Estação Quinta (Quinta Imperial)

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
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DadoDJ
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Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 24 Ago 2013, 23:58

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VitorPradoJW
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por VitorPradoJW » 17 Nov 2015, 21:47

Boa noite companheiros, exponho aqui algumas informações que absorvi nesses últimos dias acerca da estação da Quinta Imperial. Acredito ter chegado à uma conclusão sobre sua localização original. Vou expor algumas fotos e tentar localizar as construções no mapa:
Quinta - Operacional.jpg
Essa é uma foto que está no livro do Helio Suêvo, segundo o mesmo fora retirada do livro "Subsídios para a História do Rio de Janeiro" e também já foi compartilhada pelo Adenílson em outro tópico. Admitindo que a triplicação tenha ocorrido no ano de 1897 e a duplicação em 1876, como também disse o forista Adenílson em outro tópico, essa foto está entre esse período (1876-1897). Em primeiro plano temos o prédio da estação da Quinta Imperial, que já não sabemos se era o original mesmo ou não com as fotos compartilhadas pelo Hugo no Facebook. Observo como ponto de referência essas 5 ou 6 grandes árvores e logo após delas uma passagem de nível de onde viria a ser a Rua General Canabarro e onde hoje está o mezanino da estação (explico em imagem posterior). Ao fundo, mais um prédio com o que parece ser uma plataforma, prédio este que já foi especulado como sendo da estação São Cristóvão neste fórum. Acredito estar esta foto no sentido Centro, posteriormente explico por quê.
São Christovam - 1906 - 2.png
Data de 1906 essa imagem que retirei da edição do dia 25 de novembro de 1906 da Revista da Semana lá na Hemeroteca da BN. A notícia trata da inauguração da 4ª linha da EFCB, nessa data a Linha Auxiliar já passava por ali em linha singela. Intuitivamente, portanto, temos 5 linhas nas imediações, nesta foto vemos apenas 2, uma em primeiro plano que chamarei de "B" e outra onde está a locomotiva que chamarei de "A". Ao lado temos o prédio da estação Imperial que nesta notícia é legendado como "Estação São Christovam", não são prédios diferentes, trata-se do mesmo prédio. Ao fundo as grandes árvores que usei como ponto referencial na primeira foto, suponho então que esta foto também se encontra no sentido Centro. Mais uma foto da mesma notícia, a locomotiva está na mesma linha e um pouco mais pra trás.
São Christovam - 1906 - 3 - Linhas.png
Agora estamos virados para Deodoro. Numerei as linhas em A, B e C aqui e o que creio ser a linha da Linha Auxiliar ali no cantinho. Observemos a já conhecida plataforma de São Cristóvão e usemos a cobertura como referencial. Vejamos uma junção de uma foto de satélite da região com a aerofotogametria de 1928 postada pelo Adenílson em outro tópico.
São Cristóvão - Aérea Comparação Zoom.png
Visto que essa quadruplicação se deu em 1906 e a inauguração do elevado na região da Francisco Bicalho veio só em 1907, a linha foi quadruplicada um ano antes da elevação? De qualquer forma, admito a construção da foto da plataforma ser a mesma da foto área de 1928. Sendo a linha laranja a 'C', a vermelha a 'B', a azul a 'A' e a rosa a 'LA'. Meu ponto referencial pra essa montagem foi o prédio circulado por verde que já existia em 1928 e está de pé até hoje. Antes de prosseguir consideremos que o prédio da estação da Quinta Imperial foi usado como parte da estrutura da estação São Cristóvão como diz o jornal A Noite em 12/6/1925, compartilhada pelo Hugo no Facebook:
Quinta - A Noite - 12-06-1925.jpg
"Agora, por motivo de assentamento de novas linhas da Auxiliar, ali, ao lado da estação de S. Christovão, da qual a imperial já se tornara companheira cidadã, vae ella ser destruída.”
Chego por enquanto à seguinte diagramação:
São Cristóvão - Aérea Comparação Zoom 2.png
Em grená a localização 'aproximada' da estação Imperial e em amarelo onde se localizava a PN que tratei nas primeiras imagens. De qualquer forma, não me restam duvidas que ali ficava a estação Imperial pois esta fora removida para ''assentamento de novas linhas da Auxiliar'' e por este mapa que encontrei mais de uma vez no Jornal do Brasil na edição de 14/06/1934:
São Cristóvão - Jornal do Brasil - 14-06-1934 - Diagrama.png
Essa construção pontilhada no meio dos trilhos apontada pela seta vermelha era onde ficava a estação Imperial original e esta outra igual (!) apontada pela seta laranja é o novo prédio que fora construída em 1926 (por sei lá que motivos) e que permanece até hoje ao lado da linha do metrô.
Como os prédios são iguais, existem fotos de ambos e são naturalmente confundidos. Mas, basicamente, esse prédio de 1926 nunca foi usado como plataforma e creio que sequer esteve do lado dos trilhos, era usado para outros fins. Para não me alongar mais, deixo a problemática do 'segundo' prédio e da possível estação São Cristóvão para outro post.

Abraços! <o>
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DadoDJ
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 17 Nov 2015, 22:26

Muito boas deduções e explicações, Vitor !
Esta estação parecia ter uma explicação simples para o fato de terem existido duas dela, mas acaba sendo mais um mistério para desvendarmos.
E ainda tem aquelas fotos que o Hugo postou no Facebook, acredito que teremos muito ainda a se debater rs
:Y:
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 18 Nov 2015, 09:15

Foto da estação da Quinta Imperial. Fonte: Biblioteca Nacional - acervo digitalizado
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 18 Nov 2015, 09:20

foto dois da estação da Quinta Imperial, Mesma fonte.
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 18 Nov 2015, 09:28

Aqui, para pesquisas, a ficha na Biblioteca Nacional:
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 18 Nov 2015, 10:32

Por este mapa, dá pra ver que a estação da Quinta realmente ficava do lado direito de quem vai para Deodoro, ou seja, do lado da Quinta:
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 18 Nov 2015, 10:34

Outro mapa (do mesmo site da Biblioteca Nacional - acervo digitalizado, )
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HUGO CARAMURU
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 18 Nov 2015, 10:36

Mais um mapa, mais recente, acho que 1905, mostrando como S Christóvão a estação:
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HUGO CARAMURU
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 18 Nov 2015, 11:35

Vendo os mapas, acho que dá pra perceber que os trilhos originalmente não seguiam ponde seguiu posteriormente a Leopoldina, e sim mais paralela à linha atual... assim está me parecendo.

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