Estação Quintino Bocayuva

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por DadoDJ » 25 Ago 2013, 00:06

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Quintino Bocayuva , antiga Cupertino e Doutor Frontin
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2013, 09:57

A Estação de Quintino Bocaiuva foi inaugurada e aberta em 1876 com o nome de Cupertino.

O jornalista Quintino Bocaiuva faleceu em 1912 e em homenagem a ele, o nome da estação e por consequência do bairro, passou a se chamar Quintino Bocaiuva.

Porém entre esses 2 nomes, a estação se chamou Doutor Frontin e essa foto abaixo que estou postando.

Vejam a primitiva estação com alguns detalhes que me chamaram a atenção.

A quarta linha foi assentada em 1903 e portanto a foto é depois desse ano, pois antes do pátio há apenas 4 linhas, salientando que de acordo com as minhas pesquisas, o nome Cupertino foi alterado para Dr. Frontin por volta de 1897.

Não havia ainda ali as 6 linhas depois de Engenho de Dentro e voltando ao assunto dos detalhes, os que me chamaram a atenção foram:

1) O prédio principal me parecia ser o do lado oposto das plataformas dos paradores hoje, o que me faz chegar a conclusão que as 2 linhas que seriam acrescentadas depois parecem ter sido do lado em primeiro plano junto à plataforma descoberta, ao contrário do que parece ter sido o acréscimo de linhas até Engenho de Dentro.

2) Reparem também que a parte superior do telhado, que é um prolongamento do telhado principal da estação, parece ter sido quebrado. Vejam a parte de alvenaria logo abaixo.
Passa a impressão que originalmente o prédio da estação era no canto da linha junto a rua, não havendo trilhos do outro lado e parece que o mesmo foi quebrado para o assentamento da 4ª linha atrás do mesmo. Será? :ttn:

Vale salientar aí que o Augusto Malta bateu a foto no lado voltado para Piedade, tendo Cascadura às suas costas.

Outra coisa é que há um desvio para uma 5ª linha no pátio, que parece até sem saída, mas a linha tronco tinha apenas 4 linhas nessa época. Vejam ao fundo!

Chega de explicações e vamos a essa foto, sobre a qual já tinha comentado com o Dado que iria postar. O pior é que está comigo há uns 2 anos. :(
Dr.Frontin.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por DadoDJ » 22 Nov 2013, 10:33

Uau !
Show de bola, Adenilson!
Que foto fantástica !
app app app app app app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2013, 14:05

Valeu Dado. Acho que posso interpretar que você gostou da foto. b )

Agora vejam todos vocês, a representação na foto, quando eu sempre me referia ao acesso pelos trilhos.
A passarela superior de Quintino para acesso à estação foi construída por volta de 1920 e antes as pessoas tinham que passar pelos trilhos para acessar a estação.
É por isso que a maioria das estações antigas tinham rampas nas cabeceiras das plataformas.

Não somente para facilitar o acesso das pessoas, mas para o acesso de animais em relação às cargas.

Vejam a guarita de madeira a direita das linhas (deveria ser a bilheteria) e notem que a partir dela, há um caminho. Esse caminho passa pelos trilhos na frente das duas plataformas.

Outra coisa interessante é que a cerca de 20 metros do início da plataforma na direção do fotógrafo, existe um degrau na lateral da plataforma para ajudar as pessoas que estivessem no meio da plataforma, a descer na linha para acessar a outra.
Hoje devido ao tráfego intenso de trens, seria inconcebível e um passaporte para o suicídio. =O

Me chamou atenção a disposição dos casebres a direita da linha e fui buscar no google.
Vi no dístico do casario branco a direita que ele foi construído em 1898 e o recoheci na foto acima.

Se esse casario fosse uma pessoa, que testemunha da história ferroviária não seria, hein!

A parte voltada para a praça foi modificada, mas a parte voltada para a Rua Elias da Silva ainda está com a fachada original.

Segue abaixo o imóvel hoje.
Quintino.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por Melekh » 23 Nov 2013, 22:29

Muito bacana essa foto, Adenilson.

Me lembro que no TGVBR, você havia comentado que teria uma foto da Estação Dr. Frontin, mas que não poderia colocá-la na época, seria essa?

Eu cheguei a colocar uma postagem sobre o local ser supostamente a estação, vide:

Poderia ser perto da Antiga Escola Quinze em Quintino?




Imagem




Imagem


Essa foto é uma raridade, parabéns!!!!

app app app app app app :Y: :Y: :Y:

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por Adenilson » 25 Nov 2013, 10:06

Valeu Melekh.

Aliás, na semana anterior a minha ida a Praça XV, quando fui ver com o Dado fotos antigas na feira, tentei te ligar sem sucesso.

Sobre o que você perguntou, não foi essa a foto de Quintino que eu não poderia postar, pois eu já tinha a autorização para fazê-lo.
Foi apenas questão de outras postagens prioritárias que surgiram na frente.

A rua que você postou na foto provavelmente é a Rua Duarte Teixeira, que é perpendicular a linha férrea e portanto as pessoas em formação na foto devem ter a estação a sua direita ou explicando de outra forma, às costas do fotógrafo.
Essa rua, pelo jeito recentemente aberta na época, terminava no fim do pátio da estação, pois antigamente sua plataforma era mais curta.

Em relação ao círculo que indica a estação no mapa, a maior área do mesmo fica do lado oposto da estação que aparece na foto postada por mim e a menor área está no lado que está em primeiro plano na foto.
A rua da foto da Escola XV de Novembro aparece no mapa postado por você e é paralela a uma rua com uma praça.

Para você ter uma idéia, tudo indica que tal escola é a atual FAETEC.

O mais legal dessa foto que postei não é somente a questão da edificação em si, mas de todos os detalhes. O fato do prédio, que aparentemente é o principal, estar do lado oposto aos das estações com apenas uma plataforma, nos faz pensar como realmente ocorreu o acréscimo de linhas na E.F.D.Pedro II.
A princípio, pensamos que no sentido subúrbio, as linhas foram sendo acrescentadas da esquerda para a direita, mas pode ter sido em ambos os lados.

Em São Francisco Xavier ocorria a mesma coisa. A plataforma principal e mais larga era do lado direto (sentido subúrbio).
Até pouco tempo, o trecho em Quintino era servido por 6 linhas e atualmente é por 5, mas na época da foto haviam 4 linhas apenas.
Repare que a parte superior do prédio parece estar quebrada, como se fosse uma "gambiarra" para o assentamento da 4ª linha atrás do mesmo, que originalmente parece ter sido construído junto à rua.

Por outro lado, pensamos, se as linhas tivessem sido acrescentadas da esquerda para a direita, não era para o prédio mais vistoso estar do lado esquerdo (sentido Cascadura)? :ttn:

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por Adenilson » 25 Nov 2013, 10:16

Só para acrescentar, nas minhas pesquisas, li que em 1903 todas as estações suburbanas foram reconstruídas para o assentamento da 4ª linha.
O texto que li não fala em reforma ou ampliação e sim em reconstrução. :ttn:

renatodomeier
Usuário ativo
Mensagens: 16
Registrado em: 07 Jan 2016, 22:55

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por renatodomeier » 08 Jan 2016, 16:07

OLÁ AMIGOS !! SAÚDE E PAZ !!

ALGUÉM SABE A DATA CORRETA DE QUANDO A ESTAÇÃO PASSOU A SER CHAMADA OFICIALMENTE DE QUINTINO ?

ribeirofelippe
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 09 Out 2016, 00:44

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por ribeirofelippe » 15 Ago 2018, 00:28

Estação Dr Frontin (Quintino), 1910. Jornal do Brasil.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Melekh
Usuário Diamante
Mensagens: 423
Registrado em: 14 Set 2011, 09:00

Re: Estação Quintino Bocayuva

Mensagem por Melekh » 15 Ago 2018, 22:07

Muito bom esse achado. Parabéns!

A estação vista sob outra perspectiva.

Pena, não ser a foto que deu origem a esta reportagem.

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”