Retomada a instalação de trilhos do VLT no MT

Espaço para postarmos informações sobre outros sistemas de transporte sobre trilhos, que não se encaixam nas categorias acima
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Retomada a instalação de trilhos do VLT no MT

Mensagem por renanfsouza » 01 Jul 2014, 08:24

Retomada a instalação de trilhos do VLT no MT

27/06/2014 - G1 Mato Grosso

Terminado o período de disputa de jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, obras de mobilidade urbana foram retomadas na capital e em Várzea Grande, região metropolitana. Entre elas está a implantação de trilhos na via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O consórcio responsável pela obra, de acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), retomou algumas frentes de trabalho para dar continuidade à obra.

Estão em implantação dois tipos de trilhos do VLT. Um deles é chamado de vignole, fabricado na Espanha, e será instalado em 10 km do pátio do estacionamento dos vagões do VLT até o Centro de Manutenção e às linhas de manobras do veículo. A instalação destes trilhos começou em novembro de 2013 e todo o material já está em Várzea Grande.

O outro tipo de trilhos é chamado de grooved, produzido na Polônia, que será instalado nos 22 quilômetros do trajeto do VLT nas duas cidades. Ainda segundo a Secopa, 95% dos trilhos já foram descarregados no pátio do estacionamento dos vagões.

O VLT

Lançado em 2011 em substituição ao sistema de corredores exclusivos para ônibus Bus Rapid Transit (BRT), o projeto do VLT foi homologado em meio a indícios de fraude no Ministério das Cidades, mas acabou recebendo financiamento federal e sendo licitado em junho de 2012 por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) - novo modelo de licitação menos rígido que o imposto pela lei 8.666/93 e autorizado pelo governo federal para obras da Copa.

A construção de todo o projeto do VLT, licitado por R$ 1,477 bilhão, já deveria estar pronta no dia 13 de março, data estabelecida no contrato assinado com o consórcio de empreiteiras responsável. Entretanto, os trabalhos atrasaram e o governo admitiu que a população da Grande Cuiabá deve usufruir do novo modal de transporte somente em 2015.

A chamada linha 1 vai ligar o Aeroporto Marechal Rondon à região do Centro Político e Administrativo da capital. Já a linha 2 vai percorrer o trecho entre o centro de Cuiabá e a região do Coxipó.

No primeiro trecho, entre o aeroporto e a Ponte Júlio Müller, sobre o Rio Cuiabá, já foram instalados cerca de 1.350 metros de trilhos.

Fonte: Revista Ferroviária (clipping)

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Retomada a instalação de trilhos do VLT no MT

Mensagem por DadoDJ » 02 Jul 2014, 23:18

Tomara que este projeto realmente vá à frente ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Outros Sistemas”