Estação Miguel Couto

Criada em 1968, esta ligação ferroviária foi criada para auxiliar o tráfego da EF Leopoldina, que antes se utilizava da linha da Serra da Estrela (até 1964) para alcançar o interior e o estado de Minas Gerais. Esta linha foi utilizada até 1988, sendo posteriormente abandonada e depredada, tendo os trilhos arrancados e o leito desfigurado.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Miguel Couto

Mensagem por DadoDJ » 02 Fev 2014, 15:37

Na época de Orkut, eu postei uma imagem de uma planta, retirada de um Guia Rex que eu tenho, do ano de 1997, mostrando algo intrigante: uma estação ferroviária em Miguel Couto. Ok, sabemos que existiu uma estação no bairro, pertencente à EF Rio d'Ouro, mas pertencente à ligação São Bento - Ambaí ?
Vejam abaixo:
Estação Miguel Couto (Guia Rex 1997) PQAAAPt3OZ5uJi6D-NGPUvDbRmptEkPtYpJ2DyOISSfB7Jm9gdXLuBtNmMFoto8kQXU4nvY-pUMi5Kjxg9EqGGXHcyYAm1T1UPmubsS6t0-7z5QzljMBFBS18E0S.jpg
^^ Imagem do Guia Rex

Estação Miguel Couto (Google Earth) PQAAAHixOF_L1nV3gqhVDytDLi82-kDowMje_esRzC_VNHg16BjAnhN3RQKsBB83tNZCFlg37B2o0OUFt2E1KRFS070Am1T1UBARf8m_8iItM4T9NVMrcNftGuip.jpg
^^ Imagem do Google Earth. Notem que há um espaço sugerindo que ali houve alguma construção
Estação Miguel Couto (Google Earth) PQAAADmNmx65F9zMl7z-8FIYngsVq9UDOLFYTdiTfloLvUjpLWr2AVtSahGbM5w7N29UIbDfseB8c9Qsgyp56LwH-qsAm1T1UJ5ICu2W6lHoWPEAiHbLjbO2pkoJ.jpg
^^ Imagem do Google Earth, sem indicações de ruas. Notem que há um espaço sugerindo que ali houve alguma construção
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Miguel Couto

Mensagem por tche » 04 Fev 2014, 08:24

Olá pessoal...Tendo em vista a real possibilidade de uma reativação do ramal de Ambaí, venho sugerir que se priorizasse uma expedição por lá, pois os vestígios do ramal ainda estão "frescos" e ainda tem-se a possibilidade de encontrar moradores vivos que podem fornecer uma boa quantidade de informações...

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Miguel Couto

Mensagem por Luiz Eduardo » 04 Fev 2014, 17:23

^^ Tchê, acho que o projeto de reativação foi esquecido. Falava-se em reativação quando houve uma conversa de se aproveitar a Linha do Litoral para ligar os portos do Rio e Açu. A ideia era tirar os trens de carga da Linha Auxiliar, levando-os para o ramal Saracuruna numa terceira linha, mas a estação Corte 8 e a nova estação de Manguinhos acabaram por inviabilizar tal projeto, pois não preservaram o leito em Corte 8 e na estação elevada de Manguinhos não construíram o viaduto e nem a terceira linha.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Responder

Voltar para “Ligação São Bento - Ambaí”