Estação Méier

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 09 Nov 2013, 21:09

Que legal, Adenilson !
Sabe que eu mesmo postei este mapa mas nunca cheguei a prestar atenção nos logradouros existentes naquela época ?
:WK: ptz ==:(
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 11 Nov 2013, 15:35

Pois é Dado.
É bom até você dar uma lida novamente, pois eu tinha me enganado em relação à algumas marcações. Os locais estão certos, mas na hora da explicação troquei algumas notações.

O que é mais fantástico disso tudo é que o mapa postado pelo Axerock pode estar representando o assentamento da 2ª linha, devido a escassez de ruas e não à construção da estação do Méier.

Outra coisa fantástica é que aparentemente por outro lado, o mapa da década de 70 (séc XIX) parece mostrar o caminho da Rio D'ouro, pois peguei esse mapa de uma postagem do Melekh, que ele deve ter pego de outra sua, e ele afirmou isso (ser a Rio D'ouro).
Ele se referiu ao caminho da Rio D'ouro em uma parte escrita TRAMWAY.
Depois eu fiquei raciocinando que TRAM em inglês, é bonde e portanto, a tradução correta de TRAMWAY seria "via do bonde" ou "trilho do bonde".

Eu também não saberia dizer se o termo RAILWAY, que significa ferrovia, é algo que evoluiu desse termo e se tramway era algo ambíguo.

Se for mesmo TRAMWAY representando apenas os bondes, será que esse mapa é anterior mesmo à construção da Rio D'ouro?
Os bondes em referência com certeza eram com tração animal.
Será que o traçado original da Rio D'ouro teve uma parte aproveitada de um caminho primitivo de bondes à tração animal? okk



DadoDJ escreveu:Que legal, Adenilson !
Sabe que eu mesmo postei este mapa mas nunca cheguei a prestar atenção nos logradouros existentes naquela época ?
:WK: ptz ==:(

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Méier

Mensagem por Axerock » 11 Nov 2013, 23:58

Adenilson,

Eu tinha pra mim que aquele mapa era da estação do meier, dava isso como certo, devido à forma. Mas as informações que você postou me fizeram rever essa ideia. Agora estou mais inclinado a acreditar que seja outro local.

Acho que devemos considerar também a possibilidade de tal mapa não ter sido feito com tanta precisão assim... não sei, não quero fazer pouco do autor, mas fiquei com a impressão de que ele foi feito meio que "às pressas" (talvez por necessidade, urgência). Não deveria conter mais informações e detalhes?

Ahn sim, sobre aquele trecho do mapa que colocou, se quiser ver o original em suas mãos, tem uma cópia lá no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Esse é o mapa de Laemmert. O código no local é MAP 9/GAV. 4/n° 1 . O curioso é que ele é todo dobrado, e você pode abrir e ver como o original é imenso.

Abraços,

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Méier

Mensagem por Axerock » 12 Nov 2013, 00:16

Pesquisei no SIAN, e achei isso. Pelo visto estava errado quanto ao local. :)


ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO

Código de Referência
BR AN,RIO 4Y.0.MAP.605

Título
Indicação do Título
Planta de uma porção de terreno a desapropriar [na estação de Engenho Novo]
Indicação de Responsabilidade
Medeiros, João Ernesto Viriato de - - - - topógrafo(a) - - -

Local de Produção
- - - - Sem Local
Datas
Data de Produção
1900 - Atribuida e Incerta - 1999 - Atribuida e Incerta

Dimensão e suporte
Cartográfico(s) -mapa(s) - 1 f.
Dimensão Específica
39 - altura - centímetros -
26 - largura - centímetros -

ÁREA DE CONDIÇÕES DE ACESSO E USO

Condições de Acesso
Com restrição - Acessível por meio eletrônico

Nota do Arquivista

Termos de indexação
Engenho Novo (Rio de Janeiro, RJ)
Rio de Janeiro (RJ)

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 12 Nov 2013, 08:11

Axerock e demais foristas, tudo bem?

Eu pensei também na possibilidade abordada por você, do mapa não ter detalhes e/ou precisão, por isso coloquei 2 possibilidade a mais de localidade, não descartando a primeira.

Em relação ao que estava escrito na notação do mapa, é reveledor, mas sempre devemos ver com ressalvas. Recentemente fui ao AGCRJ e resgatei uma foto da estação de Acari, até então inédita no fórum.
Essa foto estava lá como sendo Engenho da Rainha e tive que me atentar bem para ter certeza que era Acari.

Esses documentos são muito antigos e é claro, que algo óbvio, seria colocar a estação do Engenho Novo, pois o nome da Estrada adjacente era Estrada do Engenho Novo.

Eu posso estar enganado, mas prefiro acreditar que essa desapropriação era para o assentamento da segunda linha da E.F.D.Pedro II, até então singela.
Por outro lado, se for mesmo sobre a construção da Estação do Engenho Novo, então PARA TUDO! <o> , pois essa estação é original da linha e tal documento seria de 1858. A estação do Engenho Novo foi chamada por pouco tempo, de Venda Grande, não tendo nada a ver com a parada homônima da Rio D'ouro.

Mais uma vez obrigado pela cessão dos códigos, pois quando eu tiver uma folguinha, vou ver isso lá na Biblioteca Nacional.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: Estação Méier

Mensagem por tche » 12 Nov 2013, 14:06

Pode ser em qualquer rua daquela região, principalmente entre a estrada de ferro e o Cachambi, dada a distancia entre as montanhas e o fotógrafo. Diga-se de passagem que aquela região ainda possui muitas casas antigas...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 14 Nov 2013, 14:20

Tchê. De fato tivemos 2 mistérios aí.
1) A foto postada pelo Axerock em 06/10 que tem um grupo na rua e montanhas ao fundo. Deve ser essa sobre a qual você comentou.
2) O mapa postado por ele em 01/11 que mostra a Estrada de Ferro D.Pedro II em uma época muito remota. okk
tche escreveu:Pode ser em qualquer rua daquela região, principalmente entre a estrada de ferro e o Cachambi, dada a distancia entre as montanhas e o fotógrafo. Diga-se de passagem que aquela região ainda possui muitas casas antigas...

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Filme antigo

Mensagem por Axerock » 20 Dez 2013, 00:14

Olá!!

Hoje estive no Arquivo Nacional novamente. Além de ver aquele mapa que comentei antes (de 1871), aproveitei pra ver um filme de 1930 intitulado "Carnaval no Meier", que eu deixara para ver em outra ocasião.

Foi muito legal, tem duração de 13 minutos. É um filme de família que entre outras coisas mostra as crianças e as mulheres fantasiadas em frente à casa, que fica na Amaro Cavalcanti (presumi que na altura da estação do Meier).

Aliás, aparece bem a estação do Meier. Aí lembrei dos amigos daqui: aparece o trem à vapor chegando na estação, e a mesma lotada. Em uma rápida cena (foi preciso pausar e mover quadro a quadro) aparece uma tomada na estação, com a serra dos pretos forros ao fundo.

Alguém aqui já viu? Se não, assim que puder passe lá e dê uma olhada. Se vocês gostam de trens, vão adorar. Eu fiquei impressionado com a qualidade das imagens, e gostei muito de ver o Méier daquela época. Foi demais! :Y: . Achei o trem e os vagões muito bonitos. :)

Aqui vai: o código é FIL.160. Fica no DVD 186. É só pedir a um dos atendentes e botar no micro certo pra assistir.

Abraços,

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 20 Dez 2013, 00:16

Caramba, que legal!
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 20 Dez 2013, 08:40

Legal demais Axerock.

Se tratando do Méier, qualquer imagem será benvinda. Já estu contando os meses para as minhas novas férias e ir a caça de todos esses tesouros. ;)

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”