Parada Bemfica

Fórum sobre a EF do Norte, trecho entre São Francisco Xavier e Raiz da Serra (da antiga EF Mauá), construído em 1886 e posteriormente expandido, com a aquisição da EF Mauá e EF Príncipe do Grão-Pará.
Adenilson
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 15 Mar 2012, 23:30

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a Parada Bemfica

*Segundo grafia da época, Bemfica era escrito com "m" mesmo

Adenilson escreveu:Boa noite pessoal,

Segue aqui um pouco mais da postagem do trecho da E.F.Rio D'ouro entre Caju e Liberdade.

Editando em azul, a postagem original feita com fonte preta, estou inserindo o trecho em que a E.F.Rio D'ouro tinha a interseção com a E.F.Norte.
Não consigo ver a edda distância trilhos no traçado da E.F.Rio D'ouro na Avenida 29 de Outubro (provável nome da Dom Hélder Câmara em 1928).
Fica nítido o desvio, sob forma de curva, da E.F.Rio D'ouro em direção ao sentido Triagem da E.F.Norte.
Reparem também que destaquei na seta vermelha uma casinha. Seria a já abandonada parada Benfica?
Na foto podemos, mesmo com dificuldade ver que a E.F.Norte já tinha sido duplicada.
Pelos mapa de 1910, a parada Benfica seria do lado da ferrovia onde coloquei a seta bege.
Será mesmo?
Seria coerente demolir uma edificação para construir nada?
Por isso as minhas atenções voltram-se para o casebre, mesmo sendo do lado oposto apontado no mapa de 1910.
Estaria certa esta convenção?
O que vocês acham?
Reparem também o que parecem ser comboios com 2 ou até 3 vagões de bonde (ao meu ver :D ) na 29 de Outubro.
Isso vai dar pano para manga =O :lol:

LOCAL DA PARADA "BEMFICA"


Imagem

Abaixo segue o local onde seria Praia Pequena. Eu não consegui localizar a estação, caso ainda exista na foto. Tem uma demarcação retangular, mas muito comprida e parece haver grama no local.
Por isso apontei com a seta bege, conforme a convenção no início desse tópico.
Coloquei em seta vermelha a estação Vieira Fazenda e como dei um zoom, Herédia de Sá estaria fora de abrangência, mas na região que a continha, não consegui localizar a plataforma, apesar de saber que a estação existia em 1928.
Começo a desconfiar que a falta de melhor resolução pode "mascarar" a localização da parada/estação. :ttn:

(...)
Editado pela última vez por Adenilson em 17 Mar 2012, 14:28, em um total de 2 vezes.

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 17 Mar 2012, 14:34

Pessoal,
Só para constar, eu editei a minha postagem de ante-ontem inserindo o ponto onde a E.F.Rio D'ouro interceptava a E.F.Norte em Benfica.
A imagem ficou muito larga comparada com as outras, mas eu não tive coragem de cortar a imagem onde aparecia algum vagões na 29 de Outubro, sendo os mesmo a princípio, de bondes okk

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 17 Mar 2012, 18:40

Adenilson, simplesmente espetacular a imagem aérea dos arredores da Parada Bemfica !

Acredito que essa imagem vai gerar muuuuuita discussão. Vejam os assuntos a serem discutidos:

1-Você percebeu muito bem o comboio passando pela Av.29 de outubro. Parabéns pela observação !
Agora ... será mesmo de bonde ? Havia composições formadas com mais de 2 carros ?
Não estou dizendo que não existia, apenas nao me lembro de ter visto algo assim, mas é perfeitamente possível que tenha existido sim.
2-A casa assinalada por você está do lado oposto à posição de que nós conhecemos da Parada Bemfica, que consta em plantas da SMU.
Sendo assim, ou ela já havia sido demolida, ou era a casa que aparece na imagem, ou ainda estava na posição que conhecemos, mas não visível devido a resolução da foto.
3-Agora ... uma coisa me intrigou demais: o traçado da EF Rio d'Ouro no trecho. Eu continuo com a impressão de que a linha seguia pela atual R Araruá. E mais: veja se não parece
que existe um alinhamento em linha reta na mesma posição da atual rua. E mais ainda: eu vejo pontes no final deste alinhamento reto, onde passa um curso d'água ! A Rua Araruá não possui pontes no seu trecho final atualmente !
Será que essas pontes não eram ferroviárias ? Ou o que estou vendo é a adutora de água ? Se o que eu estiver vendo for a EFRdO, a posição da Parada Bemfica muda completamente !
4-Agora para tudo ! ! !
Acabei de descobrir algo incrível, mas preciso de fôlego pra me recuperar e um tempinho para postar aqui. Adenilson e demais, acho que encontrei algo que prova o que citei acima, sobre a ferrovia passar pela Rua Araruá. Aguardem ...
5-E pra finalizar, a grande casa com telhado laranja atualmente vista no Google, já existia na época e aparece na foto aérea, certo ?

Daqui a pouquinho eu volto ...
o0 :O
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 17 Mar 2012, 19:15

Pessoal, voltei. E confesso que estou com o corpo dormente e sem fôlego devido ao que acabei de ver, e que pode elucidar uma questão, ou talvez gerar mais confusão: o trecho próximo à Parada Bemfica, da EF do Norte,cruzamento com a EF Rio d'Ouro.
Adenilson, lembra do debate gerado em torno desta questão, do cruzamento da EFRdO com a EF do Norte, na Parada Bemfica ? Esta discussão está no tópico E.F.Rio D'ouro-Linha tronco. De qualquer forma, a transferi para cá para debatermos melhor. Acompanhem parte da nossa conversa:

DadoDJ escreveu:O software Paint que vem no Windows 7 é muito bom, deu pra fazer um esquema aqui rapidamente do que pretendo dizer. Veja abaixo e compare com a imagem de satélite sem as marcações feitas por mim:
Imagem
^^ Acima a foto editada. Em azul o triângulo que o Adenilson apontou (me desculpe se errei na suposição, Adenilson), sendo cortado ao meio pelo viaduto da Av.Suburbana. E em vermelho o triângulo que eu "enxerguei" nas habitações da rua Araruá, como uma "cicatriz". Comparem com a imagem sem edição abaixo e me digam o que acham:
Imagem
Estão lembrados deste debate ? Pois bem: hoje, após ver a imagem aérea da região em 1928 postada pelo Adenilson, continuei tendo a impressão de que não só o alinhamento da Rua Araruá já existia na época, como a ferrovia passava exatamente neste trecho, ou paralela à rua ou pelo próprio leito desta, que acho que não existia na época. Pois bem, além de ver uma linha bem tênue, que acreditava ser a ferrovia, também especulei que poderia ser a adutora de água. Bom, para exmeplificar melhor, vou postar a imagem que o Adenilson postou, e logo abaixo, a mesma editada por mim, com o que percebi na imagem. Vejam e acompanhem:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 01.png
^^ Trecho em destaque, da imagem de 1928 postada pelo Adenilson. Vejam se não parece que há uma linha reta, onde hoje se encontra a Rua Araruá. Se não viram, vejam abaixo a marcação em vermelho (me desculpem pelo traço vermelho abaixo, mas não consegui fazer a linha mais alinhada, ficou muito "reta", além de não mostrar todo o percurso até encontrar corretamente a Av.Suburbana. Mas a idéia é essa, assim que puder, desenharei com mais capricho, é que minhas mãos estão tremendo ! ! !):
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 02.png
^^ A mesma imagem, agora com o alinhamento reto assinalado em vermelho (atentem para as proximidades do cruzamento com a EF do Norte, o restante do traçado é incerto, apenas antes do cruzamento desenhei mais fielmente, com algumas correções a fazer, mas a idéia é essa, atentem mais para o cruzamento).

Pois bem, decidi abrir o Google Earth para assinalar a mesma linha em vermelho assinalada na imagem acima e fazer a superposição das imagens. Consegui traçar a linha em vermelho, postada abaixo, mas ...
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 03.png
^^ Traçado em vermelho para comparar com a imagem de 1928

... quando lembrei que na imagem antiga parece ser uma(s) ponte(s) cruzando o Rio Faria no final do alinhamento reto (que seria a Rua Araruá hoje em dia), decidi dar um zoom na imagem do Google Earth na área, pois não havia me dado conta de que o rio ainda passava por ali. Foi aí que quase caí pra trás ! ! !
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 04.png
^^ Área em destaque abaixo !
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 05.png
^^ Minha nossa ! Isso é ou não é uma ponte ?! Ou será que é a adutora de água ?

Tirem suas conclusões ... isso tudo realmente vai dar muitíssimo pano pra manga !
:Y:

Obs.:
1-Onde está a Rua Leopoldo Bulhões ??? Só vejo uma "trilha" e após a ponte sobre o Rio Farias, uma rua mais larga. Será esta a Leopoldo Blulhões ?
2-Vejam a casa grande,atualmente com telhado laranja vista pelo Google. Ela já existia na imagem de 1928, e há outras construções neste trecho que ainda existem hoje em dia ! Vejam !
3-Quero ver quando eu conseguir fazer a superposição das imagens, acho que essa vai ser a mais dificil,pois não há quase nada em comum com as imagens de hoje em dia,com exceção da EF do Norte !
Vou tentar fazê-la hoje ainda !
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 17 Mar 2012, 22:12

Dado e demais foristas: Boa noite.

Excelente as explicações e realmente as "discussões" renderão bastante :DD

Dado. Em função das plantas da SMU que mostram que nesse trecho, a Rio D'ouro não perde adjacência com a suburbana e da própria planta de 1928 continuo tendo a opinião anterior.
No esquema que você fez, a princípio, me fez crer que Rio D'ouro se afastou da "Suburbana"

1) Retiro o que disse em posts anteriores em relação à Rua Aruará ser a própria "Suburbana". Isso foi devido ao erro de posição do mapa (veja foto abaixo como a Araruá está no lugar errado).
A Leopoldo Bulhões não existia, pelo menos naquele trecho inicial. Era tudo mangue e mato, mas concordo que o alinhamento da Araruá existia em 1928 na aerofotografia, mas nas fotos da SMU de anos anteriores, ela parecia não existir. :O

Eu continuo tendo a opinião que o trajeto da "Suburbana" e automaticamente da ferrovia é o abaixo. Obs: Os ângulos estão um pouco diferentes da aerofotografia.

Acho que a tal "cicatriz" aí é uma coincidência.

Segue abaixo na minha opinão a trajetória da Rio D'ouro em amarelo, mas devido a uma pequena imperfeição no meu desenho, ela seria um pouquinho mais abaixo no momento do cruzamento das ferrovias.

Imagem

2) Sobre os comboios, acho, a princípio, que são de bonde, pois bem a direita tem um carro no mesmo alinhamento dos mesmos. Repare também que parece que comboios indo em direção a Benfica e outro se afastando. Há dois inclusive na mesma direção próximos a E.F.Norte.
Se fossem trens, a distância seria quase de iminente colisão.
Isso eu não afirmo. É o que parece.
De qualquer forma, não havia registros de mais de uma linha da Rio D'ouro naquele trecho.

3) Sobre a posição de Benfica, concordo com você, mas temos que descobrir de alguma forma de qual lado realmente ficava a parada Bemfica. Um só mapa como informação é muito pouco e a SMU quando aponta Benfica, não aponta a ferrovia e vice-versa. :gr:

Mas acho mesmo que para "bater o martelo" vai ser somente com a superposição das fotos, pois esse trabalho é uma janela no tempo de quase 84 anos.

Aguardarei ansioso a superposição de fotos a ser feita pelo Dado e dependendo do resultado, humildemente mudarei a minha opinião, mas confesso que fiquei balançado com essa questão da ponte que você observou muito atentamente e melhor do que se usasse o Hubble. okk

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 17 Mar 2012, 23:43

Algumas coisas ainda me intrigam, em relação a este trecho:

1-Caso realmente seja uma antiga ponte ou pontilhão da EFRdO o que assinalei na imagem, onde está o triângulo de manobra na imagem de 1928 ?
Mesmo sendo uma linha tênue o que vi como leito ferroviário, o local onde deveria estar o triângulo, segundo minha opinião, é cercado por um muro na imagem antiga.
2-Que raio da casarão grande é esse que sobreviveu ao tempo no local ? Será alguma fundação ou empresa ?
3-Após o viaduto de Benfica cruzar a EF do Norte, sentido Praia Pequena do lado direito, existem umas instalações brancas (visíveis pelo Google Earth/Maps Google) nitidamente antigas, provavelmente contemporâneas à EFRdO e quem sabe, à Parada Bemfica. Ah, se essas casas falassem ...

Estou fazendo a superposição no Google Earth ... tchan tchan tchan tchaaaaaan ...
:ttn:
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 18 Mar 2012, 00:34

Pessoal, fiz a superposição no Google Earth e surpreendentemente, muito surpreendentemente, muitas informações e pontos de referência "bateram", a não ser que seja muita coincidência, o que não é impossível, mas vamos lá, vejam abaixo:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 06.png
Abaixo a mesma superposição com os ítens relevantes que assinalei com números, e descrevi logo abaixo da imagem:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 07.png
^^
1-A Av.29 de Outubro, futura Av.Suburbana, possuía pistas provavelmente com duas faixas, uma em cada sentido, com um "acostamento", aparentemente. Neste trecho apontado não existia o entroncamento com a R.Leopoldo Bulhões pois esta simplesmente não existia ! Um esboço desta rua era a via marcada pelos números [2] descritos abaixo:
2-Este era o antigo caminho que depois de diversos aterros e mudança de traçado, tornou-se a R.Leopoldo Bulhões. Vejam que ao se aproximar do Rio Farias, a via estreitíssima atravessava uma ponte e tornava-se uma via mais larga, do outro lado do rio. Hoje em dia todo o local é ocupado por comunidades.
3-A linha do ramal do Arará foi construída em 1939, se eu não me engano. Acredito que com o aterro implantado no local, vários vestígios ferroviários foram soterrados, inclusive o local onde ficava a Parada Bemfica. A não ser que alguma das casas vizinhas à "grande casa de telhas laranja" ainda seja a Parada Bemfica, isso se a EFRdO realmente passava por ali e se o triângulo de manobras também fosse por ali.
4-A Av.29 de outubro seguia em direção oeste e fazia uma curva de uns 120 graus em direção nordeste neste ponto. Minha percepção me diz que fizeram o viaduto de Benfica aproveitando o leito da avenida até este ponto, e atravessando a EF do Norte, havia um grande terreno livre, como mostrado na foto aérea, o que facilitou a continuação da avenida em viaduto do outro lado. Aliás, se repararmos bem, este antigo leito e também a curva de 120 graus ainda existem, terminando exatamente em frente à "grande casa de telhas laranja", no muro da ferrovia !
5-Que "casa grande de telhas laranja" é essa, afinal de contas ?!?!?!?!?!?!?!?!
6-Uma grande surpresa para mim: a construção assinalada pelo Adenilson com uma seta vermelha AINDA ESTÁ LÁ atualmente ! Pelo menos, no mesmo lugar onde foi assinalado, existe uma construção bastante semelhante em formato à da foto aérea ! ! !
:O
7-Aqui ficaria o triângulo de manobras, na concepção do Adenilson. Parece muito mesmo ! Mas para isso a ferrovia teria que vir pela Av.Suburbana, provavelmente no centro da avenida ou do lado esquerdo de quem sobe em direção à Praia Pequena. Não duvido disso, não temos nada confirmado 100%, mas de minha parte acredito mais em uma via que foi retificada e teve seu taçado alterado, tornando-se a R.Dr.Odilon Benévolo (já trabalhei nesta rua, e já vi trilhos da EFRdO dentro de um buraco (eu na época não sabia disso, em 1998) próximo ao ponto de ônibus em que descia, em frente a um depósito de sucata próximo ao Largo de Benfica. Estes trilhos ainda estão lá, mas estimo estarem cobertos por uns 20 cms de asfalto, pelo menos !
8-Vejam que este loteamento triangular mostrado na foto aérea ainda existe hoje em dia !
9-Reparem que, antigamente, a Av.Suburbana seguia em alinhamento reto neste ponto. Por isso os edifícios militares existentes ali, hoje transformados em obras do PAC, foram construídos nesta posição. Eles não se encontram alinhados ao atual traçado da Av.Suburbana e são até meio escondidos pelo viaduto e aterro do ramal do Arará.
10-A ponte ferroviária (que acredito ser) fica nesta posição. Vejam que na foto de 1928, parece existir 3 pontes sobre o Rio Farias. Acredito que seja a EFRdO, a adutora e a via antepassada da R.Leopoldo Bulhões. Daí podemos traçar uma linha reta, que acaba na Av.Suburbana, indicada pelos números "10" em seqüência.

Vou continuar em seguida de outra forma. Aguardem !
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 18 Mar 2012, 01:16

Continuando, consegui verificar que a superposição ficou com praticamente 100% de precisão.Para isso, desenhei com linhas coloridas os pontos relevantes na imagem aérea de 1928 e depois removi a imagem, ficando os desenhos sobre a imagem de satélite atual. Todas as informações coincidiram ! Vejam:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 08.png
^^ Legenda para os desenhos acima:
=== Traçado da antiga via que veio a se tornar a R.Leopoldo Bulhões
=== Traçado da Av.Suburbana original (Av.29 de outubro)
=== Traçado da EFRdO, que eu suspeito ser, saindo do leito da Av.29 de outubro, e seguindo reto até encontrar com a avenida novamente em frente aos edifícios militares, hoje reformados e aproveitados pelo PAC
=== A casa grande de telhado laranja ! Na mesma posição atualmente nas imagens de satélite. Confiram na próxima imagem.
=== Triângulo de manobras apontado pelo Adenilson. Para mim, desde já, acredito ser uma rua que depois tornou-se a R.Dr.Odilon Benévolo
=== Loteamento já existente na época e ainda existente hoje em dia

Pois bem, vejam agora a mesma imagem com os pontos assinalados e desenhados, mas sem a superposição da foto de 1928:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 09.png
^^ Mesmas Legendas para os desenhos acima:
=== Traçado da antiga via que veio a se tornar a R.Leopoldo Bulhões
=== Traçado da Av.Suburbana original (Av.29 de outubro)
=== Traçado da EFRdO, que eu suspeito ser, saindo do leito da Av.29 de outubro, e seguindo reto até encontrar com a avenida novamente em frente aos edifícios militares, hoje reformados e aproveitados pelo PAC
=== A casa grande de telhado laranja ! Na mesma posição atualmente nas imagens de satélite. Confiram na próxima imagem.
=== Triângulo de manobras apontado pelo Adenilson. Para mim, desde já, acredito ser uma rua que depois tornou-se a R.Dr.Odilon Benévolo
=== Loteamento já existente na época e ainda existente hoje em dia


Agora veremos a mesma imagem, mas com alguns pontos em destaque:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 10.png
^^ Vejam que, por diferença de poucos metros, o suposto leito da ferrovia passa por onde parece haver uma ponte atualmente; a casa de telhas laranja está na mesma posição, ou seja, é a própria, em 1928 e em 2012; o alinhamento que desenhei, baseado na continuação da Av.29 de outubro após a EF do Norte coincide com o alinhamento dos edifícios militares e também com o alinhamento em curva exstente antes do viaduto; mas o que não coincidiu muito foi a via "antepassada" da r.Leopoldo Bulhões, que era apenas um esboço de via em 1928, diga-se de passagem, e hoje toda esta área está ocupada por comunidades. O que não consegui precisar é o local onde ficava o triângulo de manobras, caso a linha passasse mesmo por onde acredito. Acredito ser um caso de datas e mudanças históricas, provavelmente este triângulo existisse nos mapas antigos e em 1928 o terreno já tivesse sido ocupado. Mas ... vejo uma cicatriz nas imagens de satélite, o que sugere a antiga presença deste triângulo ali. E agora ?
Temos que levar em consideração também que estamos vendo uma imagem aérea, antiga, feita a mais de 500 metros de altitude (segundo o Google), com baixa resolução, e neste caso acredito não aparecer uma linha de 1 metro de largura (bitola) devido a todos estes fatores. Creio que um vértice deste triângulo, em direção à São Francisco Xavier, esteja passando na imagem ao lado do terreno murado, apesar de que, se for isso mesmo,ele ter um traçado irregular em relação à "cicatriz" atual. Vou tentar fazer uma outra superposição depois, ao contrário, desenhando o triângulo na imagem atual, segundo o Google, e comparando a posição na imagem antiga.

Então, o que acham disso tudo ?! Eu estou achando tudo super divertido ! E revelador ! Mais uma vez mil agradecimentos ao Adenilson, pois estas imagens aéreas estão se revelando uma importantíssima e valiosa ferramenta para entendermos e debatermos a história ferroviária. Sem isso, ainda estaríamos em suposições acerca de posições de estações e linhas ferroviárias.

Aguardo opiniões ... e depois vou ver e tentar trabalhar nas demais imagens postadas pelo Adenilson.

Boa noite para todos !

Obs.: esta semana deve ser crucial e provavelmente entrarei muito pouco aqui. Terei uma prova em Macaé no domingo dia 25 (fiquei sabendo ontem da data !),prova esta que fiz em 12/02 mas foi cancelada (e fui muito bem nela brb ). Além disso é minha semana de provas na faculdade, então, correria total !
Mas sempre que puder, dou uma passadinha por aqui ...
okk
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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 18 Mar 2012, 15:07

Dado e demais foristas.

Li na madrugada de ontem mesmo o seu post (Dado), mas só tive condições de ler atentamente hoje de manhã.
Parabéns mais uma vez Dado pela didática da sua explicação, passo a passo.
Deve ter dado trabalho. Já fiz algo parecido e quando o meu PC não atravessava um bom momento :( e passei sufoco.

A questão maior aí é realmente a informação que a Rio D'ouro tinha o mesmo trajeto da "Suburbana". Todas as plantas apontam para isso, seja de 1900,
1910 ou década de 20.

Ontem tentei inverter as plantas da SMU no próprio photobucket, mas quando colava a URL a inversão não acontecia, então repeti a operação de Upload.

Segue abaixo as plantas da SMU com o trecho apontado, agora com a mesma direção e sentido da aerofotografia de 1928.

Imagem

Agora na sequência do ponto do cruzamento das ferrovias, salientando que as plantas são de 1918, 10 anos antes da aerofotografia.

Imagem

Abaixo também invertido o mapa de 1910 e com a ferrovia acompanhando a "Suburbana".

Imagem

Reparem acima que a indicação da parada Benfica é invertida em relação ao prédio e provavemente nessa época a E.F.Norte era singela, assim como a Melhoramentos, sobre a qual vou comentar já.
Na sequência desse mapa, Herédia de Sá está de um lado da via e Vieira Fazenda de outro. Depois da duplicação (não tenho certeza) da Melhoramentos, Vieira Fazenda passou a contar com 2 plataformas.
Portanto, qual será o nível de fidelidade dessa representação no mapa?

Se ele estiver verdadeiro, a estação de Bemfica já tinha sido demolida em 1928, pois seria ao lado da seta bege, mas se tiver a mínima chance que estação de Bemfica tivesse sido do lado oposto ao representado no mapa de 1910, então pode ser o prédio apontado em vermelho, que pode ser um antecessor do atual prédio que existe hoje.
Digo isso, pois me parece que o prédio atual é um pouco maior, mas pode ser uma ilusão de ótica.

Sobre a largura da 29 de Outubro naquela época, Dado, penso que a mesma continha a largura de uma pista, pois pelo seu traçado em preto, assim parece.
Tem uns mapas da SMU mostrando o projeto de alinhamento da "Suburbana" na largura de 20 metros, mas o nome já diz: projeto.
A própria Dom Hélder Câmara hoje não tem a largura igual naquele trecho. Veja no Google como desde o Largo de Benfica até o Viaduto, existem umas pequenas variações na largura da via.

Para encerrar, vou dar um chute que pode ser astronomicamente para fora.

Se isso for certo, a 29 de Outubro ter uma largura ali de meia-pista hoje da D.H.Câmara, então acho que bondes elétricos e ferrovia não conviveram. A não ser que fossem bondes a tração animal.
Reparem que nas composições que se cruzam (a princípio de bondes), passam lado a lado e sobre pouquíssimo espaço nas bordas (em direção às calçadas) e entre elas.
Temos que achar um especialista em bondes e descobrir quando começou a circulação pela "Suburbana".

Como inserir mais a ferrovia ali?
Isso pode indicar um forte indício que os trilhos da ferrovia já tivessem sido retirados, apesar das manchas escuras estranhas na via. :(

Dado. Desculpa hmy a insistência em serem bondes, mas quando abordávamos assuntos relacionados ao possível ramal da Democráticos, vc enviou fotos com bondes que continham mais de um vagão. okk

Sobre o viaduto ter aquela curva, tenho uma hipótese com 2 causas.
1) A necessidade de ter uma via mais longa em função da inclinação da rampa. Se o viaduto fosse reto, para ter altura sufuciente para passar pela E.Norte, ele teria que ter a rampa muito mais inclinada ou iniciar bem mais atrás.
2) Não causar interferência, já do outro lado com a linha de Arará.

Vi no AGCRJ um foto da década de 50 mostrando o viaduto da Arará e ônibus formando fila para a passagem em nível com a Leopoldina.

Em tempo. Tomara que em breve, venhamos a realmente descobrir o que aconteceu. <o>

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Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 18 Mar 2012, 17:57

Adenilson, tranqüilo.
Aliás, gosto muito quando debatemos o assunto pois às vezes vemos coisas onde não tem. Analisando os mapas antigos, as plantas da SMU e o seu relato, junto com os anteriores, vejo que a ferrovia acompanhava a Av.29 de outubro/Suburbana.
Mas, mesmo assim (que teimosia kkkkkkkkkkk) ainda acredito que a ferrovia passasse pela Rua Araruá. Infelizmente estou sem tempo para pesquisar e encontrar algo que mostre essa hipótese, se é que existe, mas eu continuo acreditando que a ferrovia seguia pela Rua Araruá. Não sei porque,mas ainda penos nisso,a não ser, é claro, que a adutora passasse por ali, e não a ferrovia.
Por outro lado, a ponte que vejo na imagem antiga e na imagem de satélite pode ser apenas um pontilhão de rua, sem citar que pode ser a adutora também.
Curioso que você tem evidências de sobra e eu também tenho algumas, e pelas imagens que temos e foram apresentadas, tudo leva a crer que realmente a hipótese da ferrovia seguir junto à Av.Suburbana é a mais provável.
Mas mudemos de assunto: Adenilson, veja o mapa antigo que você postou, compare com a posição mostrada nas plantas da SMU e veja a imagem aérea antiga. Será que a Parada Bemfica não ficava onde há um elemento comprido, que assinalei abaixo:
EF Rio d'Ouro - Próximo a Parada Bemfica 11.png
^^ Estou tecendo essa hipótese pois vejo uma trilha ou caminho no meio do terreno, que cruza a EF do Norte de um lado e de outro exatamente na posiçao onde vejo um detalhe ao lado da linha, que pode ser tanto uma plataforma quanto um barranco. Mas essa trilha justificaria a presença de uma parada ferroviária, e vice-versa.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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