Estação Todos os Santos

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Axerock » 15 Abr 2014, 22:34

Sempre fico feliz em poder ajudar 8)) Ainda mais pra esse imenso trabalho de arqueologia que vocês fazem.

E não sabia que a estação de Todos os Santos era tão antiga assim...!! o0

Abraços,

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 18 Dez 2014, 14:43

Sim, Axerock.

Todos os Santos era uma estação muito antiga. Pena ter sido demolida.

Para você ter uma idéia, quando ela foi construída, as estações até Japeri (Belém) eram:

Corte, S.Cristovão, S.Francisco Xavier, V.Grande (E.Novo), Cascadura, Sapopemba (Deodoro), Maxambomba (N.Iguaçu), Queimados e Belém (Japeri).

A estação do Encantado foi construída no mesmo ano, mas não estou com dados no momento que mostrem qual é a mais antiga.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 18 Dez 2014, 14:53

Nas pesquisas que tenho feito sobre o Méier, aparece a referência de uma casa de turma em Todos os Santos.

Achei uma vez que essa pusesse ser a estação original, mas ao verificar mapas, pude constatar que esse casario era próximo demais da Rua Medina para ser Todos os Santos.

Não se esqueça que a estação original de Todos os Santos era uns 100 metros depois (sentido Engenho de Dentro) da grande estação de subúrbios depois de modernizada.


Abaixo uma foto já publicada no fórum, de 1918, mostrando a abertura da Amaro Cavalcanti a partir da Rua Medina, em substituição a Lia Barbosa que somente iria até esta.

Vejam o casario apotado com seta preta. Sempre achei que pudesse ter ligação com a ferrovia e agora tenho quase certeza que essa era a casa de turma. A estação de Todos os Santos está muito atrás do fotógrafo.

TODOS%~1.JPG

Vamos a algumas referências:

1) Círculo azul claro: cancela da Rua Medina e Coração de Maria, aparentemente já fechada. Essa não era a cancela Perna de Pau.
2) Setas vermelhas: Mostram as pontas das cancelas.
3) Círculo azul escuro: Mostra a estação do Méier ao fundo, já modificada em relação à original, que era um prédio de Madeira. Nessa época não existia ainda a passarela de ferro e o acesso se dava pelos trilhos.
4) Linha horizontal vermelha: Projeção da Rua Medina, a direita.
5) Seta preta: A provável casa de turma, conforme mencionado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 18 Dez 2014, 15:09

Abaixo, outra foto já postada, mas agora no tópico específico da estação.

Vejam ao fundo, marcado com a seta preta a provável casa de turma.
Marcado com a seta verde, talvez o passadouro da estação de Todos os Santos pelos trilhos.

Obs: A passagem subterrânea somente seria construída em 1920.

Agora vejam que interresante. Notem atrás da vegetação, marcado com a seta lilás, que aparentemente a estrutura do telhado aparece muito, como se estivesse em obras.

Estaria nesse momento, a estação em ampliação junto com a abertura da Amaro Cavalcanti?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 18 Dez 2014, 15:13

Vejam agora, já em 1923 e ao fundo, a cobertura da estação já ampliada e modernizada, cujo tamanho perdurou até a sue desativação em 1971 e demolição em 1975.

Outra curiosidade. A Basílica Imaculado Coração de Maria foi inaugurada em 1910 e quase 15 anos depois, foi inaugurada a sua torre. A foto mostra a torre ainda em obras.

O viaduto de Todos os Santos (atrás do fotógrafo) estava recém inaugurado.

Um belo flagrante!
Todos%20os%20Santos%201923.jpg

Abaixo uma foto publicada pelo grande Melekh vv de 1929, mostrando a estação bem cheia e aparentemente pronta para a chegada do trem.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por DadoDJ » 19 Dez 2014, 13:56

Show de pesquisa !
Legal !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 19 Dez 2014, 14:24

Valeu Dado!
Essa estação sempre me fascinou. O engraçado é que moro no Méier, dentro do limite que a prefeitura chama de Méier, mas se a estação de Todos os Santos fosse reativada, eu andaria menos que ando atualmente quando quero "pegar" o trem.
E sobre o foco da pesquisa, a notícia sobre a casa de turma me surpreendeu, apesar de desde a época que postávamos somente no TGVBR, eu tinha levantado a questão envolvendo a funcionalidade daquele casario. okk

DadoDJ escreveu:Show de pesquisa !
Legal !
:Y:

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Axerock » 23 Dez 2014, 23:38

Adenilson escreveu:Abaixo, outra foto já postada, mas agora no tópico específico da estação.

Vejam ao fundo, marcado com a seta preta a provável casa de turma.
Marcado com a seta verde, talvez o passadouro da estação de Todos os Santos pelos trilhos.

Obs: A passagem subterrânea somente seria construída em 1920.

Agora vejam que interresante. Notem atrás da vegetação, marcado com a seta lilás, que aparentemente a estrutura do telhado aparece muito, como se estivesse em obras.

Estaria nesse momento, a estação em ampliação junto com a abertura da Amaro Cavalcanti?
Muito bom Adenilson! okk
Explica pra mim algumas coisas :
1- Essa foto que postou seria onde nos dias de hoje, exatamente? (primeira vez que a vejo)
2 - Defina a "Casa de Turma". Nunca ouvi falar disso. 8))

Abraços,

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Adenilson » 26 Dez 2014, 08:10

Axerock.

Em relação ao local que você quer que eu identifique, qual foto vc está se referindo, pois eu postei três fotos.

Sobre a casa de turma, dentre as várias matérias em periódicos antigos que andei lendo, acabei encontrando a referência sobre uma casa de turma em Todos os Santos, sobre a qual concluí que poderia ser a apontada nas fotos acima, pois aquele casario estava intimamente ligado à ferrovia.

Não fosse o fato de estar mais perto que o Méier em relação a Todos os Santos, o imóvel poderia até ser confundido com a estação primitiva de T.Santos, fato até que eu especulei antes de determinar a localização exata da casa.

O pior é que esse imóvel existiu em pé até os anos 70. Tenho aerofotogrametrias, as quais postarei aos poucos, mas vou começar por Todos os Santos em 1928, já após as obras de modernização, incluindo os acessos e aumento da plataforma, tornando a estação com o seu tamanho definitivo até a sua demolição por volta de 1975. okk

Obs: A seta verde indica a estação e logo antes dela, no sentido Méier, a passagem subterrânea, que existia em 2 vias do lado da Amaro Cavalcanti e em uma via do lado da Arquias Cordeiro.
O círculo preto indica o casario, que pode ser a casa de turma e de onde foi batida a primeira foto da sequência.
A linha vermelha, indica o prolongamento da Rua Medina.


Repare que próximo ao final da plataforma, no lado da Amaro Cavalcanti, existe uma "saliência" junto à rua e em frente à atual Almirante Calheiros da Graça, antes Rua das Dores. Ali era a escada que dava acesso à estação primitiva de Todos os Santos, que ficava entre as esquinas das ruas do lado da Rua Arquias Cordeiro (José Bonifácio e Augusto Nunes), enquanto a estação mais modernizada ficava entre as Ruas Getúlio e José Bonifácio. okk
Todos%20os%20Santos1928.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Todos os Santos

Mensagem por Axerock » 26 Dez 2014, 11:30

Oi!

Refiro-me à imagem do tópico seu que eu citei, quando respondi. Nunca tinha visto-a antes.

Se puder poste a aerofotogrametria de 1928, que mostra a josé bonifácio, odorico mendes e suburbana :D - no tópico correspondente, claro 8))

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”