Estação Méier

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 26 Out 2013, 19:31

Esse catálogo de mapas parece ser fantástico!
No SIAN tem como pesquisar o acervo do AN, tem bastante mapas catalogados, mas todos offline.
Aqui no fórum tem uma categoria de mapas. E também uma lista de ítens interessantes a se procurar no AN. Passarei os links depois aqui ...
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 26 Out 2013, 21:05

Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN

Link: http://www.an.gov.br/sian/


Categorias Mapas e Plantas - Trilhos do Rio (em constante, mas no momento inoperante, atualização):

Link: http://www.trilhosdorio.com.br/forum/viewforum.php?f=23


Lista de documentos interessantes obtidos na pesquisa do SIAN:

♦ [Estrada de Ferro Rio do Ouro]: planta geral BR AN,RIO 4Q.0.MAP.358 Ano: 1891 - - - 4

♦ Área abrangida pela concessão da Empresa de Melhoramentos da Baixada Fluminense BR AN,RIO 04.0.MAP.542 Ano 1934 - - - 4

♦ Decreto-lei n. 963: aprova o plano e as plantas feferentes a ampliação do pátio da Estação de Irajá, no ramal da Estrada de Ferro Rio D"ouro, e declara a urgência da desapropriação do terreno necessár BR AN,RIO 35.0.DLE.963 Ano 1938 - - - 4

♦ Esquema da Estrada de Ferro do Rio do Ouro [linha tronco] e seus ramais com respectivas quilometragens e altitudes BR AN,RIO F4.0.MAP.384 Ano 1900 1999 - - 4

♦ Esquema da Estrada de Ferro Rio d'Ouro BR AN,RIO F4.0.MAP.396 Ano 1917 - - - 4

♦ Estrada de Ferro Central do Brasil. Projeto de ponte sobre o canal do Galrão no ramal de Xerém. E.F. Rio Douro, entre os Kms. 41 e 42 BR AN,RIO 04.0.MAP.1119 Ano 1941 1946 - - 4

♦ Estrada de Ferro do Rio do Ouro: planta do ramal de Iguaçu BR AN,RIO 4M.0.MAP.20 Ano 1884 - - - 4 (este documento já foi obtido pelo Adenilson)

♦ Fazenda Normandia. Companhia de Expansão Territorial. Zona Caramujos BR AN,RIO 04.0.MAP.328 Ano 1900 1999 - - 4

♦ Planta da Estrada de Ferro do Rio do Ouro e seus ramais BR AN,RIO 4Q.0.MAP.357 Ano 1897 - - - 4

♦ Planta da Estrada de Ferro do Rio D'Ouro BR AN,RIO 4M.0.MAP.19 Ano 1884 - - - 4 (este documento já foi obtido pelo Adenilson)

♦ Planta da Estrada de Ferro Rio do Ouro: seus ramais e linhas adutoras BR AN,RIO 4Q.0.MAP.733 Ano 1917 - - - 4 (este documento já foi obtido pelo Adenilson)

♦ Planta da rede de distribuição d'água. 1º distrito: São Cristóvão, Pedregulho. BR AN,RIO 4Y.0.MAP.696 Ano 1897 - - - 4

♦ Planta das fazendas Baby e Sta. Rita. S.A.M.I BR AN,RIO 04.0.MAP.237 Ano 1900 1999 - - 4

♦ Planta das terras compreendidas entre o Rio do Ouro, E.F. Rio d'Ouro e divisa Tinoco n. 157 BR AN,RIO 04.0.MAP.189 1900 1999 - - 4

♦ Planta do Traçado do 1º Acordo entre a Estrada de Ferro Rio D'ouro e a Estrada de Ferro Melhoramentos no Brasil para Seus Prolongamentos Até a Rua Figueira de Mello, Ligada a Planta do Traçado da Melh BR AN,RIO F2.0.MAP.209 1801 Ano 1900 - - 4

♦ Zona Caramujos n. 123 BR AN,RIO 04.0.MAP.190 Ano 1900 1999 - - 4

♦ [ Parte da área de Manguinhos compreendida do Instituto Oswaldo Cruz, Av. Suburbana, Av. dos Democráticos e cortada pela Estrada de Ferro Leopoldina ] BR AN,RIO 04.0.MAP.97 Ano 1929 - - - 4

♦ [Bacia do rio São João até a sua foz] BR AN,RIO 04.0.MAP.286 Ano 1900 1999 - - 4

♦ [Caxias - drenagem - croquis dos canais e valas] BR AN,RIO 04.0.MAP.1307 1943 Ano 1944

♦ [Estrada de Ferro Barão de Araruama]: prolongamento BR AN,RIO 4Q.0.MAP.200 Ano 1888 1889

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.672 1800 1899 - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.656 1870 1879 - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.948 1878 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil] Novo ramal da Gamboa da estação marítima aos terrenos do antigo matadouro: perfil longitudinal da locação BR AN,RIO 4Q.0.MAP.677 1896 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil] Prolongamento da linha do centro: trecho da estaca 3176+12 a 3719+19 = 3885 e 3885 a 3941+13 [12 quilometros] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.697 1890 1899 - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]. Ponte sobre o Canal do Cação Vermelho. ramal de Santa Cruz BR AN,RIO 04.0.MAP.1249 1941 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]. Vigas para as Pontes de Socorro e Cação Vermelho BR AN,RIO 04.0.MAP.1248 1941 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]: freguesia de São José BR AN,RIO 4Q.0.MAP.609 1800 1899 - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]: ligação das linhas n. 1 e 2 ao túnel n. 2 do ramal da Gamboa [lado do interior]. Projeto n. 2 BR AN,RIO 4Q.0.MAP.687 1892 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]: nivelamento longitudinal e transversal do Morro da Providência BR AN,RIO 4Q.0.MAP.605 1800 1899 - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]: novo ramal da Gamboa [da estação marítima aos terrenos do antigo matadouro] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.736 1896 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]: observações metereológicas BR AN,RIO 4Q.0.MAP.608 1800 1899

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]: projeto de ligação direta da estrada marítima as linhas do interior, entroncando nos terrenos do antigo matadouro BR AN,RIO 4Q.0.MAP.649 1896 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]: prolongamento da linha do centro [12 primeiros quilômetros de Stª Luzia] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.693 1890 1899 - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central do Brasil]: prolongamento da linha do Centro, 3º seção. 4º trecho entre est. 4500 e 5890+9: perfil longitudinal BR AN,RIO 4Q.0.MAP.675 1893 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro Central] do Brasil: prolongamento da Linha do Centro [primeiros kilometros além de Stª Luzia] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.600 1800 1899

♦ [Estrada de Ferro D. Pedro II: boeiros, boeiros abertos, boeiros em arco e perfis da via] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.781 1800 1899 - - 4

♦ [Estrada de Ferro D. Pedro II: tipos de boeiros, ponte, pontilhão, viaduto e perfil da via] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.780 1877 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro D. Pedro II] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.464 1800 1899 - - 4

♦ [Estrada de Ferro D. Pedro II] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.460 1880 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro D. Pedro II] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.468 1800 1899 - - 4

♦ [Estrada de Ferro D. Pedro II] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.787 1877 - - - 4

♦ [Estrada de Ferro D. Pedro II] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.939 1800 1899
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 28 Out 2013, 09:20

Axerock.

Sugiro que você possa passar os códigos. É claro que tenho interesse em ir, mas eu só tenho tempo em fazer as pesquisas mais a fundo quando estou de férias.

Um mapa mais detalhado seria muito interessante, pois nessa época sequer a Rio D'ouro existia, então o foco de estudos ficaria mesmo para a Estrada de Ferro Dom Pedro II, além de suas primitivas estações e paradas.

Em relação ao link que eu me referi foi de um mapa daqui mesmo do fórum. Eu tentei colar o link na minha postagem, mas estranhamente a foto não habilitou o link.

Se eu conseguir, depois eu colo o link aqui.

Dado: Eu ainda não tinha a noção de que havia tanta coisa assim sobre ferrovias. Teve uma época que a pesquisa no SIAN estava "patinando". Às vezes dava problema e eu desanimei um pouco.

No sábado está confirmada a minha ida a feira. Não se esquece que agora os celulares estão com 9 dígitos.

Um abraço.

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Méier

Mensagem por Axerock » 28 Out 2013, 22:25

Adenilson,

O código é 4M/MAP 118. Peça ajuda a um funcionário pra ele te mostrar, na rede, onde está a pasta com os arquivos digitalizados.

É um mapa de 1870, com 179 folhas. Na época (2004) tive de subir até a sala para ver, e me disseram que na gaveta tinha 281 folhas (a mais, eu acho). Isso foi pelo menos o que anotei aqui no meu bloco.

Pesquise pelas folhas 154, 155, 160, 161, 165 e 166, que correspondem ao Meier e Cachambi.

Acho ele tão legal, que pretendo voltar lá pra vê-lo de novo (to desempregado, e tenho tempo livre 8)) ). Ainda quero descobrir quando a rua de minha avó (Odorico Mendes, antiga livramento) foi aberta. Mas tá complicado. Já procurei tanto no AGCRJ, e nada.

Abraços,

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 29 Out 2013, 15:58

Puxa Axerock.

Muito obrigado em nome de todo o fórum. Essa informação vai ser valiosíssima. Mesmo que a curto prazo eu não tenha tempo de ir lá, alguém pode ir e fazer a pesquisa da região que quiser.
1871 foi justamente o ano no qual foi instalada a segunda linha de subúrbios da central, sendo até então linha singela.

Em relação a Rua Odorico Mendes não sei se você vai conseguir a resposta, mas há um local no site da prefeitura onde você digita o nome da rua atual em consulta de logradouros e após selecionar opções no retângulo da digitação (se houver), você conseguirá o histórico de alinhamentos da rua. Quanto mais baixo o número do PAA ou PAL, mais antiga é a planta.

No caso da Odorico Mendes, os projetos mais antigos datam de 1934, mas não dá para precisar se esse foi o ano de abertura da rua.

Segue o link abaixo:

http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... ncipal.asp" onclick="window.open(this.href);return false;



Axerock escreveu:Adenilson,

O código é 4M/MAP 118. Peça ajuda a um funcionário pra ele te mostrar, na rede, onde está a pasta com os arquivos digitalizados.

É um mapa de 1870, com 179 folhas. Na época (2004) tive de subir até a sala para ver, e me disseram que na gaveta tinha 281 folhas (a mais, eu acho). Isso foi pelo menos o que anotei aqui no meu bloco.

Pesquise pelas folhas 154, 155, 160, 161, 165 e 166, que correspondem ao Meier e Cachambi.

Acho ele tão legal, que pretendo voltar lá pra vê-lo de novo (to desempregado, e tenho tempo livre 8)) ). Ainda quero descobrir quando a rua de minha avó (Odorico Mendes, antiga livramento) foi aberta. Mas tá complicado. Já procurei tanto no AGCRJ, e nada.

Abraços,

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Méier

Mensagem por Axerock » 29 Out 2013, 17:59

Adenilson. Eu já conheço esse link, aparece o projeto de loteamento da chácara, que depois viria a se tornar a casa citada. Agradeço assim mesmo! ;)

Abraços,

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Mapa de desapropriação

Mensagem por Axerock » 01 Nov 2013, 23:28

Estive olhando os tópicos, e fico impressionado com a qualidade de pesquisa dos participantes (eu vi todas as páginas daquele tópico trancado da EFRDO :P ).
Resolvi dar minha contribuição, passando a vocês um mapa que copiei do arquivo nacional em 2003. É uma planta para desapropriação do terreno e construção da estação de trem (pelo menos é o que está escrito aqui nas anotações que fiz à época) do Meyer..

Espero que ajude em algo 8))

Abraços,
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 03 Nov 2013, 21:06

Axerock app app app
Você não sabe o grande problema (mas muito bom ;) ) que você trouxe com essa postagem espetacular.
Vi sua postagem na sexta a noite e quem disse que consegui dormir logo :ttn:
Eu que já estava com a adrenalina alta por causa do futebol, e devido a isso, não consigo dormir cedo às sextas, depois de ver esse mapa, então já viu, né?

Gostaria que você desse detalhes das suas anotações e se estava escrito com todas as palavras que era para a estação do Méier.
Se for, esse mapa pode estar mostrando o exato local da Parada Pena de Pau, mas estou ainda reticente pelo seguinte:

A estação do Méier foi construída em trecho totalmente reto, sem curvas, pois a curva que vém do Engenho Novo é bem mais atrás.
Tudo bem, o local parece ser a Arquias Cordeiro, que poderia ser Estrada do Engenho Novo e a Estrada Nova (a Rua 24 de Maio). A continuação dessa estrada do Engenho Novo poderia ser até a Dias da Cruz, apesar de já termos visto que essa se chamou Caminho de Dentro, mas o que está me deixando aflito é essa curva.

Em 1889, quando a estação do Méier foi construída, as ruas que margeavam a linha já existiam e algumas do Méier, pois vi isso em uma mapa do final do século XIX.

Por isso, te indago se o trecho em questão não poderia ser ali próximo, mas em outro lugar, como entre Sampaio e Engenho Novo, onde há uma pequena curva.

Em compensação, já li que a adição de linhas na ferrovia, causou mudança discreta em alguns treechos, mas isso justificaria tanta alteração em relação ao que conhecemos hoje?

Tudo realmente coincide, inclusive as 2 linhas. Quando a estação do Méier foi inaugurada, a ferrovia possuia linha dupla, mas se esse mapa corresponder a uma linha simples, sendo cada traçado, um trilho e não a linha, então o mapa pode ser mais antigo que parece.

Vamos ver a sua resposta primeiro.

Um abraço e parabéns pelo achado. okk

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Méier

Mensagem por Axerock » 03 Nov 2013, 22:22

olá Adenilson!

Que bom que gostou. Não lembro na época porque copiei esse mapa. Revendo por estes dias, achei que tivesse copiado-o à toa, mas pelo visto não :D Fico feliz em ajudar.

vv

olha chequei minhas anotações e escrevi assim:

"- 4Y/MAP605 (19--) (Engenho novo, aparece início da Dias da Cruz (estrada do eng. novo), porém muito simples (terreno a ser desapropriado)"

Como foi em 2003, não sei lhe dizer se foi anotação de minhas próprias conclusões, ou se eu a retirei do livro de pesquisa no catálogo (na época, não era informatizado, e você tinha que olhar naquelas cadernos com o índice de mapas - que por sinal estão lá até hoje).

Talvez olhando naquele site de busca do AN, pode-se achar pelo código e verificar a descrição completa do mapa (eu não estou conseguindo entrar no site agora, minha net tá ruim...) :(.

Grande abraço,

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 09 Nov 2013, 15:56

Axerock e demais foristas.
Como eu havia dito, esse mapa me impressionou muito e tive que pesquisar a respeito.
Andei ocupado nesse semana e a sua postagem merecia um cuidado maior na resposta e pesquisa.

As informações que vou dar abaixo foram baseadas em pesquisas em um site de nomes antigos de ruas e em um mapa dos anos 70 do século XIX.

Parece que a Rua do Engenho Novo, ou Estrada, como está no mapa que você postou era a Rua Ana Neri desde o Largo do Pedregulho onde cruzava com a E.F.Dom Pedro II na altura do Rocha ( o mapa parece mostrar isso), então essa via passava a ser o que hoje seria a Rua 24 de Maio. Na altura da estação do Sampaio, havia um novo cruzamento com a E.F.D.Pedro II e ela passava a ser a atual Rua do Engenho Novo, se integrando com a Rua Sousa Barros onde avançaria onde é o início da atual Arquias Cordeiro até o ponto onde novamente havia uma PN onde futuramente seria construída a estação do Méier.
Obs: Não esqueci da linha auxiliar (Melhoramentos), mas nessa época a mesma não havia sido construída e nem a E.F.Norte.

Segue abaixo o link com um site de ruas antigas do Rio na época do Império. Tem pouca coisa, mas vale a pena dar uma olhada.

http://www.comelliphilatelist.com/artigos3.asp?id=262" onclick="window.open(this.href);return false;


Como eu também havia dito, aquela curva está estranha, pois a curva que vem do E.Novo é bem mais atrás e quando a estação do Méier foi inaugurada, algumas ruas já haviam sido abertas. O mapa da desapropriação mostra um local bem rural.
Eu disse para o Axerock que tinha um mapa aqui no fórum dos anos 70 do século XIX e eu consegui acha-lo e ele mostra um número razoável de ruas abertas, imagino eu, todas de terra e sem calçamento na época. Deviam ser trilhas.

Não descarto a possibilidade da região ser o Méier, mas aquela curva da via está estranha, então pense em 3 possibilidades no total.

1) A região é o Méier e o lado inferior do mapa está voltado para o Engenho Novo e o superior para Todos os Santos.

2) O mapa é na altura do Rocha, onde havia uma pequena curva. Ali parece que havia uma passagem em diagonal da via atravessando a linha férrea e marquei com um círculo esverdeado no mapa. Nesse caso, pela direção da curva, o lado inferior do mapa estaria voltado para o Riachuelo e superior para São Francisco Xavier.

3) O mapa é na altura do Sampaio, apontado também por mim com um círculo esverdeado. Nesse caso, a direção do Engenho Novo seria o lado inferior do mapa e superior, do Riachuelo.

Como você, Axerock me disse que era uma conclusão sua, pense nessas outras 2 possibilidades, justamente por causa dessa curva "atípica" na região do Méier.
Agora outra coisa estranha é o fato de haver cercas beirando a linha férrea, mesmo na altura de uma possível PN. Havia apenas uma pequena abertura. Quem sabe era um período tão remoto, que não esteja se referindo a inauguração da estação do Méier, mas ao assentamento da 2ª linha em 1876.

Abaixo segue o mapa onde marquei com círculo esverdeado esses pontos de cruzamento com a linha férrea. As ruas que margeavam a linha férrea hoje não deviam existir ou deveriam ser apenas trilhas.
Com um círculo azul claro, marquei onde seria a estação do Méier.
Com a seta vermelha está marcado o exato local da Parada Perna de Pau onde os bondes com tração animal vinham do Engenho Novo e acessavam o Caminho de Dentro (Dias da Cruz) "cruzando" a linha férrea em uma forte diagonal.
As pequenas ruas que formam hoje o baixo Méier (Ana Barbosa, Glauber Barbosa e etc) não existiam. Apenas o Caminho de dentro e algumas ruas maiores como a Rua Imperial (Aristide Caire), Cardoso (Coração de Maria) e Todos os Santos (José Bonifácio).
Não dá para perceber se existia uma rua (atual Arquias Cordeiro) que margeasse a linha do lado voltado para o jardim (inexistente na época), mas no lado da Dias da Cruz, não existia. A Rua Medina também não existia.

Interessante é que existia um caminho, o qual marquei com uma seta laranja que dava acesso a estação de Todos os Santos, segundo o que li, (ainda vou ter que postar isso) por uma escadaria.
Ora, a estação "moderna" de Todos os Santos tinha acesso por um passadouro junto aos trilhos e posteriormente por uma passagem subterrânea.
A menção de uma escada na Rua das Dores, atual Almirante Calheiros das Graças comprova apenas o estudo que fizemos, que a primitiva estação de Todos os Santos era mais atrás na direção do Engenho de Dentro que a versão modernizada e muito pequenina.


Segue abaixo o tal mapa com as minhas marcações okk
Méier1875.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”