68 - Honório Gurgel

Informações e fotos sobre as estações da Linha Belford Roxo da SuperVia.
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Filipe Anacleto
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68 - Honório Gurgel

Mensagem por Filipe Anacleto » 13 Out 2020, 17:57

Imagem

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É uma estação da linha Belford Roxo

Na linha:
Anterior: Rocha Miranda
Atual: Honório Gurgel
Seguinte: Barros Filho

Saída para a Linha do Centro:
Seguinte: Deodoro Imagem
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Acessos:
Rua das Safiras
Rua Américo Rocha / Parque Madureira

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Pontos importantes ao redor:

Parque Madureira

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Horário de funcionamento:
04:45h às 21:45h (Segunda à Sexta)
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06:15h às 19:45h (Sábado)
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06:15h às 14:15h (Domingo e Feriado)
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Para saber outros horários a partir desta estação, acesse o site da SuperVia:

https://www.supervia.com.br/pt-br/servi ... sua-viagem

Selecione a estação de destino, a data e o horário que irá embarcar.
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Esquema da estação:

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Localização: Rua das Safiras, s/n - Honório Gurgel, Rio de Janeiro.


Dados técnicos e históricos:
Inauguração → 17/03/1905
Inauguração da atual construção → S/D

Distância à Central do Brasil → 21km
Distância à Belford Roxo → 11km
Altitude → 15m
Plataformas → Laterais (242m)
Área coberta (abrigos) → 109.5m
Número de passageiros por dia → S/D (Omitido pela SuperVia)

Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil Imagem (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. SuperVia - Trens Urbanos Imagem (1998-Atualmente)

Sobre a estação:

A estação foi inaugurada com o mesmo nome do rio que corta o bairro, o Munguengue - atual Rio Sapopemba.*

Em 1920, a estação foi rebatizada em homenagem ao Prefeito do Rio de Janeiro, de 1889 a 1900, Honório José da Cunha Gurgel do Amaral.*

Junto com toda a modernização da Linha Auxiliar, a estação também ganhou novas plataformas e novo mezanino no final da década de 70. A antiga passagem de nível ligando a Rua Américo Rocha com a Estrada João Paulo foi fechada e um projeto de viaduto (ver imagem abaixo) ligando a Rua Américo Rocha com a Rua Ururaí chegou a ser aprovado, mas nunca saiu do papel, deixando os moradores do bairro dependentes da Avenida Brasil, em Barros Filho, ou do Viaduto da Avenida dos Italianos, em Rocha Miranda.
Imagem
Projeto Aprovado de Alinhamento (PAA) mostrando a ligação que seria feita entre as Ruas Américo Rocha e Ururaí.
Acervo: Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU)

No dia 18 de maio de 2015, foi iniciado serviço regular de passageiros entre Honório Gurgel e Deodoro (ver imagem abaixo) utilizando-se da antiga Linha Auxiliar, até 2014 esta era utilizada somente pela Linha Japeri no pico da manhã. Sem maiores explicações, a linha foi desativada pouco tempo depois, fazendo com que os passageiros voltem a ter de ir até as estações Maracanã, São Cristóvão ou Central do Brasil para realizar transferência para as linhas Japeri e Santa Cruz.
Imagem
Informativo divulgado nas redes sociais da concessionária para divulgar o então novo serviço e suas vantagens.

*Informações retiradas do site da concessionária SuperVia:
https://www.supervia.com.br/pt-br/estac ... rio-gurgel

Imagens da estação:

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Em 2021(Autor: Victor Pedretti)

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Vista da passarela na altura da Rua Laura Brandão, sentido Central do Brasil.

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Em 2017(Autor: Edson Noronha)

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Panorâmica da estação e trem sentido Belford Roxo.

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Em 2015 e 2016(Autor: Filipe Anacleto)

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Vista da Plataforma 2 no dia da inauguração do atualmente extinto Serviço Circular Honório Gurgel - Deodoro, dia 18 de maio de 2015.

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Vista da Plataforma 1 na manhã de 15 de fevereiro de 2016.

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Em 1950(cedida por Wanderley Duck)

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Aspecto da estação em 06 de janeiro de 1950.

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Imagem aérea da estação (ao centro) e entorno no ano de 2020:

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Imagem aérea demonstrando a ligação da Linha Auxiliar com a Linha do Centro (Honório Gurgel - Deodoro):

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Linha Auxiliar (em lilás), Linha do Centro (vermelho) e a ligação (linha lilás diagonal).

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Imagens aéreas, destaque para a ligação com Deodoro, em 1951 (Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - AGCRJ)

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Área da estação, com destaque para o antigo triângulo ferroviário que existia próximo ao Rio Acari.

Imagem
Aérea na altura da atual favela do Muquiço, com destaque para o ramal da Fábrica Nacional de Vagões, atual ramal da Cimento Holcim, operado pela MRS.

Imagem
E o fim da ligação, já em Deodoro, mostrando parte da estação e parte do pátio (canto inferior direito).

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