Estação São Cristóvão

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Adenilson » 13 Mai 2015, 17:36

Dado: Tudo indica que todas as fotos postadas, com exceção das aéreas parecem mostrar o sentido do hoje é o Maracanã.
Inclusive o prédio que está ao fundo na primeira foto que vc postou não parece o do museu do índio?, que é claro, nem "pensava" em ser construído na foto do século XIX.

A última foto que postei (a menor) mostra também o mesmo sentido.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Francisco Amaral » 14 Mai 2015, 09:25

Olhando estas fotos, tive a impressão, quase certeza, de que está no sentido praça da bandeira.

Acho que eu já tinha lido em algum lugar que a Estação Quinta possuía duas construções gêmeas, uma de cada lado. A foto aberta do alto mostra um casarão igual naquela direção e a cabine de dois andares aparece entre as linhas da Central e as vindo da Leopoldina.
Outro indício é que a passagem de nível ficava na General Canabarro que ficava antes da Estação Quinta. Como ela apareceria depois nas fotos?

Será?

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Francisco Amaral » 14 Mai 2015, 09:37

Ilustrando as observações acima:
1949.jpg
Na seta vermelha o casarão.
Na seta amarela a cabine dupla.
Na seta laranja o local onde ficaria a casa da Estação Quinta
Em rosa o local onde ficava a passagem de nível da General Canabarro.

Teria o prédio da estação sido demolido para construção das Linhas da Leopoldina? Ou eu estaria viajando muito?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 14 Mai 2015, 10:18

Hum ... estranho ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Adenilson » 14 Mai 2015, 11:31

:ttn: Estamos diante de um "Bug" aqui.

Realmente o Amaral tem razão, a foto com a cabine alta parece mostrar o sentido do centro.

Eu já tinha debatido com o Dado que essa estação parece ter sido construída de forma a poder abrigar a plataforma dos dois lados, pois a plataforma é de madeira encaixada em uma estrutura de alvenaria.

De qualquer forma, nunca tinha ouvido falar em estação gêmea.

A foto que postei é muito antiga, mas antiga que todas e mostra visivelmente uma estação ao fundo.
Era normal naquela época que uma estação tivesse mais de uma PN.
O Méier por exemplo tinha a PN que interligava a Arquias Cordeiro e Dias da Cruz e a da Medina e Coração de Maria, sendo essa última quase na meia distância com Todos os Santos.

A foto que postei parece realmente mostrar o sentido do Derby Club, pois a curva parece mais branda que tem o grande prédio ao fundo. Tem que averiguar se na Avenida Maracanã não haveria outra PN.

O prédio realmente não parece ser o Museu do índio.

Eu sempre perguntei o porquê D.Pedro mandaria construir uma estação do lado oposto da linha em relação ao palácio. A foto mais nova parece mostrar o que seria certo na foto antiga e aí vém a confusão.
Se a foto que postei também indicar a direção do centro, então o que parece ser a estação original de S.Cristovão ficaria onde era a bifurcação para a Leopoldina? :ttn:

Gostei dessa polêmica. Uma coisa parece certa. Houve um grande deslocamento das linhas naquela região em termos de lateralidade.

E o que dizer dos restos de plataforma que existem até hoje onde parecia ser o prédio da estação na foto que postei, imaginando ali, a direção de Derby Club?

A foto pequena que postei mostra a direção do Derby Club.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Adenilson » 14 Mai 2015, 11:53

Fiquei pensando o seguinte.

Se a foto que postei também for na direção do centro, então o que era a estação primitiva de São Cristovão seria onde é hoje a estação do metrô e as linhas passavam onde é a calçada da rua e a estação teria a sua plataforma do lado oposto de onde e hoje.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por DadoDJ » 14 Mai 2015, 18:03

Aquele trecho todo me intriga ... e tirando o fato de que fotos antiquíssimas (antes do viaduto sobre a Francisco Bicalho, construído em 1907) mostram o ângulo das linhas mais aberto em relação ao de hoje (isso em direção à Quinta da Boa Vista e inclusive passando por dentro de parte do parque, segundo um mapa que vi no Arquivo Nacional !).
Falando em ruínas possíveis da estação original, estão mexendo naquele trecho atualmente ...
<|-|>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por tche » 15 Mai 2015, 10:40

Olá pessoal. Não havia passagem de nível na General Canabarro, pelo menos que eu saiba. O Viaduto sobre as linhas férreas data dos anos 30, e a General Canabarro fazia uma curva para a direita desembocando na rua Teixeira Soares, hoje absorvida pela Radial oeste, num cruzamento tríplice que também cruzava a avenida Maracanã, em uma via cercada de casas, fazia uma curva para a esquerda para então chegar à subida do viaduto da Quinta. O que havia era um número muito maior de linhas. Também não havia comunicação com a rua Francisco Eugênio, pois após a descida do viaduto, a via em que hoje em dia existe existe o prédio da Ypiranga e um posto de gasolina não existia, bem como também não existia mais nos anos 40 a ligação da rua Ceará com a Francisco Eugênio, reaberta apenas em 2009. O terreno onde existe a casa com a seta vermelha era um imenso matagal.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por Adenilson » 15 Mai 2015, 12:02

Tchê.

O prédio apontado pelo Amaral na foto aérea da década de 40 parece mesmo ser o que está ao fundo da foto da década de 20. Teríamos que tentar ampliar muito a foto aérea para averiguar.

É provável sim que possa ter existido uma PN, mas em um período muito antigo, que nenhum dos membros do Trilhos do Rio, tivesse alcançado.

O que mais me intriga é saber se a foto que postei do final do século XIX mostra o mesmo sentido da foto da década de 20.
Caso sim, então a estação que parece ser a original de S.Cristovão estaria em local bem diferente.

Caso não, a estação seria híbrida em relação ao lado possível de se instalar a plataforma.

Depois eu explico melhor.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação São Cristóvão

Mensagem por tche » 15 Mai 2015, 15:05

Adenilson, a estação original da Quinta ficava do outro lado, ela foi demolida em 1925 e reconstruída do lado oposto. Isso está bem claro no livro de Hélio Suevo.

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”