[EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho circular da ferrovia entre a estação Costa Barros e Engenheiro Belford, que ligava as Estradas de Ferro Melhoramentos do Brasil (posteriormente Linha Auxiliar da EFCB) e Rio d'Ouro
Responder
renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

[EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Mensagem por renanfsouza » 13 Jun 2014, 08:05

EFCB - Linha Auxiliar - Estação Éden

Eu e os foristas Guilherme Pinho, Vinicius e Bruno Araujo nos encontramos no dia 26/06/2010 para fazermos um passeio pelo trecho Costa Barros x Japeri a fim de descobrirmos o que aconteceu com as diversas estações desativadas no caminho. Hoje a linha é apenas de carga e é operada pela MRS Logística.

A Linha Auxiliar foi originalmente construida pela Melhoramentos e posteriormente incorporada à EFCB. Esta linha passou a ter grande importância com a criação da Rede de Viação Fluminense, por decreto do então Presidente da República Nilo Peçanha em 1910. A Rede de Viação Fluminense foi uma confluência de várias ferrovias (EF União Valenciana, EF Rio das Flores, EF Vassourense, entre outras), tudo controlado pela EFCB, e a sua linha tronco ficou sendo a Linha Auxiliar. Ela possui diversos entrocamentos com a Linha do Centro (em Japeri, Paraíba do Sul, Três Rios e muitas outras estações), além de ter utilizado um bom trecho da Linha do Centro nos subúrbios cariocas, visto que o início da Linha Auxiliar era na Estação Alfredo Maia (hoje demolida), um pouco antes da Estação São Cristóvão da Supervia (original da Linha do Centro). Popularmente, quando se fala de Linha Auxiliar, é muito comum pensar no trecho Arará x Japeri - onde há a movimentação de conteiners para o Pátio do Arará. Nesta série percorremos um bom pedaço deste trecho, na via fora dos limites da Supervia, em localidades de três municípios da Baixada Fluminense: São João do Meriti, Mesquita e Nova Iguaçu.

Foi um passeio incrível e voltamos com diversas fotos. De todos estes encontros que fizemos, posso garantir que este foi o melhor de todos na minha opinião. Vendo as fotos vocês perceberão porque.

Nos encontramos na Central do Brasil às 6:00 da manhã e pegamos um ônibus para Éden. Foi muito fácil encontrar a Estação Éden. Ela se encontra bem ao lado do terminal rodoviário de Éden, em São João do Meriti, no Km 28.157 da Linha Auxiliar [1] (quilometragem relativa à Estação Alfredo Maia).

Foto 1: Placa da MRS, com a velha plataforma da Estação Éden ao fundo
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Em cima da plataforma. A foto aponta para o sentido Costa Barros/Arará. A via ainda é ativa mas o trânsito é pouco. Ainda assim, não seria difícil ter visto uma das locomotivas da MRS tracionando dezenas de vagões prancha carregados de conteiners. Infelizmente não aconteceu
Imagem

Foto 4: Lixo na via
Imagem

Foto 5: Gerais
Imagem

Foto 6:
Imagem

Prosseguimos a pé até a próxima estação do trecho: Rocha Sobrinho.

Locais interessantes nas proximidades

. EFCB - Linha Auxiliar - Ponte Ferroviária em Éden

Referências Bibliográficas

[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar

Créditos

Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-6 por Renan Souza em 26/06/2010

Responder

Voltar para “Linha Circular da Pavuna”