Estação Quinta (Quinta Imperial)

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
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DadoDJ
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 18 Nov 2015, 13:25

Tem mapa mostrando a estação de um lado, em outro mapa, está do outro lado ...
:WK:
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Adenilson
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2015, 22:15

Muito boa a explicação do Vítor e me parece tudo coerente. Apenas a ressalva que na inauguração da quarta linha em 1906, não há linhas da auxiliar visíveis na minha opinião, uma vez que nessa época, a mesma era métrica.
Fica aqui a ressalva que a linha auxiliar era métrica, tendo o alargamento da bitola, ocorrido apenas em 1945, se não me engano. Seria fácil destinguir as linhas.

Das situações expostas por mim, então a menos provável ocorreu, mas cheguei a levantar essa hipótese. Houve uma estação São Cristovão bem rústica, na última curva que vém da atual estação Praça da Bandeira e a estação, cuja plataforma hoje está em ruínas é outra. Provavelmente a que foi erradamente chamada de Mangueira no site estações ferroviárias. Essas fotos do Hugo, junto com a explicação do Vítor mataram a charada.

Fica aqui a pergunta. Qual o ano dos mapas expostos pelo Hugo? O primeiro me parece tão antigo, que sequer São Cristovão é citada.

Outra curiosidade é o fato da quarta linha ter chegado em 1906 a S.Cristovão e no Méier, chegou em 1905, o que pode levar a conclusão que o assentamento pode ter ocorrido em ambas as direções ou no inverso que pensávamos.

Respondendo ao Vítor. Sim, há fotos na Francisco Bicalho, já mostrando um grande número de linhas passando em nível com essa avenida, na época, chamada de Av.Mangue.

Show de bola!! app app app

Adenilson
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 19 Nov 2015, 22:20

Engraçado é que olhando agora, parece que a estação na foto postada pelo Hélio está bem diferente das demais. Ou a estação da Quinta foi reformada, com a projeção da plataforma, ou a primeira foto está voltada para o Maracanã, pois o prédio ao fundo também está diferente.

Comparem a arquitetura da estação nas diversas fotos.

Jogo dos 7 erros. ;)

VitorPradoJW
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por VitorPradoJW » 20 Nov 2015, 16:09

Hugo, não consegui achar os últimos dois mapas no acervo da BN mas, achei o primeiro e ele não tem data. Ele parece ser ainda do tempo do império, já que não há a presença da estação Mangueira. Tempo do império e a estação está como São Christóvão, as nomenclaturas parece não só serem confusas como não devem ter diretriz alguma...
No segundo mapa aparecem duas estruturas no mapa, sendo a tal São Christóvão do outro lado da linha (?), o que não bate com as fotos que vimos se considerarmos que aquele prédio ao fundo era de fato uma estação...
E sendo o último de fato em 1905, já na República, o outro prédio teria sido demolido então?

Agradeço pelo comentário Adenílson! Sobre a Linha Auxiliar, esta já não era mista e compartilhada com a Rio D'Ouro desde pelo menos os anos 30 ali?

E sobre o "jogo dos sete erros": A foto me parece também no sentido Central compare com a foto que está no livro do Helio, as palmeiras imperiais parecem ter crescido! O prédio do fundo também pode ter o mesmo telhado e "plataforma", somente com umas mudanças externas. A qualidade da imagem não é muito boa mas, o tamanho do telhado me parece o mesmo:
São Cristóvão - Comparação.png
Bom, é só uma hipótese. O que queria compartilhar são algumas coisas que percebi fuçando a Hemeroteca hoje. A nomenclatura da estação não é fixa e não fica claro se existem períodos que existiram duas estações ou períodos que existiu apenas um prédio. O Correio Mercantil de 1 de fevereiro de 1856 dá a entender que seriam construídos dois prédios, um para uso exclusivo do imperador e outro para a população ao lado:
Quinta e São Cristóvão - Correio Mercantil - 1-2-1856.png
Porém, na inauguração da estrada, sequer a estação Imperial estava construída. Mais de um jornal divulga durante o mês de junho que a companhia aguardaria projetos até o dia 12 para a construção da estação (!), que parece ter se consumado só em outubro:
Quinta - Diário do Rio de Janeiro - 26-10-1858.png
Acredito que este "levantamento" faça referência à inauguração e não ao início das obras. Não achei mais nenhuma notícia sobre. Sobre o uso da estação, vejam o que encontrei na edição de 30/11/1858:
Quinta - Diário do Rio de Janeiro - 30-11-1858.png
"ao pé da estação imperial"
Será que o povo pôde usar a estação imperial neste período? Procurei mais e não achei qualquer menção à inauguração de uma "Estação São Christóvão" para uso do povo.
Os jornais são tão confusos em notícias posteriores que, mesmo se houvessem 2 prédios, não poderia saber qual é qual... Há jornais que em notícias de viagens do imperador se referem à estação como: "Estação Imperial"; "Estação Imperial d São Christóvão"; "Estação Imperial Quinta de São Christóvão"; "Estação São Christóvão". Em suma, não há padrão! Vejam o que tem no Diário de Notícias de 16/9/1885:
Quinta - Diário de Notícias - 16-9-1885.png
Santos? Certamente não era integrante da família imperial... Ou os próprios jornais consideravam ambos os prédios como sendo uma só estação (sendo um prédio para uso do imperador e outro para o povo), ou existiram períodos com 2 prédios e outros períodos com um apenas... :WK:

Bom, deixei pro final do post o que considerei mais incisivo! Existiu sim mais de um prédio no local original da estação Imperial!
Quinta - Gazetinha - 12-12-1880.png
Talvez por isso se chame Gazetinha É só isso que diz o jornal! Desmoronou no dia 10 de dezembro de 1880 o prédio original da estação Imperial. O que eu não esperava era por isso menos de um ano depois:
Demolição da Quinta - Diario do Brazil - 13-9-1881.png
Diário do Brazil em 13 de setembro de 1881! E lá se foi o segundo prédio da estação, creio que aí então surgiu o prédio que já conhecemos. Ambas as notícias não expõem o por quê do desmoronamento e tampouco da demolição. E por que construir um prédio para demoli-lo menos de um ano depois?
Considerando isso, essas fotos compartilhadas pelo Hugo se encontram em algum lugar entre 1876 (que creio ser o ano da duplicação) e 1881.
Fica então a duvida: Esse prédio das fotos que o Hugo postou era de fato o original ou este outro que mal durou 9 meses?

Abraços! <o>
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DadoDJ
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 20 Nov 2015, 18:02

Grandes ponderações, pessoal !
Em relação a essa suposta demolição, pode ter sido da estrutura que ruiu talvez.
Eu sei que quanto mais fuçamos no passado, mais ele torna-se misterioso. Mas uma hora tudo será desvendado ...
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ribeirofelippe
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por ribeirofelippe » 15 Ago 2018, 00:06

Estação Quinta, explicações já muito bem dadas nas postagens anteriores.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por DadoDJ » 19 Dez 2018, 06:38

Excelente registro!
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Adenilson
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Re: Estação Quinta (Quinta Imperial)

Mensagem por Adenilson » 21 Dez 2018, 09:49

Pessoal,

Relendo algumas questões colocadas aqui, aliadas às recentes fotos postadas no Facebook. Penso que os relatos relativos a estação de São Cristovão nos periódicos referem-se apenas a esta estação e não a da Quinta. Parece que a única exceção, foi quando a estação foi chamada apenas de Estação Imperial, sendo neste caso, para mim, a estação da Quinta.

Sobre a estação, cuja reportagem, apontou um desabamento em 1880, me parece ser a de São Cristovão mesmo, que nessa época, ficava na curva em direção a atual estação Praça da Bandeira. Isso explicaria a arquitetura diferente dos prédios quando o Vítor fez a comparação dos 2 telhados.
A forma imperial para mim neste caso, era uma maneira mais formal de chamar a estação. Mesmo hoje, a rádio Tupi se refere a localização de sua sede, como bairro imperial de São Cristovão.

Não descarto a possibilidade do Imperador em situações de emergência possa ter deixado o público usar a estação, como por exemplo, no caso da demolição do prédio, mas mesmo na época, São Cristovão tinha uma plataforma mais comprida, hoje considerada muito curta. O suficiente para abrigar uns 3 ou 4 carros de madeira, especulando aqui, enquanto a da Quinta era mais curta ainda.

Sobre a referência a respeito dos diversos nomes em 1858, a estação de São Cristovão ainda não havia sido inaugurada, então deveria mesmo haver diferentes nomes para se referir a ela.

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