Ramal Anna Nery

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre trechos adjacentes à ferrovia, de uso particular ou industrial
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por Adenilson » 14 Mar 2013, 11:04

Só para encerrar, dei uma olhada nas aerofotogrametrias de 1928, onde o ramal já havia sido extinto e os trilhos retirados, uma vez que isso aconteceu em 1923.
Fui procurar para ver se existia algum imóvel que pudesse ter sido a tal estação São Francisco.
A aeorofotogrametria não está com uma resolução muito boa, mas os imóveis existentes eram da Costa Lobo, já que a Senador Bernardo Monteiro só foi aberta depois que os trilhos foram retirados, mas ali era o leito.
Confesso que o único imóvel que me pareceu mais velho ou mal conservado :lol: é o abaixo.

Quem sabe tal imóvel não merece uma investigação?
Procurei localiza-lo em 1928 na foto aérea e me pareceu que já existia.
Casa Antiga.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por DadoDJ » 18 Mar 2013, 09:24

Adenilson, ainda sobre São Francisco, eu estava pensando o seguinte:

1) Não havia alguma quilometragem referente a esta parada São Francisco, para nós termos estimado sua relativa posição na linha tronco, logo após a estação do Caju ? Acho que algum documento fala sobre esta distância e posição ...
2) Caso esta parada seja mesmo na linha do ramal D.Anna Nery, volto a pensar sobre o mapa do Guia Briguiet ... eu desconfiava há algum tempo que ele teria sido manipulado, mas prefiro não acreditar nesta hipótese e pensar que sim, ele estaria correto, apesar de algumas discrepâncias, principalmente em relação à existência simultânea de algumas estações e paradas ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio d'Ouro - Ramal D.Anna Nery

Mensagem por Adenilson » 19 Mar 2013, 15:35

Dado. Vou ratificar aqui o que conversei com você sobre esse assunto para que os outros foristas tenham acesso.
Esse guia inseriu a parada Henrique Scheid em frente à rua homônima e a parada José dos Reis em frente também à rua homônima, mas quando a estação José dos Reis foi inaugurada, essa rua, fora a Estrada de Santa Cruz (Suburbana) era a única importante por ali e a José dos Reis mal chegava a Estrada e muito menos cruzava com ela. Isso foi ocorrer anos depois.
A Rua Henrique Scheid não existia e isso justifica que a parada José dos Reis fosse nomeada assim, pois era a rua de referência mais próxima.
Mesmo na aerofotogrametria de 1928, a Rua Henrique Scheid não existia. Só um caminho.
A inauguração dessa rua deve ter determinado a demolição de José dos Reis, pois essa ficava bem no meio das esquinas direita e esquerda dessa rua com a Estrada de Santa Cruz.

Por quê estou falando isso? Para justificar que as estações podem ter sido colocadas ali por falta de informações, já naquela época.
Até agora não temos documento que uma parada São Francisco existia em frente ao cemitério homônimo, mas temos documentos mostrando que essa estação ficava de fato, depois de Benfica/Alegria e no ramal de São Francisco, que na minha opinião passou a se chamar Ana Néri, pela precoce desativação de São Francisco (da Rio D'ouro).

Existe um único documento que cita uma parada de Henrique Scheid, mas depois de Pilares. Perfeitamente aceitável, já que não existindo a rua e o Henrique Scheid, sendo um funcionário da ferrovia, esse nome poderia ser dado em qualquer lugar, sendo da ferrovia ou não.

E agora, foristas amigos. "Como dormir com um barulho desses?" :ttn:
DadoDJ escreveu:Adenilson, ainda sobre São Francisco, eu estava pensando o seguinte:

1) Não havia alguma quilometragem referente a esta parada São Francisco, para nós termos estimado sua relativa posição na linha tronco, logo após a estação do Caju ? Acho que algum documento fala sobre esta distância e posição ...
2) Caso esta parada seja mesmo na linha do ramal D.Anna Nery, volto a pensar sobre o mapa do Guia Briguiet ... eu desconfiava há algum tempo que ele teria sido manipulado, mas prefiro não acreditar nesta hipótese e pensar que sim, ele estaria correto, apesar de algumas discrepâncias, principalmente em relação à existência simultânea de algumas estações e paradas ...

Responder

Voltar para “Outras linhas ou ramais particulares”