Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Espaço para postarmos dados, documentos, imagens, plantas e mapas antigos sobre a ferrovia
Avatar do usuário
Nighto
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 12 Set 2011, 22:38
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Nighto » 26 Mar 2013, 11:54

Dado, gostaria de fazer um pedido: você poderia disponibilizar o link para a imagem em resolução original, além de utilizar essa solução do zoomify? Vou, assim que tiver um tempo livre, começar a georeferenciar esses mapas, afim de mapear o traçado delas no OSM.

[]s

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 26 Mar 2013, 14:28

HUGO CARAMURU escreveu:Cacilda ! Vcs estão fazendo um trabalho de mestre ! Agora, dá pra saber onde era realmente a estação ! Parece q vcs já achavam q era ali mesmo, não ?
Por ali ... mais ou menos.
Agora existia outra estação Engenho do Matto, ainda na linha original da EF, que não aparece nesta planta. Então podemos supor que:

1-A linha original em 1917 já estava erradicada;
2-A estação da primeira linha da EF ficava fora do eixo da segunda linha, que é a linha que aparece na planta.
3-Aquela foto, de 1928, que o Adenilson garimpou no AGCRJ e que mostra uma estação que acredito ser Engenho do Matto, mostra apenas uma linha na frente da estação, e nesta planta, de 1917, aparece um desvio com duas linhas no total. Além disso, pelo ângulo e distância, não me parece ser o Morro do Juramento, apesar da semelhança. Vejam abaixo:
Imagem

E agora ?
o0
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 26 Mar 2013, 14:47

Nighto escreveu:Dado, gostaria de fazer um pedido: você poderia disponibilizar o link para a imagem em resolução original, além de utilizar essa solução do zoomify? Vou, assim que tiver um tempo livre, começar a georeferenciar esses mapas, afim de mapear o traçado delas no OSM.

[]s
Vou ver essa possibilidade com o Adenilson, que é o detentor das imagens.
De qualquer forma, vou gerar arquivos .kmz com as imagens vinculadas. Só não sei se a partir destes arquivos é possível desvincular as imagens e utiliza-las separadamente.
Se isso for possível, não vai adiantar nada eu não ceder as imagens, já que poderão ser obtidas pelo kmz, e aí os direitos autorais se anulam de qualquer forma ...
:WK:
Vou ver isso tudo aí e comunico aqui.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 26 Mar 2013, 22:46

Postei o arquivo .kmz com a Planta de 1917 sobreposta à imagem de satélite do Google Earth.
Se você tem este software instalado, não deixe de baixar, visualizar e viajar no tempo. Acesse o link abaixo e divirta-se !

viewtopic.php?f=75&t=677

Em breve estarei providenciando os outros arquivos referentes às outras plantas. Um verdadeiro raio-x fidelíssimo da EF Rio d'Ouro !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Nighto
Usuário Prata
Mensagens: 70
Registrado em: 12 Set 2011, 22:38
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Nighto » 26 Mar 2013, 23:25

Legal, vou ver se consigo tempo no fim se semana para ver se dá para passar para o OSM.

[]s

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Adenilson » 29 Mar 2013, 20:54

Dado e demais. A estação de E.Mato mostrou-se mais a frente do que eu pensava pela superposição e vejam a foto abaixo estação.
Eu já estava há um tempão querendo falar contigo (Dado) sobre essa foto.
Como a estação mostrou-se mais frente que eu pensava, então resolvi dar o meu parecer.
Sendo E.Mato, penso que deveria haver uma curva para a direita e vejam como os postes parecem mostrar uma reta bem depois da estação.
Outra coisa sobre essa estação, é que parece destacada da casinha. Parece que a casinha era um imóvel sobre base de pedra e daí resolveram construir uma plataforma para a adaptação.
Parece que voltamos às possibilidades antigas. Algumas estações não tinham plataformas em 1917, mas em 1929?
Poderia ser Itaipú (Miguel Couto), Cachoeiras, São Bernardino?
Imagino que por ali.
Fiz um traçado ao longo do que era a Rio D'ouro e o tal valão existe onde seria a parada Cachoeiras.
Sei que não tinha uma plataforma em 1917, mas a foto é de 1929 :ttn:

DadoDJ escreveu:
HUGO CARAMURU escreveu:Cacilda ! Vcs estão fazendo um trabalho de mestre ! Agora, dá pra saber onde era realmente a estação ! Parece q vcs já achavam q era ali mesmo, não ?
Por ali ... mais ou menos.
Agora existia outra estação Engenho do Matto, ainda na linha original da EF, que não aparece nesta planta. Então podemos supor que:

1-A linha original em 1917 já estava erradicada;
2-A estação da primeira linha da EF ficava fora do eixo da segunda linha, que é a linha que aparece na planta.
3-Aquela foto, de 1928, que o Adenilson garimpou no AGCRJ e que mostra uma estação que acredito ser Engenho do Matto, mostra apenas uma linha na frente da estação, e nesta planta, de 1917, aparece um desvio com duas linhas no total. Além disso, pelo ângulo e distância, não me parece ser o Morro do Juramento, apesar da semelhança. Vejam abaixo:
Imagem

E agora ?
o0

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 29 Mar 2013, 21:03

Seria a Parada ou Posto Telefônico Botafogo?
Aquele morro é idëntico ao Juramento mas está distante para ser Engenho do Matto ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 29 Mar 2013, 21:43

Mas pra ser a Parada Botafogo, o lugar na foto teria que estar mais habitado ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por Adenilson » 29 Mar 2013, 23:16

Dado e demais foristas.
Não sei não.
Além de ter que ser mais habitado, a parada Botafogo era praticamente em curva e para a esquerda no sentido E.Mato.

Como a estação de Cava consta no google earth, inclusive denominada assim, tracei sua distância até Miguel Couto por exemplo, que na época era chamada de Itaipú, uma parada com plataforma.

Onde penso ter sido aproximadamente a parada Itaipú, no sentido Figueira, consegui avistar um morro ao fundo.
Tirem suas conclusões e comparem com a foto do Malta de 1929.
Miguel Couto.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Plantas da E.F.Rio d'Ouro - 1917

Mensagem por DadoDJ » 30 Mar 2013, 00:00

Hum ... parece.
Mas ainda acho mais parecido com o Morro do Juramento.
ptz
Mas peraí ... acho que eu estou vendo algo muito mirabolante, mas possível.
Daqui a pouco eu volto ...
:ttn:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Dados e Documentos Históricos”