30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Neste local vamos postar os registros e descobertas feitas durante nossas expedições e durante pesquisas locais. Cada evento ocupará um tópico, com data e local/trecho onde foi realizado.
Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Francisco Amaral » 07 Jun 2013, 14:48

Dado, as duas afirmações estão corretas.

Tenho andado sem tempo para postar, mas de vez em quando dou uma lida nos tópicos. Continuamos bem, parabéns pelas descobertas e arqueologias.

Segue a foto com as indicações dos pontos. Talvez fique mais fácil de identificar.
Atacadão.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por DadoDJ » 07 Jun 2013, 15:25

Ah, entendi !
Agora que me situei que o prédio que aparece na foto ficava no local do atual Atacadão ...
Mudando de assunto: Amaral, que satisfação em revê-lo por aqui. Eu estava preocupado, tempão que não vemos uma postagem sua ...
Seja muito bem vindo !
<w>
:D
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Luiz Eduardo » 07 Jun 2013, 21:51

Exatamente como o Amaral postou. Eu fiz a indicação da direção à Penha, mas esqueci de mencionar o exposto por ele. ;'( Acho que preciso de férias, minha cabeça não anda boa mesmo... :lol: :lol:
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por DadoDJ » 09 Jun 2013, 22:37

Na foto abaixo, o que eu acho que pode ser realmente dormentes da Rio d'Ouro. Observem que as escavações estão sendo feitas do lado direito da avenida, sentido Penha (para a direita). Reparem na beirada do buraco o0 como estão aparentes dormentes aparentemente tubulares, utilizados na EF Rio d'Ouro !

Imagem

A mesma imagem abaixo, com zoom:

Imagem

^^ Estas fotos foram feitas por entre o alambrado da obra (dá pra notar uma mancha na segunda foto, é um arame) ... droga, devíamos ter entrado no canteiro de obras e remexido a terra para ter mais certeza, mas para mim, se em determinados trechos foram vistos e encontrados dormentes de bonde, estes eu acredito serem da Rio d'Ouro !

Abaixo, o trecho da matéria publicada no Jornal "O Globo" - Caderno Zona Norte onde nossa trabalho de pesquisa é citado. As informações estão um pouco incorretas, mas tá valendo.
Jornal O Globo Caderno Zona Norte 09-06-2013.png
Antes foi "É nós na Band !" ... agora "É nós n'O Globo !"
:D
Como eu gosto de dizer isso: O negócio tá ficando bom !
vv
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Adenilson » 10 Jun 2013, 15:07

Pessoal, desculpa a demora em responder, mas vamos personalizar mais as respostas.

Luiz: Valeu pelo comentário. Quando vc mencionou atacadão, nem me passou pela cabeça onde seria. Você chegou a mencionar a ferrovia na parte superior, mas não sei porquê, quando li com pressa, achei que você estivesse se referindo ao trecho de Maria Angú mais próximo a grade do atacadão.

Amaral: Valeu por ter postado de novo. Estávamos preocupados com o seu sumiço. Devido ao que expliquei para o Luiz, não tinha feito a associação onde era. Quando você indicou com a seta o trecho da Rio D'ouro em direção a Engenho do Mato, reconheci o lugar e percebi que o atacadão era há bem pouco tempo atrás, o Carrefour.
Caramba. Sempre passo por ali para ir a casa dos meus sogros.

Dado: Se você está começando a concluir que as fotos foram tiradas mais para a direita, sentido Penha, então podemos esperar uma luz no fim do túnel em relação a Rio D'ouro.
O que temos que ter certeza, é o seguinte: Os trilhos da Rio D'ouro foram arrancados e os de bonde colocados no lugar ou estes últimos foram instalados por cima dos da Rio D'ouro.

Se analisarmos friamente, o trilho da Rio D'ouro era totalmente sobreposto no terreno com mais a altura dos dormentes. Imaginar que a rua foi calçada por cima dos mesmos seria acreditar em uma displicência muito grande para o aproveitamento do material, já que naquela época, apenas a linha do centro tinha bitola larga.

Sobre a foto, te indago se você poderia amplia-la, pois me parece que a grade ao fundo é a que separa os galpões da rua, até então muito estreita.
Estou tentando ver alguma coisa da ferrovia, mas pela ampliação conseguida, parece que a Rio D'ouro estaria na faixa escura e a tênue faixa clara entre a parte inferior da grade e a faixa escura, seria a calçada, ou algo que funcionasse como tal.
Já o restante da rua, mais próximo do fotógrafo que a faixa escura, seria o restante da faixa mais clara. okk

Pessoal: Acredito que possa haver dormentes da Rio D'ouro por ali, talvez aproveitados pelos bondes, caso seja (fosse) possível, mas trilhos, seria um milagre.
Conforme dei a minha opinião, achei o dormente que o Melekh estava segurando, largo demais para ser de trem e de bitola métrica.
Já até comentei com o Dado. Voltando ao local, sugiro que se leve uma trena para medir a distância entre furos para dormentes achados inteiros.

Sobre a foto, cheguei a uma conclusão.
Algum privilegiado deve ter fotos da Rio D'ouro e suas estações, cujas fotos não foram achadas por nós ainda por aí.
Atrás daquele vale onde a Rio D'ouro " desaparece" seria perto do atual pátio da estação de Tomás Coelho do Metrô, que por sua vez era próxima a Engenho do Mato, na época da foto, uma estação ativa.

Outra coisa que me deixou encucado é que na quase certeza da inexistência de prédios altos na época, de que ponto teria sido tirada a foto?
Existe algum morro do lado oposto ao atacadão na Avenida Vicente de Carvalho?
Não estou me lembrando. :ttn:

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Luiz Eduardo » 10 Jun 2013, 20:39

Essa foto foi feita entre a atual Rua Bernardo Taveira e a Avenida Automóvel Clube. Chuto que tenha sido mais ou menos aqui -22° 51' 5.74", -43° 18' 48.97".
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por Adenilson » 18 Jun 2013, 10:02

Obrigado Luiz.
Imagino que deva ter sido por ali mesmo, até porquê a rua em questão é uma ladeira.
Caso não existisse na época, de qualquer forma, havia uma pequena elevação, justificando o ângulo da foto.
Luiz Eduardo escreveu:Essa foto foi feita entre a atual Rua Bernardo Taveira e a Avenida Automóvel Clube. Chuto que tenha sido mais ou menos aqui -22° 51' 5.74", -43° 18' 48.97".

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por DadoDJ » 11 Jul 2013, 10:46

Isso é o retrato da burocracia no Brasil.

Enviei um e-mail ao IPHAN sobre os vestígios encontrados na nossa expedição no dia 30 de maio e só ontem que me responderam ! ! !

Abaixo o teor da mensagem:


Prezada Senhora,



Primeiramente, vimos desculpar-nos pela demora na resposta à sua mensagem. Tal fato deveu-se a uma ampla reestruturação da rede de informática do IPHAN a nível nacional , o que impediu o recebimento e o envio de mensagens por parte de nossa Ouvidoria. Somente agora pudemos resgatar as mensagens e passar a respondê-las, reativando a Ouvidoria do IPHAN-RJ.



No tocante ao assunto de seu email, informamos que o IPHAN-RJ já possui ciência sobre o assunto e já tem prevista uma vistoria técnica a ser feita no local para apuração dos fatos e, constatadas irregularidades, tomada de medidas cabíveis.



De qualquer forma, agradecemos as informações encaminhadas e o seu interesse na causa da preservação.



Esperando ter sido útil,



Atenciosamente,



OUVIDORIA IPHAN-RJ




Uma observação ... enviei o e-mail pela conta "administrador@trilhosdorio.com.br". Porque me trataram como "Senhora" ???

:ttn:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

bernardooberg
Usuário Bronze
Mensagens: 26
Registrado em: 07 Jan 2013, 08:17

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por bernardooberg » 11 Jul 2013, 22:41

Dado,
Quando recebo e.mails seus, enviados por essa conta, aparece como sendo "Ana Carolina Carvalho de Souza". Deve ser isso. Verifique com o seu provedor de e.mail.

Abs,
Bernardo
DadoDJ escreveu:Isso é o retrato da burocracia no Brasil.

Enviei um e-mail ao IPHAN sobre os vestígios encontrados na nossa expedição no dia 30 de maio e só ontem que me responderam ! ! !

Abaixo o teor da mensagem:


Prezada Senhora,



Primeiramente, vimos desculpar-nos pela demora na resposta à sua mensagem. Tal fato deveu-se a uma ampla reestruturação da rede de informática do IPHAN a nível nacional , o que impediu o recebimento e o envio de mensagens por parte de nossa Ouvidoria. Somente agora pudemos resgatar as mensagens e passar a respondê-las, reativando a Ouvidoria do IPHAN-RJ.



No tocante ao assunto de seu email, informamos que o IPHAN-RJ já possui ciência sobre o assunto e já tem prevista uma vistoria técnica a ser feita no local para apuração dos fatos e, constatadas irregularidades, tomada de medidas cabíveis.



De qualquer forma, agradecemos as informações encaminhadas e o seu interesse na causa da preservação.



Esperando ter sido útil,



Atenciosamente,



OUVIDORIA IPHAN-RJ




Uma observação ... enviei o e-mail pela conta "administrador@trilhosdorio.com.br". Porque me trataram como "Senhora" ???

:ttn:

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 30/05/2013 - Ramal da Penha (EF Rio d'Ouro) nas obras da TransCarioca

Mensagem por DadoDJ » 12 Jul 2013, 17:19

Putz ... deve ser isso.
É o nome da minha esposa ... estou pra consertar isso tem um tempão ...
Muito obrigado pelo toque!
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Arqueologia Ferroviária”