Sub-ramal da Fazenda União

Área para postagem de informações, dados e imagens sobre a linha do litoral, trecho formado por diversas ferrovias que, aglutinadas em diferentes épocas acabaram por formar a extensa linha que cruza toda a região litorânea do estado, desde a parte oriental da Baía de Guanabara até os limites com o estado do Espírito Santo
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Sub-ramal União (Fazenda União)

Mensagem por DadoDJ » 09 Out 2011, 22:02

O sub-ramal União era uma pequena linha ferroviária, com algumas centenas de metros, que foi criada para ligar a Linha do Litoral, da EF Leopoldina, à Fazenda União, antiga propriedade de Joaquim Luiz Pereira de Souza, pai de Washington Luís.

Esta fazenda foi adqüirida pela “The Leopoldina Railway Company Limited" em 1939, com o objetivo de fornecer lenha nativa para abastecimento das locomotivas a vapor, e para reposição de dormentes das linhas ferroviárias.

Em 1952 a companhia inglesa passou para a administração nacional, e em 1957 passou a fazer parte da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Esta nova empresa administrou a área da antiga Fazenda União até 1996, quando teve suas linhas privatizadas, sendo o trecho da antiga Linha do Litoral administrada atualmente pela empresa "Ferrovia Centro Atlântica".

A antiga fazenda funcionou como abastecedora de madeira até as composições movidas por locomotivas a diesel entrarem em atividade, e a partir daí apenas a extração de madeira para a fabricação de dormentes foi mantida, mas pouco tempo.

Com o fim desta atividade, a antiga fazenda tornou-se um raro trecho onde a mata atlântica regional foi preservada, e em 1998 foi instituida como Reserva Biológica União.

Atualmente esta Reserva Biológica é administrada pela Instituto Chico Mendes, e os trilhos que cruzavam em 45º a rodovia BR-101 foram primeiramente asfaltados e posteriormente retirados, não so na Passagem de nível, como na extensão entre a chave que dava acesso aos trens que coletavam madeira assim como dentro da fazenda, hoje reserva biológica, União.

Não sei dizer o estado atual deste sub-ramal, mas tenho muita curiosidade de conhecer o local. Vejam abaixo a localização e possíveis vestígios de linhas e instalações ferroviárias, dentro da antiga fazenda:

Imagem
^^ Esquema mostrando a possível rede de linhas do sub-ramal, além da sua ligação com a Linha do Litoral (Dado DJ, 2011)

Imagem
^^ Foto mostrando a antiga Passagem de Nível, em 2007. Hoje, estes trilhos não existem mais.(Foto: Alvano de Araújo Tomei, 2007)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sub-ramal União (Fazenda União)

Mensagem por Luiz Eduardo » 10 Out 2011, 00:36

Dado, já vi algo a respeito no site do ralph, porém agora me deu branco. Em que localidade fica esse trecho? No fim do ano vou passar as festas em Rio das Ostras e, sendo próximo, vou procurar fazer uma visitinha no local.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sub-ramal União (Fazenda União)

Mensagem por DadoDJ » 10 Out 2011, 08:46

Luís, esta localidade fica próxima a Rocha Leão, distrito de Casemiro de Abreu.
Inclusive, alguns metros após esta antiga PN, fica o cemitério local, que eu acho bastante peculiar. Primeiro pelo tamanho, bem pequeno ... e depois pela localização: quem for enterrar ou homenagear seus mortos precisa atravessar a rodovia BR-101 para alcançar o cemitério !
<|-|>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sub-ramal União (Fazenda União)

Mensagem por DadoDJ » 10 Out 2011, 13:54

Ah, já ía me esquecendo ... quem quiser visitar a reserva ecológica deve entrar em contato com o Instituto e marcar visita.

http://www.icmbio.gov.br
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Sub-ramal União (Fazenda União)

Mensagem por Vinicius » 10 Out 2011, 14:10

Eu já passei muitas férias em Rio das Ostras e se não me falha a memória, me lembro vagamente desses trilhos cruzando a rodovia. O que eu não conhecia era a história da Fazenda União. Muito interessante e me deu curiosidade também de investigar o local em busca de vestígios. Dado, você sabe se o acesso é complicado? Aliás, depois de décadas servindo de fonte para o abastecimento das locomotivas a vapor e fabricação de dormentes, me surpreende que o a região tenha se tornado uma reserva ambiental.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Sub-ramal da Fazenda União

Mensagem por DadoDJ » 22 Abr 2014, 22:55

(Tópico realocado em 22 de abril de 2014)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha do Litoral”