Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Espaço para compartilharmos mapas e plantas ferroviários, antigos ou atuais
Responder
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2013, 16:20

Planta de 1894 da Cidade do Rio de Janeiro, na época, Distrito Federal de autoria do Professor Olavo Freire.

Comentários: Esse mapa é interessante, pois em 1894, a Estrada de Ferro Melhoramentos ainda não havia sido inaugurada.

De qualquer forma, algumas coisas me surpreenderam, tais como:
1) A ausência do Ramal da Penha.
2) A não inclusão do ramal de Inhaúma, mesmo ainda não aberto ao tráfego, mas já existente de acordo com os documentos.
3) A citação da Estação de Rio das Pedras (Osvaldo Cruz) e ausência de Madureira. Pelos livros as mesmas foram inauguradas respectivamente em 1898 e 1890, mas a presença da primeira e ausência da segunda pode estar mostrando uma surpresa.
4) A ausência do ramal da rua José dos Reis e falta de detalhamento das linhas das Oficinas.
5) De acordo com as observações acima, o mapa pode ser de 1894, mas com referência ou atualização até alguns anos antes.

Mapa1894.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por Luiz Eduardo » 20 Nov 2013, 00:08

Temos problemas com atualizações de mapas desde o século 19 :lol: :lol: :lol:

Lembro que até o início dos anos 2000 recebia aqueles guias telefônicos onde no começo deles tinhasm mapas e constavam o ramal das Oficinas e o da Marítima.

Com certeza, Adenilson, esse é o caso desse mapa. Pena que demoramos demais pra descobrir o "F5". :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2013, 09:12

Luiz. Em relação a esse mapa, se houver uma desatualização, deve ser pequena.
Já houve uma discussão antiga no TGVBR em relação a construção do ramal de Maria Angú ter sido em 1883 ou 1890.
De qualquer forma, em 1894 era para estar representado.

Quem sabe havia o critério de não representar ramais e apenas linhas tronco.

Com alguns detalhes, dá para estimar que se estiver desatualizado, o período é pequeno.
A estação José dos Reis por exemplo foi aberta em 1886 e a do Méier, em 1889, então na pior das hipóteses o mapa estaria desatualizado em 5 anos no máximo.

Agora, aqueles mapas já postados, principalmente o Guia Briguiet, é triste. :sn:

Isso sem analisar outras estações.

Sobre o F5 que você mencionou, vai aqui uma dose de bom humor. Se o cumputador tivesse sido um invento antigo, antes da reforma ortográfica de 1910, será que a tecla seria PH5? :lol:


Luiz Eduardo escreveu:Temos problemas com atualizações de mapas desde o século 19 :lol: :lol: :lol:

Lembro que até o início dos anos 2000 recebia aqueles guias telefônicos onde no começo deles tinhasm mapas e constavam o ramal das Oficinas e o da Marítima.

Com certeza, Adenilson, esse é o caso desse mapa. Pena que demoramos demais pra descobrir o "F5". :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por DadoDJ » 22 Nov 2013, 09:26

Kkkkkkkkkkkkk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por DadoDJ » 24 Nov 2013, 19:22

Está assinalada uma estação chamada "Engenho do Viegas" no ramal de Santa Cruz ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por Adenilson » 25 Nov 2013, 09:13

Dado.
As estações ferroviárias existentes na época foram representadas por pequenos retângulos pretos junto às linhas ferroviárias.
Sendo assim, pela notação dos círculos, Engenho de Viegas era uma localidade e não uma estação, pelo menos em 1894.
Do ramal de Mangaratiba, apenas Realengo, Campo Grande, Santa Cruz e mais Matadouro existiam.
Sequer Bangu tinha sido inaugurada.

O mais importante disso tudo é que esse mapa põe por água abaixo algo que já foi mencionado aqui, que aquela região não tinha engenhos.

O mapa parece mostrar todas as estações existentes na época na área abrangida.

Sobre a parada Viegas, existe uma contradição a princípio. No site "estações ferroviárias", consta a abertura em 1924 ao passo que Senador Camará foi aberta em 1923, já no livro Vias Brasileiras de Comunicação, a informação é que Senador Camará era a primitiva Viegas.


Esse tipo de contradição existe também em relação ás estações de Silva e Souza e Triagem, onde o livro do Max Vasconcelos cita se tratar da mesma parada e os mapas mostrarem ao contrário, mas isso é outro papo. <_<

DadoDJ escreveu:Está assinalada uma estação chamada "Engenho do Viegas" no ramal de Santa Cruz ?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por DadoDJ » 25 Nov 2013, 12:43

Eu tinha um documento, não sei se postei aqui, sobre algo ocorrido na Parada do Viegas em determinada data ... vou conferir. Pode ajudar na identificação de uma ou outra estação, de acordo com a época.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por DadoDJ » 25 Nov 2013, 14:02

Achei !
Duas notícias publicadas no Jornal do Brasil falando sobre a antiga Parada do Viegas, depois eu direciono estes arquivos para o tópico correspondente:
Parada do Viegas - Jornal do Brasil 01-04-1924.jpg
Parada do Viegas - Jornal do Brasil 21-05-1924.jpg
As datas estão nos nomes dos arquivos, estou entrando aqui no fórum rapidamente, não vai dar pra complementar ... daqui a pouco eu volto !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por Adenilson » 26 Nov 2013, 07:33

As aerofotogrametrias de 1928 podem revelar a parada. Quando eu postei imagens do tópico sobre o ramal da fábrica Bangu, eu cheguei a procurar tal parada e não tinha visto nada.

O problema é que antigamente, para colocar a legenda, eu editava a imagem no Power Point e esse aplicativo compromete seriamente a resolução.
De um tempo para cá, tenho feito tudo no Paint Brush, e com a sua extensão BMP, a imagem não tem a sua resolução tão comprometida.

Não sei se você se lembra quando tive problemas com as imagens do AN das plantas de 1917. Foi nesse processo que concluí sobre essa questão.

A estação Benfica por exemplo possui detalhes e uma aproximação que eu não tinha conseguido.

Vou tentar achar a parada do Viegas e colocar no devido tópico, pois acredito que em 4 anos a situação envolvendo essa parada não tenha mudado. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894

Mensagem por DadoDJ » 26 Nov 2013, 08:26

Achei mais notícias envolvendo a Parada/Estação Viegas e coloquei no tópico correspondente abaixo:

viewtopic.php?f=169&t=862

okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Mapas e Plantas”