Estação São Cristóvão

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por tche » 02 Jul 2015, 18:25

Na década de 70 você podia escolher entre o elétrico e o à diesel para ira até Caxias. O elétrico saía de Francisco Sá e o à diesel de Barão de Mauá. Me lembro uma vez em 1972 que fui à Caxias e peguei o elétrico em Francisco Sá no fim da rua Ceará, que naquele tempo era fechada por um muro. O Elétrico só ia até Caxias e os à diesel iam direto para Guapimirim ou Vila Inhomirim sem baldeação. O tráfego entre o Rio e Caxias e Inhomirim era intenso e com muitos trens por dia. Creio que a diminuição forçada do número de trens que se dirigem para além de Saracuruna se deve à pressão das empresas de ônibus. O filme é velho e devido ao grande número de passagens de nível na baixada PROPOSITADAMENTE não sinalizadas, a possibilidade de acidentes é grande, o que certamente irá fortalecer os argumentos dos defensores da erradicação dos ramais.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 02 Jul 2015, 21:38

O amigo Wilson PS, que esteve na nossa assembléia de fundação no Pavunense FC e participa com certa frequência no Facebook, viveu boa parte da vida dele em Barão de Mauá, onde o pai dele era telegrafista. Ele acompanhou todas essas mudanças, como bem dito por você, havia trens diretos de Barão de Mauá pra Vila Inhomirim e Guapimirim. Interromperam o funcionamento com a desculpa de alargar a bitola para modernizar e eles nunca mais voltaram ... faz falta demais um trem para Magé por exemplo, parando em poucas estações no caminho (apenas nas principais). Hoje uma pessoa que trabalha na Zona Sul ou no Centro da cidade do Rio e mora em Magé sofre nos ônibus, com engarrafamentos, perda de tempo e qualidade de vida, e passagens caras ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 26 Fev 2023, 13:38

Pessoal, saudações.
Parece que estamos de volta, e com algo surpreendente, ao que parece.
Ontem estava eu tranquilamente em casa quando recebo no grupo do Telegram uma mensagem do Bruno Tavares sobre uns mapas do ano de 1900, e... O desenho da linha da EF Melhoramentos passando na Quinta da Boa Vista!
Eu suspeitava disso há anos mas nunca encontrei provas, e desisti do assunto pois achei que estivesse fazendo confusão com algo. Mas depois dessa, resolvi me aprofundar no assunto e retomar a pesquisa. Estou até agora bastante surpreso com o que encontramos...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 26 Fev 2023, 13:44

01.jpg
02.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 26 Fev 2023, 13:57

Aí eu decidi fazer a sobreposição da planta de 1900 com as imagens de satélite recentes no Google Earth, um processo bem trabalhoso, mas acho que ontem eu estava inspirado pois a precisão ficou altíssima! E não foi apenas a linha da EF Melhoramentos que descobri através desse processo...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 26 Fev 2023, 13:59

As imagens não saíram na ordem que eu publiquei, mas ok. Voltando à São Cristóvão, surgiu algo que nos chamou muito a atenção: fotos postadas há algum tempo:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 26 Fev 2023, 14:03

Sobre essas que precisamos debater, pois pode ser que a linha da Melhoramentos esteja registrada, vejam:
photo_5177084477325814661_x.jpg
photo_5080354125828434487_y.jpg
photo_5080354125828434484_y.jpg
photo_5080354125828434483_y.jpg
image_2022-11-22_12-21-28.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 26 Fev 2023, 14:04

Nesta última foto, se a linha da Melhoramentos é a que segue singela em direção ao fotógrafo, por que ela não aparece na imagem mais próxima da estação da Quinta? Seriam imagens de épocas diferentes?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por HUGO CARAMURU » 26 Fev 2023, 15:46

Sobre o caso da linha da Melhoramentos não aparecer junto com a estação da Quinta, acredito que seja porque a não existia ainda , pois as fotos são do periodo de 1878 a 1889, e a Melhoramentos iria surgir ... seria em 1898 ?...

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 26 Fev 2023, 16:07

HUGO CARAMURU escreveu: 26 Fev 2023, 15:46 Sobre o caso da linha da Melhoramentos não aparecer junto com a estação da Quinta, acredito que seja porque a não existia ainda , pois as fotos são do periodo de 1878 a 1889, e a Melhoramentos iria surgir ... seria em 1898 ?...
Ah sim. A curiosidade mesmo é essa foto onde aparece essa linha singela, deve ser de período contemporâneo à Melhoramentos...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”