Estação São Pedro (Jaceruba)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Rio d'Ouro e São Pedro (Jaceruba), na linha original da ferrovia que funcionou entre os anos de 1876 e o início da década de 1970
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por DadoDJ » 31 Mar 2012, 21:26

Algum membro do TGVBR e daqui também, postou fotos da "nova" estação São Pedro/Jaceruba. Pena o fórum estar fora do ar, mas parece que em abril virá com força total (leia-se: servidor novo) !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Bruno R Araujo
Usuário Bronze
Mensagens: 41
Registrado em: 20 Set 2011, 20:49

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por Bruno R Araujo » 01 Abr 2012, 21:37

Ah, tinha sido eu... o passeio foi mais rodoviário que ferroviário. Em setembro do ano passado eu vi carro e moto na "garagem"
seguem ai...
Imagem

Imagem

Imagem

uma da ponte
Imagem

resquícios de manilhas abandonadas na reserva...
Imagem

Imagem

Imagem

voltando de Jaceruba, alguns trechos estão sendo asfaltados
Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por DadoDJ » 02 Abr 2012, 15:33

Isso mesmo !
Ótimos registros, Bruno !
Bem, temos que admitir: a estação ficou linda, descaracterizada em certos pontos, mas ficou linda !
Curioso que fizeram uma espécie de terminal rodoviário utilizando a fachada voltada para a rua, onde ficava o dístico, infelizmente coberto com tinta branca. Que ironia ... estação ferroviária: estação ferroviária que tornou-se rodoviária.
Apesar de irônica, é uma situação mais do que comum nesta "Terra Brasilis" ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por J U L I O » 05 Abr 2012, 16:54

Que beleza!Fui a Jaceruba há dois anos,e nesse meio tempo muita coisa mudou!A estação está nova,voltou o ônibus direto para Nova Iguaçu,tem ônibus NOVO na linha para Eng° Pedreira,com a devida numeração intermunicipal!

Queria muito voltar lá e a Represa! app

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por Luiz Eduardo » 05 Abr 2012, 17:08

^^ Fica como sugestão para o próximo encontro do TR. E então pessoal, vamos???
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por J U L I O » 06 Abr 2012, 17:46

Quando estive lá,com o Dado,2 anos atrás,a estação de Jaceruba estava sem conservação ou reforma,porém,passamos pela estação Rio D'Ouro e pela de Tinguá,cujas estações estavam repintadas. E no entorno das duas havia obras de dutos de gás da Petrobras.
Provavelmente ela estava obrigada a fazer a reforma,como numa espécie de compensação.

Teria sido isso o ocorrido em Jaceruba agora?Se bem que ela está muito diferente das outras duas,e com alambrado bloqueando a plataforma. :HH:

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por J U L I O » 08 Abr 2012, 20:40

Vamos,gente!Quero aproveitar minhas férias e percorrer o ramal de Jaceruba!Quero desvendar o mistério da estação Itaipu e do trecho Heliópolis-Itaipu-Miguel Couto,dentre outras partes! okk


Relato aqui que gostaria que as reformas da Petrobras nas estações Rio D'Ouro e Tinguá também se estendam à estação Cava!

Bruno R Araujo
Usuário Bronze
Mensagens: 41
Registrado em: 20 Set 2011, 20:49

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por Bruno R Araujo » 09 Abr 2012, 07:54

Essas reformas da Petrobrás é mais interesse pra ela que beneficio local. Dá pra notar que o tráfego de caminhões está muito intenso, por isso asfaltamento(em alguns pontos, em outros, calcário). Mas uma coisa que poderia ser preservada e talvez nem haja projetos são os registros ao longo do leito, nos moldes parecidos que encontramos na linha 2 do metrô. Juro que queria descer e registrar alguns dutos, mas ônibus de horário é complicado e o motorista já estava se comprometendo demais com a gente.

J U L I O
Usuário ativo
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Mar 2012, 12:11

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por J U L I O » 11 Abr 2012, 18:57

Lugar assim é para se ir de carro!

Ana
Usuário ativo
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Jun 2012, 17:02

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por Ana » 05 Jul 2012, 11:47

Bom dia a todos ,
estou aqui para tratar de um assunto que eu vi que estava sendo muito debatido na página.
Em relação a reforma da estação ferroviária de Jaceruba .
Todos sabem que é uma estação tombada pelo patrimônio histórico.
O Patrimônio nunca se preocupou com uma reforma se quer, saindo dali restariam apenas lembranças do que um dia já foi ali, e após o fechamento da estação, a familia que ali está até o exato momento recebeu a documentação de posse. Ele moram ali desde o fechamento da estação ferroviária . Hoje, muito bem reformada, pelo Senhor Jorge Ferreira, garantiu que o patrimônio fosse preservado. Sem sofrer se quer uma alteração. O nome da estação não consta mais na mesma, devido ao passar do tempo, foi se degradando. De um certo ponto eu acho muito correto a atitude do Senhor Jorge, pois se ele acrescentasse no local o nome, haveria ' pessoas ' dizendo que ele já queria levar a fama por tudo.
E com meios próprios ele ainda mantém a abertura das estradas ( que se não fosse ele estaria coberta por matos, dificultando até a passagem de ônibus ) e a limpeza das ruas e da cachoeira que para muitos serve como lazer. Eu mesma, moradora de Santa Amélia, visito Jaceruba a muitos anos, e sei a mudança que ela vivenciou. Então, que tal pararmos de criticar e procuramos conhecer mais a história?

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)”