Maquete do Brunno Sena

Tópico para postagem de fotos, vídeos e informações sobre maquetes de ferreomodelismo.
Responder
Avatar do usuário
brunno
Usuário Ouro
Mensagens: 199
Registrado em: 14 Set 2011, 14:09
Localização: São Gonçalo
Contato:

Maquete do Brunno Sena

Mensagem por brunno » 05 Ago 2012, 02:08

Resolvi construir minha maquete em escala HO utilizando material Frateschi. Depois de muito estudar o espaço, traçado,recursos financeiros, período que eu melhor retrataria e qual o melhor projeto optei por um disponível no Livro Ferrovias para Você Construir editado pela Frateschi e disponível no site do fabricante. Mas com boas modificações.

http://www.frateschi.com.br/site/?page=publicacoes

No projeto original consta um tablado plano medindo 1m por 1,60 podendo circular até duas locomotivas com no máximo quatro vagões de carga ou com 3 carros de passageiros.

Imagem
O projeto Frateschi

Decidi que teria uma reta de 22 cm a mais no ramal externo aonde será uma carvoaria com uma doca para carga e descarga e que haveria um túnel para quebrar a monotomia de ficar olhando um trem dando voltas e mais voltas no tablado e relevos laterias o que sugere a ideia de um vale. Para isso refiz o projeto utilizando software SCARM que contém uma boa e seletiva biblioteca de fabricantes.

Imagem
O projeto oficial

Raios de curva de 36 cm e um raio maior com 41,8 cm;
4 desvios operados eletronicamente;
Dois ramais: para a Oficina e o outro para a Carvoaria;
Estação localizada na Bifurcação entre dois ramais (Inspiração na Rio d'Ouro);
Predominância da RFFSA, Companhia Paulista (Era Vapor) e Central do Brasil (Vapor).


O ponto de partida foi uma caixa básica da Frateschi do trem Expresso Santa Cruz.

A ideia de relevo em qualquer maquete dá a impressão de volume e assim alonga a visão do expectador que passar a enxergar a maquete maior. O Material rodante também contribui muito para isso. Nessa maquete eu não poderia rodar máquinas grandes como uma V8 ou U23C, pois daria impressão de que o trem não está rodando. Logo ela se adapta a locomotivas menores como uma FA-1, G12, U5B e as Consolidation.

Imagem
Detalhes da Construção.

Imagem

Imagem
Construção e construtor

Aguardem novas atualizações
O Brasil tem que voltar aos trilhos e só assim marcharemos rumo a um futuro digno.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Maquete do Brunno Sena

Mensagem por DadoDJ » 05 Ago 2012, 15:48

Caramba, Brunno !
Muito show !
Estou ansioso para ver o decorrer do projeto !
Sabe, de uns tempos pra cá que comecei a me interessar mais pela arte do ferreomodelismo.
Quem sabe em breve não começo minha própria maquete ...
Enquanto isso, vou aprendendo com os mestres.
Gostei da citação à EF Rio d'Ouro ... hehehehe
No aguardo por novidades !
Parabéns !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Maquetes”