Estação Méier

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Imagens do Méier

Mensagem por Axerock » 15 Abr 2014, 22:54

Mais algumas imagens do Méier.

Fonte: Revista da Semana - 31 de janeiro de 1909.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 16 Abr 2014, 08:47

Show de bola, Axerock!

Nesse mosaico de fotos, dá para ver na Rua Arquias Cordeiro, que realmente ao lado do antigo prédio em diagonal que existe até hoje junto a estação do Méier, não existia a passarela.
A ilusão de ótica que tive a impressão de ser a passarela eram postes que estavam em primeiro plano.

Nessa foto dá para perceber isso, pena estar muito escura.

Depois que vi essa foto pela primeira vez, foi que descobri que a passarela de ferro da estação seria construída apenas em 1919, atestando que não existia em 1909.

No citado prédio, havia uma passagem para a Rua Dias da Cruz, pois a mão na Arquias Cordeiro era invertida, ou dupla (não sei precisar).
A plataforma da estação, até então com apenas 20 anos, era mais curta dos 2 lados e o acesso a estação era por um passadouro junto a linha.

Em relação às outras fotos, podemos ver os trilhos de bonde na Rua Dias da Cruz.

A Rua Imperial em referência, é a Rua Aristide Caire, mas que esquina seria essa?

Vale salientar que o Jardim do Méier não existia, mas de qualquer forma, deveria haver um belo espaço verde, pois o local era a chácara do Dr. Archias Cordeiro. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 04 Dez 2014, 15:00

Segue abaixo o início da história de uma grande estação e consequentemente, de um grande bairro.

Em cartório, estavam reunidos Carolina Méier e Joaquim Méier, formalizando a doação dos terrenos para a construção da estação. Isso foi em 17 de Janeiro de 1889.

A estação foi inaugurada em 13 de Maio de 1889.

Devido ao tempo exiguo, imagino mesmo que a estação deveria ser muito rústica.

Isso aqui é uma janela do tempo! vv
Gazeta de notícias.17.1.1889.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Méier

Mensagem por Axerock » 04 Dez 2014, 15:04

Adenilson,

Bem legal esse achado! ;)

Eu dei uma parada porque não achei mais nenhuma foto interessante. Todas que encontrei já foram postas aqui. Alguma sugestão de periódico para eu continuar a busca?

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 04 Dez 2014, 15:07

Por enquanto não tenho, Axerock.
Estou fazendo tudo artesanalmente e passo a passo. okk

Axerock escreveu:Adenilson,

Bem legal esse achado! ;)

Eu dei uma parada porque não achei mais nenhuma foto interessante. Todas que encontrei já foram postas aqui. Alguma sugestão de periódico para eu continuar a busca?

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 04 Dez 2014, 15:21

O negócio é procurar nos arquivos da Biblioteca Nacional online mesmo ... ainda tem bastante material lá pra ser explorado.
Mas tem que garimpar ...
:HH:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 04 Dez 2014, 16:27

É isso aí Dado okk

Por falar em Méier, está chegando a inauguração.

Reportagem da "Gazeta do Subúrbio" e "Cidade do Rio", respectivamente de 09 e 10 de Maio de 1889, mostrando a inauguração que estaria muito próxima.
Gazeta do subúrbio.09.5.1889.JPG
Cidade do Rio.10.5.1889.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 04 Dez 2014, 17:56

MÉIER
<w>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 05 Dez 2014, 15:37

Dado. Naquela época ainda era Meyer ;), mas de qualquer maneira, <w>

Eu garimpei bastante coisa ontem e hoje ainda em busca de uma sonhada foto antes da construção da passarela de ferro em 1921, o que decretou o fechamento da cancela, mas não encontrei. De qualquer forma, descobri muita coisa, dentre as quais.


1) Não existia o nome bairro e o nome estação, na maioria das vezes, moralmente queria dizer bairro. Com a recente inauguração da estação do Méier, o nome Engenho Novo ainda era muito forte. Eu vi uma reportagem que anunciava venda de lotes na Rua Hermengarda e o local era descrito assim:

Rua Hermengarda, na estação do Meyer, Engenho Novo.
Obs: o mesmo acontecia com a estação de Todos os Santos, porém esta já era considerada Freguesia de Inhaúma.
:ttn:
2) Você acredita que pessoas influentes com ligação no Engenho Novo quiseram vetar a aprovação da construção da estação do Méier? :gr:
Essas pessoas alegaram que isso iria prejudicar o Engenho Novo. De certa forma, acertaram okk

3) Havia muitos acidentes na estação do Méier e antes da passarela. Por incrível que pareça, não vi até agora, acidente envolvendo colisão de bondes e trens, mas muitos acidentes envolvendo pedestres, desde mutilações por queda da composição e até pessoas que eram colhidas pelo trem. Apenas algumas sobreviviam.

4) Há citações de um trem direto passando pelo Méier. Nessa época, a linha era dupla. Depois vou complementar o assunto do assentamento de linhas que comecei, mas tinha uma suspeita, que está quase confirmada, que na inauguração da estação do Méier, com a E.F.D.pedro II, com linha dupla, apenas uma das linhas margeava a plataforma, que ao meu ver era no canto e totalmente adjacente à Rua Lia Barbosa. A segunda linha passava direto sem margear a estação, a direita da primeira linha, no sentido Todos os Santos.
Era algo muito parecido com o estilo da Estação Maria da Graça, quando esta foi inaugurada na linha auxiliar. okk

Depois disso, já em 1903, a plataforma foi severamente modificada, devendo ter redução da largura, pois passou a contar com a terceira linha entre a Rua Lia Barbosa e a plataforma. Nessa época, a plataforma deve ter sido modificada e passou a contar com aquela estrutura enorme metálica como cobertura. Tudo isso, é palpite, como diria a Vanessa Rangel :DD

5) Vi reportagens envolvendo a Rua "Goiaz" por volta de 1904 abrangendo o que seria a Arquias Cordeiro e já em 1910, havia o nome Arquias Cordeiro. Entre 1904 e 1910, portanto, a Rua Arquias Cordeiro foi criada, passando a abranger parte da Rua Goiaz, que por sua vez margeava a ferrovia somente até o pátio inferior de Engenho de Dentro, mas não posso porecisar quanto tempo antes disso.
É provável que na década de 80 do século XIX, nem houvesse uma rua margeando a linha férrea ali.





DadoDJ escreveu:MÉIER
<w>

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 05 Dez 2014, 15:47

Aqui começou o ponta pé inicial para a estação do Méier.

Postei isso no tópico da cancela e parada Perna de Pau também.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”