Estação Penha Circular

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Penha Circular

Mensagem por DadoDJ » 02 Nov 2013, 21:53

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Penha Circular



Adqüiri este imagem na feira de antigüidades da Praça XV no último dia 12 de outubro.

Segundo o vendedor da imagem, trata-se de uma PN em Bento Ribeiro.

Será ? Mais um mistério para ser desvendado pelos Arqueólogos Ferroviários !
;)

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por Luiz Eduardo » 02 Nov 2013, 22:13

Tenho minhas dúvidas de se tratar de Bento Ribeiro. A imagem é espetacular. Vou dar uma olhada no GE aqui e ver se existe alguma coisa que possa reforçar a idéia de ser Bento Ribeiro mesmo.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por DadoDJ » 02 Nov 2013, 22:21

Com um detalhe a mais: vejam o sujeito pendurado no poste, à direita !
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por Luiz Eduardo » 02 Nov 2013, 22:32

^^ Ia comentar isso agora. :lol: :lol: :lol:

Mas de fato trata-se de algum trecho do EFCB. Tem 4 linhas no leito (o trecho de Madureira até Marechal Hermes é assim hoje em dia, pode ser que a quinta e sexta linha não tenham avançado de Madureira pra cima em nenhum momento) e uma configuração de parador/direto, pois as duas linhas inferiores passam direto. Não sei se trata-se de uma estação aí, mas aparenta. Tem as portas/portão entreaberto. Um bom mistério para se resolver.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por Adenilson » 03 Nov 2013, 20:37

Grande Dado!

Vou repetir para você, o que disse pessoalmente; aliás reforçando aqui, o que disse na outra postagem; com grande satisfação.
A estação de Bento Ribeiro está bem abaixo do nível da pista. Aliás já está na hora para eu postar aqui uma foto dessa estação; que estou devendo há meses; provavelmente da década de 10, onde a mesma ainda se chamava Doutor Frontin.
Em tempo e corrigindo o que escrevi acima, a estação Quintino é que era a primitiva Dr. Frontin. Não sei porquê escrevi isso, acho que foi devido a semelhança dos 2 relevos e/ou o sono já tomava conta deste ser que vos escreve -_-zzz

Vou ver se até o próximo fim de semana, farei isso.

Voltando ao assunto, acho difícil ser Bento Ribeiro, pois seria uma PD (Passagem de desnível :D) e não uma PN. Sobre a opinião do Luiz, realmente a primeira impressão é que são 4 linhas, mas a presença dos contra-trilhos e o ângulo rasante dificultam um pouco a visão das linhas. Dá até a impressão que a linha onde está a locomotiva não tem continuidade. :ttn:

Outro fato importante é que a Linha do Centro, ex Dom Pedro II, sempre foi a mais movimentada. No início do século XX já haviam guard-rails isolando a linha da rua e algumas passagens com cancela.
Posso estar errado, mas pelo menos até Madureira, onde o fluxo era maior, imagino que todas as PN's foram fechadas na construção dos muros por volta de 1920.

A foto acima não parece ser tão antiga. De qualquer forma, Bento Ribeiro não é. Acho que se for a linha do centro, na pior das hipóteses Osvaldo Cruz, pois Marechal Hermes também não deve ser. Sua estação sempre foi muito elegante e esse acesso parece precário demais para os da linha do centro.

Repito que na década de 20, foram construídas as passagens subterrâneas do Rocha, Todos os Santos e Encantado e aéreas das demais.

Voltando à época da foto, vocês acham que a mesma é anterior a 1937? Esse foi o ano de eletrificação da linha do centro, portanto peço uma ressalva para vocês levarem em consideração que possa ter sido outra ferrovia. A linha auxiliar somente foi eletrificada por volta de 1945 e a Leopoldina nos anos 60.

Se eu tiver tempo, amanhã vou dar uma "fuçada" em locais prováveis, quem sabe Rocha Miranda, Magno ou Engenheiro Leal. okk

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por Luiz Eduardo » 04 Nov 2013, 02:06

^^ Adenilson, vc fez uma colocação bem pertinente. Acho que pode até resolver esse mistério e, quem sabe, pode se tratar de Bento Ribeiro mesmo. Quando vc citou "passagem em desnível", podemos ter uma idéia de alguma coisa. Explico porque: Tenho a percepção que o leito foi rebaixado em algumas partes nas proximidades da estação. Digo isso pq a diferença da altura da linha que saia para o Campo dos Afonsos, até bem pouco tempo visível na Rua João Vicente, para o leito é nítida. Pode ser que alguém apareça para dar mais alguma informação para sanar mais essa dúvida também.

Caramba, uma foto trás várias dúvidas consigo. o0
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por Adenilson » 04 Nov 2013, 07:43

Vamos aguardar a resposta e/ou a opinião de outra pessoa que conheça bem a região, Luiz.
A questão é que o terreno do lado voltado para o lado da linha dos Afonsos é elevado e do lado oposto, mais plano, o que inviabilisaria a PN, salvo se fosse uma ladeira.

Em relação a mudança de nível da linha, naquele ponto, não acredito, mas vamos aguardar.

O que acho mais provável, seria a mudança de nível da pista.

Amigos mais velhos por exemplo que "pegaram" a época da estação de Todos os Santos juram que a Rua Arquias Cordeiro ali era mais alta e a estação era quase do nível da rua. A questão é que sendo mais alta, em dias de chuva, toda a água se acumulava na Rua Getúlio, provocando grande prejuízo.
De qualquer forma, se isso for verdade ou foi verdade, me lembro da passagem subterrânea de Todos os Santos e ela não estava "elevada", dando a impressão que aquele era o nível original da rua.

Voltando ao caso acima, outra coisa que me apego era o acesso às estações. Como eu disse, na década de 20, todos os acessos aéreos (passarelas) foram construídos e isso incluiu Riachuelo, Méier, Engenho de Dentro e etc:
Sendo uma passagem para uma estação, a construção estaria muito precária para as padrões da linha do centro, uma vez que a foto não parece ser tão antiga.

Conclusão: Para a mudança do nível da linha, acharia uma engenharia muito mais complicada, mas vamos aguardar as opiniões.



Um abraço. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por DadoDJ » 04 Nov 2013, 08:23

Se não for a Linha do Centro, acredito que a Linha Auxiliar também não seja, pela quantidade de linhas.
Sendo a Leopoldina, teríamos algumas possibilidades.
De repente não seja nem no Rio de Janeiro, a não ser que ... sendo na Linha do Centro seja mais pra Baixada Fluminense, como em Nova Iguaçu, por exemplo.
Lá havia uma PN bem movimentada até a década de 1960, se eu não me engano. Houve até um sério acidente envolvendo um trem e um caminhão-tanque ...
As pesquisas continuam.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 04 Nov 2013, 10:41

Esta locomotiva é uma da Leopoldina, chamada de "Ramona" , logo é linha da Leopoldina. (Este tipo de locomotiva só rodou nos suburbios da Leopoldina e somente entre Barão da Mauá a Caxias. Eu pensei que tal passagem de nivel fosse de São Cristóvão, mas a loco está como que em pausa e logo não poderia ser. Então acredito que seja entre Triagem (bem possivel) e antes de Parada de Lucas.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Bento Ribeiro

Mensagem por Adenilson » 04 Nov 2013, 21:51

Hugo: Espetacular app app app

Quando eu vi essa foto, acho que até cheguei a comentar com o Dado que você descobriria a ferrovia pela locomotiva.
Na ocasião, nós comentamos com grande satisfação como você é conhecedor do material rodante das ferrovias com todos aqueles códigos de tração na cabeça.
Eu ia até mandar uma postagem quase te convocando para a resposta em função da "loco", mas fiquei com receio de ser inoportuno, pois como você tem postado pouco, poderia estar ocupado.

De qualquer forma, desculpando a brincadeira, tinha quase certeza que você saberia o C.P.F., R.G, nome do pai e da mãe da locomotiva :lol: ;) . Parabéns app

Dado: Eu insisti em ser a auxililar, mesmo sabendo da questão do número de linhas, pois algumas estações tinham linhas adicionais como um pátio de cargas, como Magno e Turiaçú por exemplo.
Pessoalmente até comentei com você que a foto estava tão rasante que não dava para saber 100% se todas as linhas eram métricas e/ou largas e/ou mistas e/ou uma combinação delas.
Se for realmente Triagem, então deveria haver mais linhas ainda atrás do fotógrafo. okk

Responder

Voltar para “EF do Norte”