Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Fazendo parte do primeiro trecho da ferrovia, que ligava as estações da Côrte (D.Pedro II) e Queimados, abrange diversas estações dentro do município do Rio de Janeiro
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 19 Dez 2014, 15:27

Se lembram quando eu disse que supostamente a 4ª linha tinha sido assentada em 1903?

Os livros mostram isso, mas ao pesquisar sobre o Méier, achei uma notícia "estranha" que "menciona" a supervisão de obras de uma 4ª linha AUXILIAR que estava passando pelo Méier naquele momento, mas era em 1905 :ttn: :O

Será que essa 4ª linha AUXILIAR se referem aos trilhos da E.F.D.Pedro II?

Tirem suas conclusões.
A União.06.05.1905..JPG

A União.10.05.1905.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por DadoDJ » 20 Dez 2014, 08:31

Parece mesmo ser na DPII ...
:O
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Ordem do assentamento de linhas da E.F.D.Pedro II

Mensagem por Adenilson » 23 Dez 2014, 15:47

Pessoal.

Está confirmado.

O decreto sobre o assentamento da 4ª linha é de 1903, mas a sua concretização, pelo menos no Méier, se deu em 1905.

O fato que me surpreendeu foi que no caso do Méier, a linha mais a esquerda (sentido subúrbio) foi a última a ser assentada. A reportagem cita que a plataforma foi quebrada ao meio para o assentamento da linha e menciona que é entre as linhas 3 e 4, imaginando eu que equivale às linhas as quais chamo de 1 e 2.

Mas se isso for verdade, como ficaria a questão de São Francisco Xavier e Dr. Frontin?

Pode ter havido um intercâmbio das posições das linhas, ou seja a linha que passaria junto a rua do lado direito da plataforma sentido subúrbio, poderia passar a esquerda de outra.

Sem ter mais fotos para tratar o assunto, fica difícil, mas é praticamente certo que o assentamento se deu do centro para as bordas.

No caso do Méier, veja que a rua em questão é a Lia Barbosa, ou seja, a futura Amaro Cavalcanti, que hoje serve de linha de "subida" para os trens de subúrbio foi a última a ser assentada ali.

Em São Francisco por exemplo, pode ter ocorrido que o prédio principal que foi construído em linha singela ter sido o da direita e na construção da segunda linha, construiram a segunda plataforma, sendo ambas junto às ruas.
Se as linhas coincidirem, então a terceira linha poderia ter sido construída isolando as plataformas da linha do centro e E.F.Norte e posteriormente a linha que coincide com a última do Méier.

A outra hipótese era a qual eu tinha mencionado antes, que a 4ª linha foi mesmo a que isolou as plataformas da linha do centro e Norte e houve alteração dessas distribuições, ou seja, intercâmbio de linhas, ou ainda modificações diferentes nos diversos prédios das estações.
O Paiz.10.05.1910.JPG


Eu quis aqui enfatizar a questão relativa ao assentamento das linhas, mas vou publicar essa mesma reportagem no tópico do Méier e dar mais ênfase a essa estação.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Trecho D.Pedro II - Anchieta”