12/01/2014 - Avelar x Arcozelo (Linha Auxiliar EFCB)

Neste local vamos postar os registros e descobertas feitas durante nossas expedições e durante pesquisas locais. Cada evento ocupará um tópico, com data e local/trecho onde foi realizado.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

12/01/2014 - Avelar x Arcozelo (Linha Auxiliar EFCB)

Mensagem por DadoDJ » 12 Jan 2014, 21:20

Espaço para postagem de imagens, dados, narrativas e depoimentos sobre a expedição realizada em 12 de janeiro de 2014 pelos membros

carlosouza99
Fabio Oliveira
daniel-de-brito

Melekh

Espaço aberto para postagens !
<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 12/01/2014 - Avelar x Arcozelo (Linha Auxiliar EFCB)

Mensagem por DadoDJ » 12 Jan 2014, 22:24

Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Fabio Oliveira
Usuário Prata
Mensagens: 77
Registrado em: 26 Ago 2013, 17:10
Localização: Nova Iguaçu-RJ

Re: 12/01/2014 - Avelar x Arcozelo (Linha Auxiliar EFCB)

Mensagem por Fabio Oliveira » 13 Jan 2014, 12:53

Amigos, não sei postar as fotos aqui no Fórum. Mas, o farei no Facebook.

Foi uma aventura muito interessante. Vencemos mais um desafio. Um sol de rachar, muito mato em volta ou no meio dos trilhos, lugares que tinham vestígios da ferrovia, outros lugares onde muitas vezes ficamos indecisos por onde era o leito. Muitas cercas que foram levantadas (descaradamente) como se fosse parte das suas terras, pontes em estado precário de travessia...

Contudo, ao encontrar as estações no meio do nada, era gratificante. Uma delas eu descobri por acaso. Vi um desvio que denunciava a existência de duas linhas em torno da plataforma. Porém, a estação estava coberta de mato, com apenas um pedaço que podíamos constatar a plataforma.

Alguns trilhos foram cortados no maçarico e "levados" na cara de pau. Em um determinado ponto, aconteceu um detalhe interessante. O leito seguia por entre as diversas fazendas, e, vimos a frente uma coisa inusitada. O proprietário fez a cerca em paralelo aos trilhos, fechou nossa passagem com uma cerva viva e construiu um portão bonito com uma alameda em pedras para os carros passarem, ladeada pelas plantas. Foi necessário transpor uma porteira, sair literalmente pelo portão principal dessa fazenda e seguir o trecho pelo lado de fora da propriedade.

Mesmo assim, eu notei que o leito segue sempre sem invasão de casas ou propriedades. Houveram alguns desmoronamentos de terras, alguns trechos com lama e muito, mais muito mesmo era o mato alto e galhos com espinhos.

Em caso de reativação desse ramal, com a tecnologia de hoje, e muita vontade política, seria fácil colocar o trem de volta. (Minha modesta opinião).

Breve, postarei as fotos.
\-* ...nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será. *-/

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: 12/01/2014 - Avelar x Arcozelo (Linha Auxiliar EFCB)

Mensagem por DadoDJ » 13 Jan 2014, 15:58

[b]Fabio Oliveira[/b] escreveu:Em caso de reativação desse ramal, com a tecnologia de hoje, e muita vontade política, seria fácil colocar o trem de volta
Era isso que eu queria ouvir (e ler) !
:Y: :Y: :Y:
Tudo é possível, apesar de dificil ...

Obs.: em relação às invasões do leito, que são um absurdo, em determinadas ocasiões é necessário que passemos por dentro das propriedades. Infelizmente isso se caracterizaria também como uma invasão, e é preciso cautela, pois muitas propriedades no interior são de coronéis ou empresários que possuem segurança, e tomar um tiro de espingarda não seria nada agradável ... apesar de estarmos no nosso direito de ir e vir, em leito ferroviário, pertencente à União. Mas até isso ser explicado ...
Isso de maneira nenhuma tira o mérito da expedição, de vocês e suas pesquisas e descobertas. Foi um trabalho espetacular ! Fiquei estupefato com os registros, só não me senti mais lá porque a companhia de vocês faria a diferença. Mas as fotos ficaram ótimas, nos fazem "estar" no local ! Muito legal ! ! !
Estou super ansioso para ver as outras fotos ...
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Arqueologia Ferroviária”