o lugar do mundo, o metrô é sempre realizado prioritariamente onde está a maior concentração de pessoas e onde beneficie o desenvolvimento estratégico da cidade.

Estudos demonstram que o metrô, se seguisse o trajeto via Humaitá, carregaria cerca de 142 mil passageiros por dia, enquanto que no trajeto a Ipanema carregará cerca de 342 mil passageiros. Pelo Humaitá teríamos menos 850 veículos/hora nas ruas, ao passo que por Ipanema teremos menos 2 mil. Além disso, o metrô foi licitado de forma que o passageiro teria que pagar uma tarifa de cerca de R$ 12, tendo que baldear em Botafogo e pagar mais R$ 3,10 para chegar ao Centro. Seria a passagem mais cara do mundo. No trajeto escolhido pelo atual governo o passageiro não precisará fazer baldeação na estação General Osório para seguir pela Linha Um, e pagará apenas o valor de R$ 3,10 para utilizar toda a malha metroviária existente. O passageiro da Barra levará apenas 33 minutos para chegar à estação Carioca, no Centro. Ressalte-se ainda que a estação da Gávea será preparada para que o metrô seja continuado para uma futura ligação ao Centro da cidade via Humaitá.

A operação do metrô se encontra prejudicada pela falta de trens. Desde que foi iniciada não se comprou trem novo. Isso faz com que o tempo entre os trens chegue a seis minutos, causando superlotação. É compreensível, portanto, que as pessoas que não conhecem o metrô tenham a percepção de que o prolongamento da Linha Um, colocando mais pessoas no sistema, pudesse fazer com que os trens ficassem mais cheios. Acontece que já foram comprados 114 novos carros, que começam a chegar no ano que vem, o que eliminará a superlotação. Para a Linha Quatro serão comprados mais 102 carros. E não se diga que a conexão Linha Quatro/Linha Um, que terá 29 km, será muito longa. Outros metrôs têm linhas muito mais longas (Londres 74 km, Xangai 63 km, Nova York 49 km, Seul 60 km etc.) e operam normalmente.

A orla da cidade do Rio de Janeiro é um polo de lazer e atração turística. Dotá-la de um sistema de transporte rápido, seguro, que diminua os engarrafamentos e melhore o meio ambiente colaborará em muito para tornar a nossa cidade ainda mais maravilhosa.

REGIS FICHTNER é secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro.

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/201 ... 749747.asp
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CREA, Clube de Engenharia, o próprio planejador do metrô e a população estão errados e só este governinho é que é o certo.
É milicia na segurança, na saúde, nos transportes e em tudo o que é setor estratégico de base para a sociedade.
:brrb: nnoo :brrb: nnoo