Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Espaço para debates variados e postagem de dicas, dúvidas e ajudas.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por DadoDJ » 20 Mai 2014, 18:04

Olá, amigos e amigas !
Hoje estive no Arquivo Nacional, em busca de mais informações históricas sobre ferrovias, mais especificamente, sobre a ligação ferroviária entre Cabo Frio e Macaé ou Rio Dourado, em Casimiro de Abreu. Até o momento eu não sabia se havia existido a linha até Rio Dourado, na linha do Litoral da EF Leopoldina, ou se ela havia chegado a Macaé direto. Pois bem, antes de encontrar a provável resposta, encontrei muitíssimas coisas interessantes, surpreendentes e incríveis !
Eu já havia ido ao AN em janeiro de 2013. O sistema de consulta é o mesmo: você entra, entrega sua identidade no primeiro balcão à esquerda. Te entregam um crachá de consulente e você se dirige ao primeiro corredor à esquerda. No balcão, também à esquerda, você recebe uma chave para guardar seus pertences, como mochila, celular etc em um armário com chaves numeradas. Dali, você segue em frente e novamente à esquerda, pede informações sobre o que quer pesquisar. É feito novamente um rápido cadastro e você recebe um registro, um cartãozinho para ficar contigo e na próxima vez se identificar mais facilmente.
Uma dica: no site SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional) pode-se efetuar uma pesquisa e anotar os códigos dos materiais para pesquisa e apresentar estes códigos ao atendente. Ele vai te levar a um dos computadores do AN e mostrar onde procurar os arquivos. Se você não tiver feito esta busca antes, lá pode-se fazer. Se o arquivo desejado não estiver digitalizado no sistema (apenas no sistema, na internet pouca coisa é disponibilizada), é necessário agendar a pesquisa do material com 4 dias úteis de antecedência.
Bem, chega de blá blá blá ... pesquisei no SIAN e vi os arquivos referentes à ferrovia no trecho após Cabo Frio. O atendente me mostrou a pasta na rede do AN onde os mapas estariam, mas de todos que eu anotei para pesquisar, apenas UM estava digitalizado ! Mas era "o" mapa, pois mostrava (com poucos detalhes) toda a extensão da linha, entre Cabo Frio e Rio Dourado. Havia também duas plantas longitudinais, mostrando o perfil altimétrico da linha e a construção da ponte sobre o Rio São João.
Mas antes de chegar a este mapa, quando o atendente me mostrou a pasta com 170 arquivos, não resisti e fiquei vendo um a um ... e tive várias surpresas, se pudesse via todos e ficava o dia inteiro lá, mas devo ter visto apenas uns 50 ... anotei e desenhei tudo que pude, e vou tentar passar para o Google Earth. O de mais relevante que vi lá e anotei foi:

Arquivo 003: Companhia Fazendas Reunidas Normandia, englobando os municípios de Nova Iguaçu e Itaguaí, mostrando toda a linha Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz, inclusive o trecho entre a ETE do Guandu e o limite com o Distrito Federal. Destque também para a Ponte Vitor Konder sobre o Rio Guandu, e uma antiga Ponte do Bananal, na altura do atual bairro Jardim Maracanã, em Seropédica, onde tenho familiares maternos. Ôpa, pintou expedição !
:lol:
Arquivo 0011_d0001: uma construção na base de um morro, indicado como Venda Grande, na antiga linha da EF Rio d'Ouro. Seria a estação ou uma venda ?
Arquivo 0106_b: primitiva linha da EF do Norte, entre Pilar e Entroncamento
Arquivo 0108_f1q: diversos projteos de retificação e modernização das linhas férreas entre Del Castilho e a Ponta do Caju. Detalhe: com elevação das linhas, como é hoje em Manguinhos !
Arquivo 0116_fl.2A: Comissão de Saneamento da Baixada Fluminense, contra a Febre Amarela. Mostra a região de Duque de Caxias, com a linha circular em detalhes, e um sub-ramal para uma Olaria, antes da estação !
:O
Arquivo 0116_fl.2b: idem acima, mas mostrando São João de Meriti, Nilópolis e Belford Roxo. EM Rocha Sobrinho a estação ficava no meio de duas linhas. Antes da estação havia um sub-ramal para uma fábrica. Mostra a posição exata da parada Areia Branca, da EFRO. Mostra a posição exata da estação Jacutinga, da Linha Auxiliar, e também da Parada Prata.
Arquivo 0116_fl2c: idem acima, mostrando Nilópolis e Nova Iguaçu. Mostra um sub-ramal do Matadouro de Nova Iguaçu. Mostra um complexo de linhas (talvez em bitola 0,60) em um complexo de fábrica de telhas em Mesquita ! E mostra também ... a misteriosíssima linha do "sub-ramal das laranjas" (nome dado por Anderson Novaes), onde hoje fica a Rodoviária da Coderte, em Nova Iguaçu.
Obs. quando criança, cheguei a ver os trilhos deste sub-ramal !
Arquivo 0116_f2_2b: triângulo em Andrade Araújo
Arquivo 0125: um simples, mas incrível e bastante intrigante mapa, mostrando toda a área da Fazenda São Bento (pertencente ao Mosteiro de São Bento !), e as linhas da EF Leopoldina cruzando a área. Mostra poucos detalhes, ele é mais voltado à divisão e limite de terras, mas o que me deixou bastante surpreso é que as duas linhas da EF do Norte estão desenhadas (uma via São Bento, Lote XV e Pilar e a outra mais recente, retificada), mas também UMA LINHA SEGUINDO PELA RUA JOAQUIM DA COSTA LIMA, em direção a Belford Roxo !!!
o0 o0 o0 o0 o0 o0 o0
Será que isso existiu mesmo ???
No canto esquerdo do mapa, o ramal de Xerém da EFRO, com as quilometragens assinaladas, como se fossem estações ou paradas.
Arquivo 0164: projeto abandonado de uma ligação Entroncamento (Piabetá) - Porto das Caixas
Arquivo 0537: a linha da EF Maricá, entre Cabo Frio e Rio Dourado.
Vi diversos outros arquivos, mas muitos não tinha muitos atrativos, outros sim (como um mostrando onde ficava o PT Caramujos, da EFCB) ... mas com mais calma voltarei lá, acabei indo tarde, e tinha compromissos depois ...
Bem, estou aos pouquinhos passando as informações pro computador e postarei aqui para debatermos. Posteriormente passarei tudo para os devidos tópicos ... vamos lá, já falei muito !
<_<
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por DadoDJ » 20 Mai 2014, 18:22

A linha circular de Duque de Caxias:
Percurso no Google Earth.jpg
Percurso no Google Earth sem marcação.jpg
Notem que o próprio Google Earth define a localidade como "Circular"
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por DadoDJ » 20 Mai 2014, 18:41

Um pequeno ramal ligando a EF do Norte a uma Olaria, próximo a Duque de Caxias:
Percurso.jpg
Seria essa abaixo a suposta Olaria ?
Suposta Olaria.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
rodrjgw
Usuário Prata
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Nov 2011, 00:38
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por rodrjgw » 20 Mai 2014, 18:47

DadoDJ escreveu:A linha circular de Duque de Caxias:
Percurso no Google Earth.jpg
Percurso no Google Earth sem marcação.jpg
Notem que o próprio Google Earth define a localidade como "Circular"
Agora faz sentido o nome do bairro ser "Circular" (não é só o Google que mostra isso, o bairro é oficial).
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por DadoDJ » 20 Mai 2014, 18:51

Estação Andrade Araújo e triângulo de manobras:
Triângulo de manobras e posição da estação.jpg
Mais tarde eu volto ...
;)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por DadoDJ » 20 Mai 2014, 20:58

Prolongamento da EF Maricá, ligando o PT Fonseca à estação de Rio Dourado, na linha do litoral da EF Leopoldina:


Exibir mapa ampliado

Obs.: este traçado pode sofrer modificações e atualizações, conforme mais dados e informações forem sendo obtidos.
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por DadoDJ » 20 Mai 2014, 21:32

Estação Rocha Sobrinho e desvio para uma antiga fábrica:
Desvio da fábrica.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por DadoDJ » 21 Mai 2014, 00:21

Localização da Estação/Parada Jacutinga (?), da Linha Auxiliar:
GE.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por Luiz Eduardo » 21 Mai 2014, 13:05

DadoDJ escreveu:Prolongamento da EF Maricá, ligando o PT Fonseca à estação de Rio Dourado, na linha do litoral da EF Leopoldina:


Exibir mapa ampliado

Obs.: este traçado pode sofrer modificações e atualizações, conforme mais dados e informações forem sendo obtidos.
;)
Bingo! Quase acertei esse traçado. Comecei por Tamoios e fui até próximo a Serramar. Não tenho previsão de voltar em Rio das Ostras tão cedo, mas qdo for farei uma expedição por lá. Agora já tenho a quase certeza do traçado final.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)

Mensagem por DadoDJ » 21 Mai 2014, 23:29

Vamos marcar algo em breve para a região, Luis, com certeza !
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Bate-papo, dúvidas e ajuda”