Estação Méier

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 10 Out 2013, 22:38

Axerock.
Verifiquei o link, mas ainda assim não deu para ler, mesmo com uma resolução maior.
Vou ficar por aí ao acaso dando uma olhada em casas desse tipo, não que essa vá estar de pé, mas observar a cor e o entorno. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 10 Out 2013, 23:58

Consegui dar uma boa ampliada pelo Photoshop, mas as letras desfocam.
Mas, aparentemente a placa tem duas linhas de texto, me parece que na primeira linha está escrito "RUA" e na segunda linha da placa são duas palavras, a primeira menor e a segunda maior do que a anterior.
Mas decifrar o que está escrito não consegui, por enquanto ...
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Méier

Mensagem por Axerock » 11 Out 2013, 11:30

Mistério a ser decifrado rsrsrsr

Adenílson, você mora aqui pelo Méier? Moro no Cachambi. Estava ontem voltando para casa, observando as montanhas,e pensei se não poderia ser no início da Rua Lins de Vasconcelos, perto do trecho com a 24 de maio. Mas acho que não, pois tem um morro bem do lado da Rua, que não permite a visualização ao fundo.

Vi que citou o livro "Meier - um século de história" do Wilson Dreux. Onde conseguiu seu exemplar? Só acho um para ler no biblioteca do AGCRJ, mas eles não permitem mais cópias. queria uma cópia pra mim, mas não acho em lugar algum....!!

Abraços,

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 11 Out 2013, 15:02

Dado: Realmente a placa da rua me parece ser daquelas azuis que são utilizadas até hoje. Eu poderia pedir para você mandar a foto para mim por estar mais familiarizado com os nomes das ruas por aqui, mas eu não tenho o photoshop e acho que ao tentar converter para um visualizador como o photo editor por exemplo, a imagem perderia resolução ou não?

Axerock. Como eu havia dito, acho que o ponto especulado por você deve estar relativemente próximo ao local, mas podendo haver um deslocamento de uns 200 ou 300 metros. Poderia até ser do lado da 24 de Maio, mas imagino que não afastado da linha férrea.

Para mim, vou manter o palpite que é do pedaço entre a Carolina Méier e Coração de Maria no máximo em termos de largura e em profundidade, podendo chegar ao entroncamento da Lucídio Lago com Torres Sobrinho, mantendo essa reta até a Coração de Maria.

Temos que imaginar os terrenos mais descampados e sem prédios. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 20 Out 2013, 21:04

Pessoal,

Nos últimos 2 meses, tenho estado bastante atarefado, mas tenho acompanhado o fórum e sempre que posso, faço uma postagem.

Em relação ao longo relato sobre a história da estação do Méier, vou comentar a postar algumas imagens para elucidar mais o relato.

Antes da existência da estação, os trens faziam uma breve parada na então "Parada do Caxamby", posteriormente renomeada popularmente para Perna de Pau, conforme o texto sobre a estação.

Naquela época, o tráfego na atual Arquias Cordeiro era invertido e os bondes puxados a burro "cruzavam" com a então linha singela da linha do centro e seguiam pelo Caminho de Dentro (atual Dias da Cruz).

Reparem no traçado azul claro, que fiz abaixo, que o Caminho de Dentro era uma continuação "natural" da Arquias Cordeiro ali. Esse caminho era muito antigo, provavelmente mais antigo que a ferrovia.

O texto é claro em relação à localização do passadouro da estação, quando esta foi inaugurada, ser na direção do início da Dias da Cruz. Não havia a passarela de ferro.

Tracei em vermelho o que provavelmente era o tamanho da plataforma original da estação.

Segue a imagem. okk
Méier.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 20 Out 2013, 23:04

Show, Adenilson !
Eu nunca tinha percebido a ligação que existia entre as ruas Arquias Cordeiro e Dias da Cruz !
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 25 Out 2013, 14:40

Dado. Eu também nunca tinha reparado, até ler o livro no AGCRJ e começar lá mesmo a tentar me lembrar dos pontos chave para elaborar o meu quebra-cabeça.

Parece que realmente essa interligação é muito antiga e talvez até antes do advento da ferrovia. O fato é que ao consultar um mapa dos anos 70 do século XIX já postado no fórum, o que seria hoje as Ruas Arquias Cordeiro e Dias da Cruz (caminho de Dentro na época), já existiam.
Esse mapa é contemporâneo a parada Perna de Pau, mas nenhuma referência é feita sobre ela.

O que ainda me deixa um pouco intrigado com o tal passadouro em frente à Dias da Cruz, conforme citado o livro é que evidentemente atesta que o pátio inferior da plataforma do Méier tinha a plataforma mais curta em comparação a hoje, já que no pátio superior já comprovamos até por fotos que a era mais curta mesmo.

Até hoje dá para ver a "cicatriz" em forma de rampa na plataforma na parte voltada para Todos os Santos, mas não dá para ver no início da mesma, voltado para o Engenho Novo.

Isso pode indicar que pode ter havido uma reforma na plataforma entre o período que foi construída a 4ª linha em 1903 e o acidente ocorrido em 1911. Como a passarela foi construída em 1921 apenas, isso pode indicar que não houve interligação via veículo por um bom período ali, já que havia a alternativa da cancela da Rua Medina, mas aquele não era o caminho dos bondes na época.
De qualquer forma, a foto postada em 1918 aqui, a qual posterei de novo parece indicar que em 1918, essa cancela da Rua Medina já estava fechada.

Não sei se todos aqui se lembram do viaduto de bondes que existia onde hoje é a estação de Silva Freire, partindo dali, até o ponto mais alto da Rua 24 de Maio, mas a função desse "viaduto" não imagino que seria substituir a passagem, pois houve superposição de épocas.

Se tal fato for comprovado, então a plataforma poderia ter sido alongada (direção E.Novo) e os passageiros passaram a ingressar pelos trilhos, já sem passagem para veículos sobre a linha a partir de pouco tempo após o tal acidente.
Outra possibilidade é que a plataforma somente foi alongada (na direção E.Novo) com a construção da passarela, o que parece mais óbvio, mas me intriga o formato em esquina daquele prédio antigo que aparece na primeira foto que postei nesse tópico.

Em função disso, cheguei a uma 3ª possibilidade, que seria mais remota, que os veículos ao cruzar a linha fariam um "S" e não acessavam a Dias da Cruz diretamente a partir da Arquias Cordeiro, mas passando pelo trecho da 24 de Maio, mas acho difícil aceitar isso.
Isso acarretaria que o comprimento da plataforma voltada para o E.Novo seria original como é hoje, explicando a ausência de "cicatrizes", já que as pedras utilizadas lá parecem ser as utilizadas em plataformas muito antigas.
De qualquer forma aquele cantinho do prédio parece indicar que havia ali uma passagem para pedestres.

Resumindo, acredito que houve uma sucessão de eventos ali, desde o tal acidente em 1911 até o fechamento da cancela. O livro "insinua" que tal acidente possa ter sido a causa da eliminação da cancela, pois a passarela seria construída somente em 1921, mas a cancela teria ficado aberta até lá?
Acredito que não.

Só para reforçar, a passagem existente na Rua Silva Freire embaixo da linha, pouco antes da estação do Engenho Novo foi aberta apenas em 1922 e o viaduto de bondes sobre a linha demolido em 1925.

Vou continuar observando se existe alguma emenda na plataforma da estação. Já percebi pessoas me olhando de forma estranha quando eu olhava concentradamente para a plataforma, mas não estou nem aí. :^:
DadoDJ escreveu:Show, Adenilson !
Eu nunca tinha percebido a ligação que existia entre as ruas Arquias Cordeiro e Dias da Cruz !
;)

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estação Méier

Mensagem por DadoDJ » 25 Out 2013, 20:09

Kkkkkkkkkk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Estação Méier

Mensagem por Adenilson » 26 Out 2013, 16:10

Pessoal,
Conforme prometido e de acordo com o pouco tempo que tenho tido, começo a postar algumas fotos que são verdadeiras amostras da história dessa importante estação.

A foto abaixo é de 1918 e já foi postada aqui no fórum, mas resolvi enquadrar melhor a estação do Méier e destacar alguns detalhes.

De acordo com o livro que li sobre o Méier, a passarela de ferro da estação foi construída em 1921 e portanto, nessa foto ainda não existia.

O objetivo dessa foto não era destacar a estação do Méier, então seria impossível tentar ver o tal passadouro da acesso à estação ao nível dos trilhos e muito menos se a passagem de nível mais a frente ainda, mas me passa a impressão que a cobertura está bem mais próxima que o prédio que destaquei com a seta verde e posteriormente seria usado como um dos acessos da escadaria no lado da Arquias Cordeiro.

Sendo assim, não tenho certeza, esse prédio (caso seja de madeira) poderia ser ainda o original da estação, uma vez que o Melekh já postou uma foto do Méier de 1929 e a então cobertura metálica era bem próxima à escadaria.

Outra coisa que me chama a atenção são os guard-rails que parecem isolar totalmente a ferrovia da rua, não mostrando ou pelo menos, evidenciando uma possível passagem. Como eu havia dito, parece (não tenho certeza) que a cancela da Rua Medina, que efetivamente não era a Parada Perna de Pau já estava fechada.
Destaquei o que parece ser as pontas das cancelas com um círculo azul.

Para quem não está muito familiarizado com uma imagem tão antiga da região, saliento que a foto foi tirada de onde é hoje a Amaro Cavalcanti em frente ao hospital Pasteur e a linha lilás representa a esquina com a Rua Medina.
Essa foto mostra justamente a abertura da Amaro Cavalcanti a partir da Rua Medina na direção de Todos os Santos, pois antes não havia acesso para veículos ali, somente o morro e pequenas trilhas.
O pequeno trecho beirando a linha que ia das Ruas Dias da Cruz e Medina chamava-se Rua Lia Barbosa, citada no texto que fiz sobre a estação.

Voltando aos questionamentos, se o guard-rail for realmente contínuo até o ponto próximo ao atual início da estação, então a passagem entre as Ruas Arquias Cordeiro e Dias da Cruz já estaria fechada?

Acho que os guard-rails foram instalados para a melhor segurança em 1910 ou 1914, mas vou conformar isso. Os muros seriam apenas construídos a partir de 1920.

Mesmo sabendo que teoricamente a escadaria de ferro não tinha sido construída, me chamou atenção uma estrutura alta que destaquei na ponta da seta cinza.
Peço ao Dado, que possa tentar melhorar a resolução da foto no Photoshop. Como eu já mexi na foto, a resolução já não está 100%. Se o Dado precisar, mando a foto original.

Depois dessa explicação longa -_-zzz , segue a foto abaixo.
Méier&T.Santos1918.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Axerock
Usuário Prata
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Set 2013, 21:43

Re: Estação Méier

Mensagem por Axerock » 26 Out 2013, 18:54

Adenilson escreveu:Dado. Eu também nunca tinha reparado, até ler o livro no AGCRJ e começar lá mesmo a tentar me lembrar dos pontos chave para elaborar o meu quebra-cabeça.

Parece que realmente essa interligação é muito antiga e talvez até antes do advento da ferrovia. O fato é que ao consultar um mapa dos anos 70 do século XIX já postado no fórum, o que seria hoje as Ruas Arquias Cordeiro e Dias da Cruz (caminho de Dentro na época), já existiam.
Esse mapa é contemporâneo a parada Perna de Pau, mas nenhuma referência é feita sobre ela.
Qual link para esses mapas antigos?

Nao sei se conhece, mas no arquivo nacional eles têm um mapa de mais de 200 folhas, de 1871. Segundo um funcionário me explicou (em 2003), foi o primeiro levantamento feito pela prefeitura para coleta de imposto predial. O mapa é bem detalhado e impressionante, aparece as divisões entre propriedades e nome (antigo) das ruas.
Se tiver interesse avisa que te passo o código e o número das folhas pra você ir lá ver. É muito legal, adoraria uma cópia (mas eles pedem 10 reais por folha) :(

Abraços,

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”