Rio de Janeiro e Nictheroy (1930) - Geographisches Institut J. Köhler

Espaço para compartilharmos mapas e plantas ferroviários, antigos ou atuais
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Rio de Janeiro e Nictheroy (1930) - Geographisches Institut J. Köhler

Mensagem por DadoDJ » 11 Mai 2015, 12:52

Pesquisando hoje na Biblioteca do Congresso Americano, vi um mapa bem peculiar. Datado de 1930, mostra as cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Mas o que me encafifou foi uma linha ferroviária desenhada em São Cristóvão, em um traçado que até ouvi falar algumas vezes, mas não sei se realmente existiu. Vejam o percurso, saindo de São cristóvão e alcançando o Cais do Porto:
Cidades de Rio de Janeiro e Nictheroy (1930) - Geographisches Institut J. Köhler.jpg
O mapa completo postarei em breve ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Marcelo-Loabto
Usuário ativo
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Fev 2013, 15:00

Re: Rio de Janeiro e Nictheroy (1930) - Geographisches Institut J. Köhler

Mensagem por Marcelo-Loabto » 11 Jun 2015, 13:39

Dado, boa tarde anteriormente eu havia postado umas fotos de trilhos próximo ao INTO, ( e consequentemente próximo ao Cais). Abaixo o link da postagem

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... f=43&t=682" onclick="window.open(this.href);return false;

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Rio de Janeiro e Nictheroy (1930) - Geographisches Institut J. Köhler

Mensagem por tche » 11 Jun 2015, 19:02

Olá pessoal. Não sei se essa linha realmente existiu, pois nunca ouvi falar dela, mas é possível que tenha sido apenas um projeto. Quanto aos trilhos no INTO, a região era cortada por trilhos vindos tanto do ramal da Marítima, como do terminal de Praia Formosa, Alfredo Maia, ou Barão de Mauá. Exatamente onde se situa o INTO, havia a fábrica de biscoitos Marilu, que possuía um pátio ferroviário e plataformas. A região portuária era rica em trilhos nas bitolas larga, métrica, e mista, bem diferente dos dias atuais, onde não existe um único trilho. De acordo com o mapa, a linha descia pela rua Ceará, rua São Cristóvão seguindo até o Cajú, o que é falso, tendo em vista que a Rua Ceará e a rua São Cristóvão nunca tiveram tráfego ferroviário. Na década de 1920, a passagem de nível da rua Ceará com a Francisco Eugênio foi fechada, só sendo reaberta no início de 2009, quando não havia mais qualquer tráfego ferroviário oriundo de Barão de Mauá.

Responder

Voltar para “Mapas e Plantas”