Parada Cachoeiras

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre as estações de Belford Roxo e a Represa, na linha original da ferrovia que funcionou entre 1876 e o início da década de 1970
Responder
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por Adenilson » 18 Mar 2012, 20:05

PARADA CACHOEIRAS.
Vamos iniciar o tópico com a Parada Cachoeiras.
Segundo a informação contida no site Estações Ferroviárias, essa parada ficava no Km 45,4 a partir de Francisco Sá.

Há um tempo atrás em dias distintos, eu e o Dado estivemos no AGCRJ e vimos uma foto que nos intrigou. Chegamos a comentar sobre a foto em alguns posts, uma vez que a descrição no rodapé da foto batida pelo Augusto Malta constava apenas que era a E.F.Rio D'ouro.

O Dado comentou comigo que suspeitava ser a Parada Miguel Couto (2 estações antes) e nesse meio tempo voltei ao AGCRJ e resgatei a foto.
Curioso que sou nos assuntos ferroviários e ávido pela pesquisa fui ver que parada era aquela.

Cheguei a conclusão que tinha uma grande chance de ser a Parada Cachoeiras.

Veja abaixo a foto de Cachoeiras em 1929. Repare que a direita, há um valão a plataforma parece ser dividida em 2 módulos, um estreito e sem cobertura que avança mais em direção ao fotógrafo e outro com a plataforma formando a base para a casinha.
Obs: Achei a casinha moderna demais para algo construído em 1883.Ela não deve ter sido construída em tal ano.

A esquerda da casinha, que poderia ser a parada, vemos uma via pública (vie ao fundo da plataforma).
Imagem

Abaixo segue uma foto do local tirada em 2010 numa expedição realizada pelo Renan, Guilherme e Vinicius e postada no site TGVBR.
Reparem a direita o tal valão, no meio uma estrada que era o leito da ferrovia a esquerda mato e mais a esquerda, uma via pública, que dá para ver pelo poste de iluminação que está a esquerda do mato.
Eles relataram ter visto uma plataforma, mas esta estava junto ao valão.
Na foto antiga mais acima e se for o local, ela estaria do outro lado.

O Dado brincou comigo dizendo que mantinha a opinião de ser Miguel Couto e apesar de ter apenas escrito, me perguntou em um tom de curiosidade :ttn: se eu tinha alguma evidência para o meu palpite.

Eu sei que os 3 ramais a partir de Belford Roxo formam uma espécie de garfo e na maioria do trecho, eles devem ter a visão do Maciço ao fundo, o qual palpito ser a Serra das Araras (não conheço bem a região).
Essa visão poderia ser comum em várias paradas e/ou estações dos 3 ramais ali existentes, mas comparem o cenário completo, inclusive o tal valão.

Não estou afirmando, mas eu chutaria 80% em ser a Parada Cachoeiras e por isso coloquei isso na legenda da foto.

Vejam as fotos, comparem, analisem e dêem opiniões.
Imagem

Abraço a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por DadoDJ » 19 Mar 2012, 10:43

Adenilson, só uma observação:

Eu, após ver a foto no AGCRJ, imaginei ser não Miguel Couto, mas a Parada Iguaçu, baseado apenas na descrição de Max Vasconcellos no livro "Vias Brasileiras de Comunicação", no qual ele descreve a parada e suas instalações como "simples, quadradas e sem detalhes" (não me lembro exatamente da descrição agora). No caso de Iguaçu, abre-se outra possibilidade, pois como você bem disse, os ramais da EFRdO abriam-se em formato de garfo, e todos eles voltados em direção à Serra do Mar (na região, seria a região conhecida por Serra de Tinguá).
Infelizmente não tenho fotos da região, apenas esta que achei no site Panoramio, da estrada onde passava a ferrovia, mas não é próxima de onde ficava a Parada Iguaçu, colocarei a foto apenas como exemplo
Imagem
^^ Estrada de Xerém. Foto feita por Djalma-Amapá (acho que essa foto foi tirada no sentido Belford Roxo)

Então, apenas como comparação: é muito dificil, pelo menos por enquanto, afirmarmos onde seria exatamente esta estação mostrada na foto, apontando uma ou outra foto, visto que a região tem o relevo, o cenário e até as estradas muito parecidas. O Adenilson acredita que possa ser a Parada Cachoeiras, e vendo o relevo e a área, tanto na foto antiga como na recente, as chances são grandes realmente. Vendo e comparando as fotos, também acredito nessa possibilidade. Claro, vamos continuar investigando para ter certeza, mas uma coisa está me deixando encucado: a data da foto antiga.
Acho que em 1929 a estação já estava desativada, e talvez, demolida !
Vou tentar encontrar informações referentes a isso, não estou afirmando nada, apenas estou desconfiado e preciso investigar.
Adenilson, valeu pela postagem da foto ! Matei minhas saudades !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro- Ramal de Jaceruba.

Mensagem por Adenilson » 19 Mar 2012, 17:04

Dado e demais foristas.

Ralmente o Dado disse pensar ser a Parada Iguaçú. Não sei porque disse Miguel Couto.
Acho que pensei uma coisa e escrevi outra.


Eu verifiquei a maioria das estações do ramal de Jaceruba e o que parecia mais
com a localidade foi a parada Cachoeiras.
De qualquer forma, o cenário é muito comum com a serra do Tinguá ao fundo nos 3 ramais, como bem disse o Dado.

Tem que ver se esse valão na foto de 1929 existe hoje e em outra estação.

Para evitar "tiro na água" coloquei a legenda da parada como provável e não como certeza.

Vamos aguardar.

Abraço a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Parada Cachoeiras

Mensagem por DadoDJ » 31 Mar 2013, 19:57

[Em construção]
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

renanfsouza
Usuário Ouro
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Ago 2012, 14:48

Re: Parada Cachoeiras

Mensagem por renanfsouza » 13 Jun 2014, 08:04

EF Rio do Ouro - Parada Cachoeira

A EF Rio do Ouro começava na Estação Francisco Sá e ia até Belford Roxo em um único ramal. De Belford Roxo existia o entroncamento entre dois ramais: o de Xerém e o de Jaceruba. Hoje em dia algumas estações originais da Rio do Ouro integram o Ramal de Belford Roxo da Supervia, enquanto outras foram demolidas pela construção da Linha 2 do Metrô Rio, que segue em trechos o trajeto original da EF Rio do Ouro.

Há alguns meses Guilherme e eu percorremos o trecho Belford Roxo x Cava do Ramal de Jaceruba da EF Rio do Ouro - foi uma caminhada de aproximadamente 18 quilômetros até que resolvemos pegar um ônibus e voltar, exaustos.

Desta forma ficou faltando descobrir o que teria acontecido com as estações mais distantes, na outra metade do Ramal de Jaceruba, localizadas no coração do Tinguá, no interior de Nova Iguaçu. Fomos lá ontem e descobrimos.

Foi um encontro excepcional. Fomos eu, Guilherme e Vinicius a pé pelo restante do Ramal de Jaceruba, no coração do Tinguá, percorrendo nada menos do que 25 quilômetros a pé de Vila de Cava até a ponta de linha Jaceruba em terrenos difíceis, estrada de terra e sol na cabeça.

Nos encontramos às 6:00 na Central do Brasil e de lá fomos de ônibus até Vila de Cava. Foi bom ter mais uma vez visto a Estação Cava, com sua arquitetura peculiar.

De lá seguimos até Cachoeira, onde existiu a primeira parada além de Cava. Com informações inexatas, acabamos passando do ponto até que encontramos o Senhor Bira, que nos mostrou com exatidão onde era a pequena parada e encontramos seus vestígios.

Uma curiosidade é que neste momento, enquanto estávamos fotografando os vestígios da Parada Cachoeira, um senhor passou de bicicleta perguntando se estávamos fotografando muitas estações. Eu de imediato não o reconheci, mas era um senhor que havia nos ajudado no encontro passado, meses atrás, caminhando conosco de Miguel Couto até Figueira, indicando onde se encontrava a Estação Figueira (demolida). Incrível coincidência.

Não restou muito da Parada Cachoeira. Na realidade ela não deveria ser nada além de uma plataforma. Vasculhando o local onde o Senhor Bira nos indicou, encontramos escombros de concreto e terra socada, além de entradas no mato que provavelmente delimitavam a pequena plataforma. Ela está parcialmente demolida, parcialmente enterrada na lama.

Foto 1: Entornos da pequena parada
Imagem

Foto 2: O visual é de tirar o fôlego. Esta é a Reserva do Tinguá, densa floresta de Mata Atlântica em Nova Iguaçu
[Imagem

Foto 3: Estrada de terra, a maior parte do trajeto foi assim
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: A parada, enconberta pelo mato e lama, parcialmente destruida
Imagem

Foto 6: Pedras. Este local onde o Senhor Bira nos indicou era o único no trecho que possuia pedras, provavelmente escombros da plataforma
Imagem

Foto 7: Gerais
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Pisando na plataforma encoberta é fácil perceber como ela é dura, de terra socada. Os entornos estavam parcialmente moles. Estou dizendo isso porque caixas de alvenaria com terra socada eram uma forma antiga (e barata) de construir plataformas ferroviárias
Imagem

Foto 11: Mais pedras
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: Mais uma vez, os entornos
Imagem

Seguimos até a próxima estação do trecho, Estação Adrianópolis.

Créditos

Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius e Guilherme Pinho
Fotos: 1-14 por Renan Souza em 22/05/2010

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa”