[Celeris] Estação Belgrano

Espaço para postarmos notícias, matérias e informações diversas sobre o sistema de transportes sobre trilhos em outros países do mundo
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

[Celeris] Estação Belgrano

Mensagem por renanfsouza » 10 Jun 2014, 13:21

Estação Belgrano

Desde que decidimos ir a Buenos Aires eu fiquei muito animado com a possibilidade de conhecer o VLT de Puerto Madero. O sistema é conhecido como Celeris, ou ainda Tranvía del Este. Trata-se de um pequeno sistema de VLT, com apenas quatro estações, que corta parte do bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires.

Muito se fala de projetos de VLT Brasil a fora, mas na verdade o mais próximo que eu havia chegado de um foi fotografar as estações desativadas do VLT de Campinas. Eu nunca havia andado em um VLT e a minha impressão não poderia ser melhor.

Fiquei muito empolgado em ter conhecido a Celeris com a possibilidade de diversas cidades brasileiras estarem trazendo este tipo de tecnologia. O sistema é extremamente silencioso e o impacto visual é baixo, ideal para centros históricos e movimentação dentro de bairros. O intervalo do Celeris é de 20 minutos por sentido.

Foto 1: Totem da estação
Imagem

Foto 2: Todas as estações da Celeris são neste estilo
Imagem

Foto 3: A via é singela, mas existem bypasses nas proximidades das estações para que os VLTs possam parar um de cada lado, em cada sentido
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: Mapa do sistema. São ao todo quatro estações
Imagem

Foto 6: Bancos
Imagem

Foto 7: Gerais
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Rampa
Imagem

Foto 12: Dormentes bi-bloco
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: Alimentação
Imagem

Foto 15: Não existem bilheterias. A passagem é comprada nesta máquina e custa um peso. Você escolhe a estação de destino mas a passagem custa o mesmo valor independente disso. Ao embarcar um bilheteiro recolhe a passagem
Imagem

Foto 16: Placa
Imagem

Foto 17: O belo prédio da Aduana, visto da Estação Belgrano
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19: O imponente VLT se aproxima
Imagem

Foto 20:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 12/2011

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Celeris] Estação Belgrano

Mensagem por DadoDJ » 10 Jun 2014, 15:00

Muito bom !
Não sei se é apenas impressão minha ... mas o clima e o cenário em volta, além do aparente cuidado com as instalações e vias do sistema, não sugere ser algo de primeiro mundo ?
Gostei muito, seria muito bom se algo do gênero realmente fosse implementado por aqui.
hmy
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Re: [Celeris] Estação Belgrano

Mensagem por renanfsouza » 11 Jun 2014, 09:07

Sim, sim... Buenos Aires é uma cidade muito bonita e desenvolvida. É realmente uma capital europeia na América Latina.

Mas em especial este bairro, Pueto Madero, por onde anda o Celeris (Tranvía del Este). Esse bairro é portuário e foi completamente revitalizado. Depois que voltei de Buenos Aires fiquei muito impressionado e com uma grande expectativa do Porto Maravilha aqui no Rio ficar assim desse jeito.

Responder

Voltar para “No Mundo”