Parada Bemfica

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica

Mensagem por DadoDJ » 01 Jan 2014, 15:07

Pessoal, primeiramente um feliz ano novo a todos !
<o>
Iniciando os trabalhos neste ano de 2014, comecei a realocar alguns textos e informações dos tópicos antigos para os novos, melhor organizados.
Ao dar uma parada para descansar dessa movimentação de informações, parei para observar melhor a imagem postada pelo Adenilson, que mostra o cruzamento da Av.Suburbana com a EF do Norte. Abaixo posto algumas coisas que notei, inclusive há algumas informações e percepções postadas já pelo Adenilson e outros foristas, mas de qualquer forma postarei tudo o que me passou pela cabeça pois acho que tem detalhes a mais ...

1-Consegui visualizar o que seria a EF Melhoramentos ao fundo da foto, antes da elevação mostrada. Há uma névoa na base desta elevação, e um ótimo indicativo são os postes telegráficos em linha, indicando a passagem da ferrovia ali;
2-A cabine mostrada na imagem é certamente uma cabine de sinalização, mas lembram-se daquela imagem aérea (não a aerofotogrametria, mas uma imagem da década de 1970 se eu não me engano, postada pelo Paulo ITT) onde eu indiquei que seria uma vagão gôndola uma mancha marrom na foto ? Analisando novamente a foto, o "vagão" que achei que fosse se parece muito com esta construção, o estilo é o mesmo ! Será que é ?
3-Os trilhos na Av.Suburbana certamente são de bonde e não da EF Rio d'Ouro, pois há a rede aérea. Ao fundo, do lado direito, está visível o complexo militar que existia na época e que hoje foi transformado e reutilizado com outro sentido pelas obras do PAC. Agora tem uma coisa estranha ... o ângulo da Av.Suburbana em relação à construção. Não me parece com o atual alinhamento do viaduto de Benfica, que teria sido feito aproximadamente com o mesmo alinhamento da antiga avenida. Pelo ângulo, se parece muito com o alinhamento da atual R.Araruá (de novo ???)
:O
Vou tentar fazer um esboço do que quero dizer em imagens ...
4-Não há indícios de um triângulo de ligação entre a EF Rio d'Ouro e a EF do Norte. Mas a legenda na imagem diz que foram feitas obras de aterro na área, então este pode ser o motivo;
5-É impressão minha ou há uma construção ao fundo junto à elevação ? Apesar de parecer distante do leito da EF Melhoramentos, poderia ser Vieira Fazenda ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Parada Bemfica

Mensagem por tche » 06 Jan 2014, 10:07

Bom dia pessoal, feliz ano novo... Já que estamos falando da antiga estação "Bemfica", e de passagem de nível, gostaria de tirar uma dúvida que tenho em relação à Del Castilho: o viaduto de Del Castilho foi construído em 1963 sobre o cruzamento da linha auxiliar e da Rio D´Ouro, isto é fato. Os bondes da light deixaram de circular na Av. Suburbana no segundo semestre de 1964. A linha auxiliar foi eletrificada naquele ponto em 1947; como poderia haver cruzamento dos bondes elétricos que cruzavam a Av. Suburbana com os elétricos da linha auxiliar? Sei que isso aconteceu, mas embora eu ainda tenha andado muito de bonde antes da extinção {sou de 58}, nunca para aqueles lados, sempre na Tijuca ou Vila Isabel, também não encontrei ninguém que andasse de bonde naquela região. Sei que a maioria dos membros deste fórum também é mais nova que eu e provavelmente não saberá responder. Será que algum de vocês sabe algo sobre esse cruzamento?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica

Mensagem por DadoDJ » 06 Jan 2014, 12:49

Interessante pergunta !
É verdade, como seria o cruzamento das linhas e redes aéreas ?
Talvez o Hugo saiba ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Adenilson » 07 Jan 2014, 11:06

Boa pergunta mesmo, pois como se resolveria a questão dos pantógrafos e/ou alavancas em relação à rede aérea que não fosse a sua própria?
Estava tentando me lembrar de algumas PN's que pudessem ter nível entre bondes e ferrovias e me veio à cabeça, que talvez Magno tivesse alcançado essa situação, antes da construção do viaduto Negrão de Lima.

Não sei se antes de passar pela PN, o bonde poderia recolher as alavancas durante o processo?

Alguém saberia informar ambos questionamentos?

DadoDJ escreveu:Interessante pergunta !
É verdade, como seria o cruzamento das linhas e redes aéreas ?
Talvez o Hugo saiba ...

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Melekh » 19 Jan 2014, 15:43

Companheiros,


Comentando sobre a Parada Bemfica, e sobre o leito da EF Rio D'ouro (Variante Antiga) aproveito para opinar a respeito e conjecturar.

Na foto abaixo, notamos dois vãos, um do Antigo Ramal Militar quando olhamos o lado direito; no esquerdo também existe um outro vão, será da antiga EFRD?

Esta Ponte é a ligação Ferroviária Arará/Japeri, passando pela Av. Dom Helder Câmara (Av. Suburbana) próximo de Benfica.


Imagem


Caso seja poderemos ter mais ou menos uma ideia sobre o traçado do Ramal.

Fica a pergunta.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Adenilson » 29 Jan 2014, 10:53

Melekh e demais foristas.

Em tempo ainda de muito trabalho e após estar a semana passada toda fora do Rio, estou conseguindo ler as postagens recentes aos poucos. :WK:

O viaduto de Benfica foi deslocado muito para a esquerda no sentido Benfica-Del Castilho, para que uma rampa suave fosse permitida no aclive e declive do mesmo, impactando o menos possível nos logradouros da Suburbana e a posição do viaduto da linha de Arará coincide com o fim do viaduto de Benfica para veículos.

Na época da Rio D'ouro, a Suburbana era reta, "desprezando" essa curva do viaduto.

Agora vem o fato mais importante, o viaduto de Arará foi construído em 1939, quase uns 15 anos depois que os trilhos da Rio D'ouro foram retirados e sendo assim, não vejo qualquer relação entre a arquitetura de tais arcos com a Rio D'ouro.

O mesmo se aplica à passagem de bondes sob tais arcos, pois o viaduto de Benfica foi construído bem depois da linha de Arará, em meados dos anos 60. okk

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Melekh » 29 Jan 2014, 11:10

Companheiro Adenilson,


Compreendi a resposta, até aí tudo bem.
Então para que serviria aquele arco?

O outro, no lado oposto, servia para o Ramal Militar, eu tenho fotos da linha passando por ali.

????

Abraços.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Adenilson » 04 Fev 2014, 14:18

Outro grande abraço, Melekh.

Depois vou pedir para você postar essas fotos do ramal militar, mas depois desse pequeno diálogo, uma coisa me intrigou.

O viaduto de Arará foi construído em 1939 (pelo menos é que que cogitamos) e o viaduto da Suburbana nos anos 60.
É estranho, pois parece que o arco central do viaduto ferroviário foi dimensionado para as pistas do viaduto rodoviário, ou o mais provável, o contrário.

Imagino que pela ordem cronológica, a curva e largura das pistas foram dimensionadas para passar em baixo do viaduto de Arará, teoricamente mais velho, mas fica uma pergunta.

Se a "Suburbana" passava em nível com a E.F.Norte, relativamente distante daquele ponto, como os construtores do viaduto de Arará sabiam que 25 anos depois, seria construído ali um viaduto para automóveis?

Me lembro que ao passar ali, já observei em letras quase "quadradas", a inscrição EFCB e o ano de 1939, sugerindo que o viaduto é dessa época, digo da época da construção do ramal de Arará.

O arco da esquerda é bem mais estreito que o da direita, mas acho que teria tamanho para uma linha singela embaixo, para alguma área de manobras ali.
O mais provável entretanto, parece mostrar mesmo uma via para pedestres existente na época ou que sabe para veículos de pequeno porte.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Parada Bemfica

Mensagem por Melekh » 04 Fev 2014, 20:08

Adenilson,

um abraço forte para você. (saudades do amigo)

Bom, estou colocando aqui as fotos que eu tinha tirado do Ramal do Exercito, isso antes das obras naquele local; eu tentei tirar fotos internas, mas não me deixaram.

Sei que o Tópico é sobre Bemfica, porem acredito que as fotos e os mapas possam auxiliar em alguma coisa, vejamos:

Imagem

Veja os trilhos em Bitola Mista.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Mapa do Ramal

Imagem


Imagem



É o que eu possuo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Parada Bemfica

Mensagem por DadoDJ » 05 Fev 2014, 08:13

Este ramal do exército existe há muito tempo, antes mesmo da construção do viaduto e do ramal do Arará.
Em um mapa de 1937 (neste link: Brazilian Traction, Light and Power Company. Map of the city of Rio de Janeiro, showing public utilities operated by subsidiary companies. este ramal já aparece.
exercito_1937.jpg
E nota-se que ainda não existia o ramal do Arará, construído e concluído mesmo em 1939, segundo inscrição em um viaduto no bairro do Caju.
Sobre a PN na Av.Suburbana, me lembro que antes das obras do PAC este ramal ainda era visível, mas não me lembrava que era em bitola mista. Aliás, que excelentes flagrantes, Melekh ! Parabéns pelos registros !
Sendo assim conclui-se que na construção do ramal do Arará, planejou-se construir este viaduto sobre o "ramal do exército", portanto um vão desse viaduto tem razão de existir ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF do Norte”