64 - Tomás Coelho

Informações e fotos sobre as estações da Linha Belford Roxo da SuperVia.
Responder
Avatar do usuário
Filipe Anacleto
Administrador
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Ago 2014, 18:59

64 - Tomás Coelho

Mensagem por Filipe Anacleto » 17 Fev 2020, 02:38

Imagem

---------------------------------------
É uma estação da linha Belford Roxo

Na linha:
Anterior: Pilares (Cintra Vidal)
Desativada: Terra Nova
Atual: Tomás Coelho
Seguinte: Cavalcanti
----------------------------------------

Acessos:
Rua Moacir de Almeira
Avenida João Ribeiro

===============================
Horário de funcionamento:
04:45h às 21:45h (Segunda à Sexta)
-----------------------------------------
06:00h às 19:30h (Sábado)
-----------------------------------------
06:15h às 14:15h (Domingo e Feriado)
-----------------------------------------
=====================================
Para saber outros horários a partir desta estação, acesse o site da SuperVia:

https://www.supervia.com.br/pt-br/servi ... sua-viagem

Selecione a estação de destino, a data e o horário que irá embarcar.
===============================

Esquema da estação:

Imagem

Localização: Rua Moacir de Almeda, 68 - Tomás Coelho, Rio de Janeiro.


Dados técnicos e históricos:
Inauguração → 15/02/1908
Inauguração da atual construção → S/D

Distância à Central do Brasil → 14km
Distância à Belford Roxo → 18km
Altitude → 32m
Plataformas → Laterais (225m)
Área coberta → 72m (Plataforma 1: 25m | Plataforma 2: 47m)
Número de passageiros por dia → 720

Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Central do Brasil Imagem (1908-1965)
. Estrada de Ferro Leopoldina (1965-1975)
. Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) Imagem (1975-1984)
. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994)
. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998)
. SuperVia - Trens Urbanos Imagem (1998-Atualmente)

Sobre a estação:

Aberta em 1908 pela Estrada de Ferro Central do Brasil na então "Linha Auxiliar" (antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil), a estação leva o nome de Tomás José Coelho de Almeida, um notável político da época e que também foi diretor do Banco do Brasil. Possuía um grande apreço pelo transporte ferroviário, sendo responsável pela expansão deste por vários pontos do país.

Foi também o responsável por tirar do papel o Colégio Militar do Rio de Janeiro, na Tijuca.

Por muitos anos existiu uma passagem de nível logo após a estação, sendo esta palco de muitos acidentes graves e até fatais, por esses fatos ela foi considerada uma das travessias mais perigosas dos subúrbios, provavelmente fora fechada quando da construção do atual edificio da estação. Em 2012 foi entregue ao tráfego, pela Prefeitura, o Viaduto Francisco dos Santos, que refez a ligação entre os dois lados da Avenida João Ribeiro.

Imagem
Em primeiro plano um trem da Série 100 sentido Belford Roxo na antiga passagem de nível de Tomás Coelho.
(Acervo: Hugo Caramuru)

No fim de 2019 a estação deixou de ser um ponto de rápida ligação com o Centro ou Baixada, já que a velocidade dos trens foi reduzida para 30km/h, fazendo o trem cobrir o mesmo percurso com o dobro do tempo. O motivo alegado pela concessionária seriam as invasões ao leito ferroviário, cada vez mais frequentes, no trecho entre as estações de Triagem e Pilares, acarretando em prejuízo na operação pelo grande número de pessoas trafegando pela via férrea. A cada vez maior presença de meliantes e usuários de droga também tem trazido prejuízo aos passageiros da linha.

Imagens da estação:

=============================================================================

Em 2011 (Autor: David Rodrigues)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

=============================================================================

Em 2010 (Autor: Carlos Alberto Ramos)

Imagem

Imagem

=============================================================================

Frames de vídeo que mostram a estação no início dos anos 80 (Autor: Hugo Caramuru)

Imagem

Imagem

Imagem

=============================================================================

Imagem aérea da estação (ao centro) e entorno no ano de 2020

Imagem

=============================================================================

Trilhos do Rio

Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha

Responder

Voltar para “Linha Belford Roxo”