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Obras da Linha 3 do Metrô começam em janeiro de 2013

Enviado: 30 Abr 2012, 10:59
por DadoDJ
Em um mês será lançada a modelagem do edital, definindo as regras da
Parceria Público Privada


O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (24/04), durante a cerimônia do
PAC Mobilidade, a liberação dos recursos para a implantação da Linha 3 do
metrô, ligando Niterói a São Gonçalo. Realizado pela Secretaria de Obras no
âmbito do PAC 2, o metrô será responsável pela integração dos dois
municípios, com possível extensão até Itaboraí, onde está sendo construído o
Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Os investimentos públicos
totalizam R$ 1,734 bilhão, sendo R$ 500 milhões do Orçamento Geral da União
(OGU), R$ 774 milhões do BNDES, R$ 200 milhões de financiamento com o Banco
do Brasil e R$ 260 milhões de compensação ambiental.

A Linha 3 começa na estação Arariboia, num projeto do arquiteto Oscar
Niemeyer, desenvolve-se ao longo de um trecho de 22 km, sendo 17,7 km em
viadutos e 4,3 km em superfície, ligados por 14 estações, possuindo ainda um
estacionamento e garagem para pequenos atendimentos e reparos em Barreto e
um Centro de Manutenção, em Guaxindiba. O projeto da estação Arariboia irá
compor o Caminho Niemeyer, sendo um presente à população.

– Em um mês será lançada a modelagem do edital, definindo as regras que a
Parceria Público Privada (PPP) terá que seguir. Em outubro o edital será
lançado e nossa previsão é que em janeiro de 2013 possamos contratar e dar
início às obras – disse o secretário de Obras, Hudson Braga.

O metrô atenderá a grande necessidade de transporte de passageiros gerada
pelos municípios atingidos, além de garantir o deslocamento intermunicipal
da população dos municípios abrangidos, de aproximadamente 1,7 milhão de
habitantes. Calcula-se que 70% dos usuários da Linha 3 terão como destino a
cidade do Rio de Janeiro, utilizando a Estação Arariboia, a maior estação do
sistema, como estação terminal e de integração. Essa estação ficará ao lado
de onde hoje encontra-se o terminal das Barcas e será construído um terminal
intermodal, integrando os sistemas de metrô, barcas e ônibus municipais e
intermunicipais, atendendo aproximadamente 600 mil passageiros/dia, compondo
a maior integração intermodal do país e a primeira a incluir um terminal
aquaviário.

A outra estação terminal é Guaxindiba, localizada próximo à BR-101, que
permitirá a integração intermodal com os municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio
Bonito e Magé, garantindo o deslocamento até Niterói e Rio de Janeiro. Há
uma expectativa de ampliar o sistema até Itambi, em Itaboraí, para atender
os funcionários do Comperj, e Visconde de Itaboraí.

O projeto de revitalização da estação Barreto prevê a recuperação da antiga
estação ferroviária, atualmente desativada. Já a estação Vila Lage, a
primeira de São Gonçalo, ajudará a estruturar o transporte de massa na
região. Aquela área hoje é servida apenas por ruas, que acabam com grandes
engarrafamentos, prejudicando a economia local e o meio ambiente. Na Praça
do Zé Garoto, no Centro de São Gonçalo, haverá dois acessos, para atender ao
grande fluxo de passageiros na região. A expectativa é reduzir o tempo de
deslocamento entre as duas pontas da linha de duas horas para 40 minutos,
garantindo um transporte limpo e seguro.

http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibe ... -id=901918

Re: Obras da Linha 3 do Metrô começam em janeiro de 2013

Enviado: 16 Mai 2012, 01:17
por brunno
Só para esclarecer.

Barreto é uma pequena estação. Ao que o GERJ se refere é Maruy que era um grande pátio ferroviário.


[youtube]www.youtube.com/watch?v=4BEvn0u3R7o[/youtube]


To torcendo para isso, mas a cada notícia que recebo é aumentada em um ano o prazo para início das obras.

hmy hmy hmy hmy
o0 o0 o0 o0

Re: Obras da Linha 3 do Metrô começam em janeiro de 2013

Enviado: 16 Mai 2012, 16:09
por Adenilson
O prazo realmente é um problema, mas pelo menos agora estarão fazendo o que deveriam ter feito com a Rio D'ouro, criar as estações de metrô, mas preservando os prédios das estações de trem.