Ramal Anna Nery

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre trechos adjacentes à ferrovia, de uso particular ou industrial
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por DadoDJ » 30 Jun 2012, 22:56

Prezados amigos,

Estou abrindo este tópico para debatermos sobre este misterioso ramal da EF Rio d'Ouro, o ramal D.Anna Nery ou simplesmente Ramal Anna Nery.

Como já sabemos através de nossas pesquisas, este ramal na verdade tinha por objetivo de construção alcançar algum ponto mais próximo à região central da cidade. Desde a inauguração da EF Rio d'Ouro, esta tinha como ponto de partida o bairro do Caju, zona portuária da cidade, mas distante e fora dos interesses comerciais da cidade. Desde então, procurou-se criar um prolongamento da linha que se alcançasse o centro da cidade do Rio de Janeiro.
Um dos pontos sugeridos era a Praia Formosa, outra sugestão era a região do Valongo e Prainha, na Gamboa. Até o Campo de Santana e a região de São Diogo foram especuladas, mas no final das contas, iniciaram as obras, mas devido à desentendimentos com a Companhia Melhoramentos, as obras foram interrompidas, ficando um pequeno ramal, ainda sem finalidade definida pelas nossas pesquisas, atendendo ao trecho próximo ao Largo de Benfica até a curva da Rua Visconde de Niterói.
Ele iniciava pouco após a Parada Benfica/Alegria, no encontro das atuais ruas Couto Magalhães, São Luís Gonzaga e Senador Bernardo Monteiro, exatamente onde iniciava a Estrada de Santa Cruz, posteriormente Av.Suburbana.
O leito do ramal seguia exatamente pela atual R.Senador Bernardo Monteiro.
Este ramal teve seus trilhos mantidos até 1923, quando foram removidos e o ramal definitivamente extinto.
Na ponta deste ramal, havia uma estação, que deu nome ao ramal: D. Anna Nery.
Editado pela última vez por DadoDJ em 30 Jun 2012, 23:20, em um total de 1 vez.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por DadoDJ » 30 Jun 2012, 23:10

Vou começar a postar alguns documentos com referências ao ramal. Depois de misterioso por muito tempo, nós conseguimos desvendar muitas coisas sobre ele, e então iremos postar material neste tópico.

Pra começar, uma notícia sobre um crime às margens do ramal, em 1920:
Assassinato próximo ao ramal D.Anna Nery - Gazeta de Notícias 21-02-1920 (Custom).png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por Adenilson » 02 Jul 2012, 08:52

Dado.
Excelente tópico.
Apenas uma coisa para acrescentar.
Ao contrário da estrada de Santa Cruz, que é muito antiga e anterior a construção da Rio D'ouro, o ramal de Ana Neri é anterior a Rua Senador Bernardo Monteiro.

Esse ramal é misterioso mesmo, mas algo me surpreendeu.
Não sabia que o mesmo tinha resistido até 1923.

Para mim, sua extinção tinha se dado muito antes.

Em relação ao crime hediondo, desde aquela época ocorria essas barbáries.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por DadoDJ » 02 Jul 2012, 17:46

Página do Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923, relatando sobre a retirada de trilhos do ramal D.Anna Nery:

Imagem

A dita "Rua D" no relatório, seria posteriormente batizada como Rua Senador Bernardo Monteiro.
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ramal Anna Nery

Mensagem por admin » 30 Dez 2012, 13:12

Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre o ramal e estação Anna Nery

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por Adenilson » 08 Mar 2013, 16:22

Pessoal.
Andei lendo bastante sobre o que já tinha sido postado e me deparei com alguns aspectos sutis sobre esse ramal de Dona Anna Neri.

Bom. A princípio vamos a algumas observações.

A chave do ramal Ana Neri ficava a 3,977 Km da ponta do Cajú ao passo que a parada Ana Neri ficava a 4,839 Km, o que pela diferença resulta em 862 metros.
Veja no link abaixo que a parada não possui plataforma, pois não há altura da mesma.
A princípio, vamos evitar dizer que não possui edificação.
Segue abaixo o link das plantas de 1917 apontando isso.

http://www.trilhosdorio.com.br/tremdeda ... /flux.html

Agora vejam abaixo o relatório das indústrias e obras públicas de 1900, mostrando o comprimento do ramal de Benfica a São Francisco Xavier como sendo de 1.140 metros.
Ministério das Indústrias, Viação e Obras públicas 1900 - Página 342.jpg
Em vasta discussão na época, eu, o Dado e outros foristas chegamos a conclusão que esse ramal seria posteriormente chamado de ramal de Ana Neri, mas ainda há algumas lacunas a preencher.

Abaixo em outro documento semelhante vemos que foi inaugurada uma estação São Francisco Xavier em 1896, que não é a da linha do centro evidentemente, inaugurada em 1861.
Essa estação já era comtemporânea a variante de Inhaúma.
Ministério das Indústrias, Viação e Obras públicas 1896 - Página 292.jpg
A questão é que tal prédio é de alvenaria. Veja abaixo o inventário da Rio D'ouro em um relatório ministerial da viação e obras públicas de 1923.

Abaixo o link com o quadro do patrimônio e descritivo.
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=478

Mais abaixo a continuação desse quadro, mostrando idem para a parada São Francisco, o que me fez crer que seria em relação a uma construção de alvenaria. Inclusive há também a classificando como posto telefônico.
Quadro de Edifícios a serviço da EF Rio d'Ouro - Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923 Página 422 (Medium).jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por Adenilson » 08 Mar 2013, 16:44

Continuando, veja o relatório das indústrias, viação e obras públicas já citando o ramal como Ana Neri.
Estranho não é somente isso, mas o comprimento do ramal agora com 1021 metros.
Ministério das Indústrias, Viação e Obras públicas 1905 - Página 181.jpg
Temos agora 3 medidas: 1141 metros, 1021 metros e 862 metros.

Já debatemos também sobre essa estação São Francisco, que era de fato São Francisco Xavier da Rio D'ouro, uma vez que a homônima da E.F.Norte era de madeira e a da linha do centro está totalmente descartada.

Segue abaixo a ordem de horários. Vejam que a ordem é CAJÚ, RUA BELA, BENFICA, SÃO FRANCISCO E PRAIA PEQUENA.

O ano é 1901.
Tabela de Horários da EF Rio d'Ouro - Edição 19 Página 603 Ano 1901.png
Depois eu comento sobre esses horários e tempo de chegada e partida das estações. okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por Adenilson » 11 Mar 2013, 11:13

Prezados colegas,

Continuando o raciocínio sobre a tabela de horário acima, algumas coisas me chamaram atenção.
Em um determinado período, me lembro que o Amaral (se não me engano), eu e o Dado debatemos sobre essa manobra para São Francisco ser justificável ou
o ramal ser outro desconhecido.

Vamos a alguns cálculos.

Baseando-me na tabela das plantas de 1917 em relação a quilometragem, vemos que a parada Rua Bella fica a 2,366 km do Cajú e Benfica, a 3,760 Km, resultando em 1,394 Km percorridos em 5 minutos pelo trem P1.
Todos concordam que 5 minutos é 1/12 de 1 hora, então multiplicando 1,394 Km por 12 chegamos a 16,728 Km/h. Essa era a média de velocidade do trem nesse trecho.

Lembrem-se que temos que contar o tempo entre a saída de uma estação e chegada a outra.

Entre Benfica e Praia Pequena, cujas distâncias respectivamente do Cajú eram de 3,760 Km e 5,765 Km, resultando em 2,005 Km, percorridos em 6 minutos pelo trem M1, que não para em São Francisco. Como 6 minutos são 1/10 de hora, então multiplicamos a distância por 10, resultando em 20,05 Km/h de velocidade média para esse trem.

Voltemos ao trem P1, que leva 3 minutos entre Benfica e São Francisco. Se aplicarmos a velocidade de 16,728 Km/h do primeiro trecho, partindo do princípio que 3 minutos são 1/20 de hora, então o trem percorreria 16,728/20 = 0,8364 Km.
Se aplicarmos a velocidade média do trecho entre Benfica e Praia Pequena, de 20,05 Km/h, então o trem percorreria pouco mais de 1,0 Km.

Vamos considerar até agora o range de 0,8364 Km a 1,0 Km percorridos.

A tabela M1 mostra que o trecho entre Rua Bela e Benfica é percorrido em 6 minutos, o que faria que o trem tivesse a velocidade média de 13,94 Km/h.

Então a partir de agora, para calcular o erro relativo, adotaremos 13,94 Km/h como menor valor para o trecho e não mais 16,728 Km/h, passando os mesmos 3 minutos do trem P1, a serem percorridos nessa velocidade, o que resulta na distância de 13,94/20= 0,697 Km.

Para corrigir definitivamente o cálculo, feito a partir de Benfica, temos que perceber que ao entrar no ramal de São Francisco ou Ana Néri, ainda há a distância de 217 metros entre Benfica e a chave do ramal. Partindo do princípio que o trem possui um determinado comprimento e seu último vagão teria que avançar além da chave para a mudança, vamos acrescentar 50 metros.

Vamos pegar os 217 metros mais 50 metros do trem (um trem pequeno), que dá 0,267 Km e abater de 0,697 Km da pior situação e o resultado é de 430 metros.
Já para a distância de 1,0 Km, e abatendo 267 metros (217+50), achamos 733 metros.

Conclusão: Guardados os erros relativos das velocidades variadas do trem em períodos diferentes, aceleração, desaceleração e manobra, podemos concluir que tal estação São Francisco ficava entre 430 metros e 733 metros da chave do ramal, sendo o período de tempo apresentado na tabela totalmente compatível para uma manobra além da chave na saída de Benfica, vindo da Rua Bela, e a partir da chave, indo de ré a São Francisco, para então ir de frente a Praia Pequena.

O raciocínio inverso se aplicaria com o trem chegando da baixada, onde iria de frente para São Francisco e voltaria de ré até a chave onde voltaria a ir de frente para Benfica.
Estou dizendo isso, pois seria o processo mais rápido, uma vez que não há informações sobre linha circular ali.

Até que alguma informação nova surja, fica como provável e explicável tal manobra em função dos números apresentados.

Vejam que curioso. Se considerarmos 733 metros, dá um pouco além da distância até a Rua Ana Néri justificando o nome da estação de São Francisco Xavier. Isso permitiria uma conexão por exemplo com a estação Silva e Souza e com a estação São Francisco Xavier da E.F.Norte se as pessoas fosse a pé.
Será que isso justificaria essa estação?
Será que o fim da estação de São Francisco Xavier da E.F.Norte resultou no fim da homônima da Rio D'ouro?
Por enqüanto, pelas datas apresentadas, isso é possível.

Para fechar o meu raciocínio meio louco, vai um palpite que seria cereja do bolo.
Em função do guia Briguiet ser meio duvidoso pelo acúmulo de datas tão diferentes, passo a não acreditar que existiu alguma parada São Francisco entre Cajú e Rua Bela e sim que essa parada foi colocada lá de forma errada. =O

Afinal de contas,temos exemplos ali meio duvidosos como a localização de J.Reis e H.Scheid e o fato da Parada Perna de Pau ter sido colocada de forma contemporânea ao Méier.

Para fechar vou procurar depois na aerofotografia de 1928 se existe alguma construção que possa ter sido o prédio da estação, já que os documentos parecem provar a existência de tal prédio. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por DadoDJ » 11 Mar 2013, 11:23

Brilhante raciocínio, Adenilson !
Aliás, brilhante é pouco !
app
Depois volto com mais calma, mas posso arriscar um comentário: parece que a EF Rio d'Ouro, 100 anos depois, nos brinda com mais uma nova estação.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2013, 10:55

Valeu Dado! okk
Só para complementar digo o seguinte: Como o mapa de linhas de 1917 mostra 862 metros do ramal de Ana Néri e uma parada sem plataforma, algo soa
apenas como uma ponta de trilhos.
O mapa de 1910 mostra algo escrito estação. Acredito que até esse ano, o ramal possuia 1021 metros, pois fiz uma estimativa tendo a estação de São Francisco Xavier da E.F.Norte como referência.
A tabela de quilometragens de linhas da Rio da Rio D'ouro em 1905 já mostrava 1021 metros.
Essa estação mostrada no mapa de 1910 poderia até ser a São Francisco, mas o trem teria que ir rápido demais para o parâmetro usual, de acordo com os cálculos apresentados, me fazendo crer que tal estação São Francisco fosse realmente mais próxima da Rua Ana Néri.
Admitindo mesmo que forçando a barra, o trem pudesse chegar a 1021 depois da chave em Benfica, a estação em referência na planta de 1910 seria São Francisco e não Ana Néri, pois a tal parada Ana Neri era ponta de linha quando o ramal homônimo já estava mais curto.

Acrescento também o fato que no ano de inauguração da estação São Francisco, o ramal homônimo tinha 1140 metros.

Resumo da ópera: Na minha opinião, o ramal de chamava São Francisco e chegou a 1140 metros. Durante esse período, uma estação da Rio D'ouro com esse nome foi inaugurada, mas na minha opinião não chegava a tal distância.
Em 1905 o ramal se chamava ainda (não tenho certeza) São Francisco, mas era mais curto, possuindo apenas 1021 metros e uma estação em sua extremidade, podendo ser São Francisco, apesar de estar longe pelos cálculos.
Em algum momento, talvez devido a falta de possibilidade de conexão com São Francisco Xavier da E.F.Norte e/ou com a estação Silva e Souza, essa estação da Rio D'ouro passou a não receber mais trens, e o ramal passou a ter uso restrito e se chamou Ana Neri.
É o que parece, mas existe uma lacuna aí de tempo para se verificar.


Para melhor comparativo seguem abaixo os pontos de extensão que tal ramal já teve.
Ana Neri e S.Fco.jpg
Abaixo, o mapa de 1910 onde a linha tinha 1021 metros. Será que a estação marcada no círculo azul por mim é a São Francisco?
Insisto em dizer que estaria muito longe para justificar o tempo que o trem levaria até lá e voltar a llinha tronco.
De qualquer forma, a tal parada Ana Neri em referência no mapa de 1917 não deveria ser essa, pois a linha ali já era bem mais curta.
Linha do norte e R.D'ouro .JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “Outras linhas ou ramais particulares”